Procons estão cada vez mais atuantes em redes sociais

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Publicado a 21 de julho de 2017


Nos últimos 60 dias os perfis dos Procons de todo o Brasil fizeram mais de 3 mil publicações em redes sociais. As categorias mais citadas pelos consumidores nos canais dos Procons foram: empresas de telecomunicação, supermercados e instituições de ensino

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Os Procons estaduais e municipais estão cada vez mais atuantes, sobretudo nas redes sociais. Em um levantamento realizado este mês pelo Buzzmonitor, observou-se que os Procons de todo o país realizaram 2.338 publicações no Facebook, 895 publicações no Twitter, 222 publicações no Instagram e 3 publicações no YouTube, considerando todas as páginas e perfis cadastrados. Esses números levam em consideração apenas as publicações dos PROCONs e não contabilizam comentários dos consumidores nas mesmas redes.

Apenas no Facebook, rede social mais usada pelos brasileiros, com cerca de 100 milhões de usuários ativos mensalmente, os Procons estaduais e municipais possuem 120 páginas. São mais 21 perfis no Twitter, 9 canais no YouTube e 4 perfis no Instagram.

O PROCON mais ativo é o de São Paulo, com  720 publicações feitas durante os últimos 60 dias nas quatro redes sociais (670 no Facebook, 40 no Twitter, 7 no Instagram e 3 no YouTube), 628 publicações (556 no Facebook e 72 no Twitter).

Os consumidores também aproveitam as publicações dos Procons para reclamarem. As categorias mais citadas pelos consumidores nos canais dos Procons nos últimos 60 dias foram: empresas de telecomunicação, com 173 menções, supermercado, com 74 menções e instituições de ensino, com 36 menções. Além das categorias, a análise dos termos mais citados pelos consumidores ainda revela que alimentação é um dos maiores focos de reclamação do consumidor, como revelam os termos: “restaurantes” (36 menções), “comida” (33 menções), “alimentos” (23 menções), “vencida” (22 menções) e “cozinhas” (10 menções). O termo “Bancárias” também aparece, com 9 menções.

Já entre os termos mais citados apenas pelas páginas do PROCON, aparece “supermercados” com 28 menções, seguido por “Anvisa” com 27 menções, “telecomunicações” com 26 menções, “telefônicas” com 22 menções e “medicamentos” com 20 menções. Esses números levam em consideração apenas as publicações dos PROCONs e não contabilizam comentários e postagens de consumidores.

Para ajudar as marcas a acompanhar em tempo real estas publicações dos Procons de todo o Brasil, a E.life lancou o serviço Buzzmonitor Procons, que consiste em monitorar palavras-chave específicas e criar alertas para quando a marca ou a categoria do cliente for mencionada em qualquer canal do Procon on-line.

O Buzzmonitor oferece dashboards das páginas dos Procons em redes sociais e alertas por e-mail, assim como a possibilidade de acompanhar as páginas web de cada Procon e de outros órgãos como Anvisa, por exemplo, usando a tecnologia RSS.

Com esta ferramenta é possível fazer um acompanhamento rápido e uma gestão eficaz de cenários de crise para que eles sejam rapidamente solucionados e os clientes prontamente atendidos. Quando clientes têm suas insatisfações atendidas com rapidez, a possibilidade da propagação de um cenário de crise torna-se muito menor.