Bot Juli investiga hábitos e cuidados capilares das consumidoras brasileiras

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Publicado a 9 de novembro de 2017


A E.life recentemente lançou a Juli, uma simpática assistente virtual que realiza pesquisas de mercado diretamente no Facebook Messenger.

O bot já está ativo e atualmente realiza uma pesquisa sobre hábitos de tratamento capilar entre consumidoras brasileiras. Confira alguns dos resultados já obtidos a partir de entrevistas com 71 pessoas.

OBS: a pesquisa ainda está em andamento e esses são apenas alguns resultados prévios.

 

Óleo de coco e abacate são os produtos naturais mais usados em cabelos

 

Óleo de coco aparece disparado na frente, com 66,7%, seguido pelo abacate, com 27,3% de respostas. Em último lugar, quatro produtos aparecem empatados: vinagre, leite, iogurte e óleo de ricino, todos com 6,1% de taxa de resposta.

 

40,8% consideram que têm cabelo misto

 

Com base nas perguntas feitas pelo chatbot é possível mensurar o tipo de cabelo dos internautas. A maioria considera seu cabelo “misto”, enquanto a maioria não sabe dizer qual seu tipo de cabelo.

 

Cabelo ondulado é maioria entre as respostas

 

Cerca da metade dos respondentes (44,9%) considera que tem um cabelo ondulado, enquanto os cabelos crespos e cacheados ficam empatados, ambos com 15,9% de taxa de resposta.

 

31,7% dos respondentes usam secador ou chapinha todas as vezes que lavam os cabelos

 

Esse ranking foi mais apertado. 35% dos respondentes disseram que não os usam quase nunca esses aparelhos e 11,7% não usam nenhum deles em nenhuma situação. Enquanto isso, 21,7% afirmou que usa secador ou chapinha às vezes.

 

51,6% dizem ter cabelos de cor castanha

 

Mais da metade dos internautas consideram que têm cabelo castanho, enquanto os cabelos pretos ficam em segundo lugar. Loiros aparecem em terceiro, com 15,6%, seguidos por ruivos, com 7,8%.

 

Maioria do público afirma ter entre 21 e 30 anos

 

A idade média dos respondentes é de 27 anos, com a maioria na faixa etária entre 21 e 30 anos. Na segunda posição aparece a faixa etária entre 31 e 40 anos, o que define as idades principais do público respondente.

 

O que mais podemos saber a partir dessa pesquisa?

As possibilidades de perguntas e respostas são infinitas e serão definidas de acordo com a necessidade de cada cliente. Nessa pesquisa inicial foi possível saber também:

  • 67,7% dos respondentes lavam o cabelo mais de três vezes por semana
  • 53,2% lavam os cabelos ao acordar
  • 75,4% preferem o aroma de um produto, enquanto apenas 24,6% colocam o rendimento como prioridade
  • 55,4% preferem tampas do estilo “abre e fecha” ao invés de tampas de apertar
  • 59,3% consideram a hidratação como prioridade em relação à reconstrução
  • E um dos principais insights: 67,9% compram produtos com base nas indicações de amigos, enquanto apenas 32,1% se baseiam em propagandas

 

Quais os benefícios desses dados para as empresas?

Assim como desenvolvemos um questionário inicial voltado para cuidados com os cabelos, cada marca pode desenvolver seu próprio questionário, de acordo com as demandas apontadas no briefing passado para nós.

A possibilidade de implementar um bot com pesquisas de mercado direto na página do Facebook da sua empresa permite que você entenda melhor seu consumidor, já que os hábitos de consumo mudam a todo instante.

Acompanhando as demandas, necessidades e desejos de seus clientes, torna-se ainda mais fácil criar campanhas e produtos de sucesso que serão bem aceitos pelo seu público.

 

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E você, já está preparado para implementar a Juli na página do Facebook da sua marca para obter dados como esses?