Tudo o que você precisa saber sobre o que aconteceu na F8

Publicado por

Publicado a 7 de maio de 2018


Durante os dias 1 e 2 de maio, aconteceu em San Jose, na Califórnia, a conferência para desenvolvedores do Facebook, mais conhecida como F8. Em um ano marcado pelo escândalo com a Cambridge Analytica, o Facebook luta para reconquistar a confiança dos usuários, de modo que o tema “privacidade de dados” esteve presente ao longo de toda a conferência.

Confira quais foram os destaques do evento!

 

Novidades para Facebook

  • Clear History

Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, anunciou que a empresa está trabalhando em uma ferramenta que permitirá que os internautas limpem o histórico de navegação na rede social. O novo controle de privacidade é chamado de “Clear History” e permitirá que usuários eliminem a possibilidade de que sites e aplicativos lhes enviem informações com base em seus dados.

Com a novidade, os usuários poderão desativar o armazenamento e apagar os dados que já estão salvos. Isso significa que o Facebook continuará usando as informações dos internautas para análises estatísticas de terceiros, mas não irá mais guardar dados que identifiquem a conta que deu origem a eles.

Ainda não há previsão de lançamento.

Fonte imagem: Showmetech

 

  • Upvote e downvote em comentários

O recurso possibilitará que usuários do Facebook classifiquem os comentários de acordo com a qualidade dos mesmos. É importante lembrar que essa funcionalidade não funciona como um “não curtir”, mas sim possibilita que os melhores comentários, que possam contribuir para uma discussão construtiva, sejam classificados como mais relevantes.

De acordo com o Facebook, isso ajudará a melhorar a qualidade dos comentários dentro da rede social. A previsão é que a novidade seja lançada nas próximas semanas.

 

  • Nova aba de Grupos

Uma nova aba aparecerá no Facebook, facilitando a interação de internautas com os grupos que fazem parte. Também será possível descobrir novos grupos de interesse com mais praticidade.

 

  • Facebook Dating

“Dating” é o novo aplicativo de relacionamento da empresa, uma ferramenta que possibilitará paqueras dentro do aplicativo do Facebook. A nova funcionalidade, que concorrerá diretamente com o Tinder, é a porta de entrada da rede social para o universo dos aplicativos de relacionamento.

A empresa garante que a privacidade dos usuários estará garantida, pois será possível criar um perfil separado do perfil do Facebook. Além disso, nada do que for feito dentro do “Dating” poderá ser visto pelos amigos na rede social.

Dentro do aplicativo serão propostos eventos, grupos e temas para que as conversas sejam iniciadas de forma mais natural. Essa troca de mensagens também não estará vinculada ao perfil pessoal no Facebook.

 

  • Resposta a Crises

O “Resposta a Crises” é um centro de informações sobre crises recentes, vinculado ao Safety Check, Community Help e Fundraisers, ferramentas de resposta a incidentes. A ferramenta ajudará a circulação de informações quando um acidente acontecer, como um atentado terrorista ou um desastre natural, por exemplo. Neste espaço também será possível compartilhar, em tempo real, imagens e informações relevantes sobre o evento.

O objetivo é ajudar familiares e amigos a ficarem informados sobre seus entes queridos durante uma crise, um ataque ou um desastre.

 

  • Novos avatares

A rede social tem novos avatares para realidade virtual. Os novos personagens são muito semelhantes aos reais, o que causou estranheza entre os participantes da conferência. Os avatares estão disponíveis no Facebook Space em fase de testes, mas apenas para óculos de realidade virtual.

Fonte imagem: Canaltech

 

  • Doações de Sangue no Facebook

Será possível que órgãos e hospitais que estejam precisando de bolsas de sangue entrem em contato diretamente com possíveis doadores, solicitando uma doação. Em poucas semanas poderão ver locais de doação de sangue nas proximidades, pedidos de doação de sangue e bancos de sangue em um único lugar no Facebook. Por enquanto a função está disponível apenas na Índia, Bangladesh e Paquistão, mas em breve estará ativa em todo o mundo.

 

  • Publicações em 3D

Em breve será possível transformar objetos do feed para a Realidade Aumentada da câmera do Facebook com um clique, por meio do 3D Photos.

 

Novidades para Bots

  • Facebook novamente aberto!

A empresa anunciou que está novamente aberta para o processo de revisão de aplicativos.

 

  • Números

O Facebook afirmou que sua plataforma de bots foi usada para criar 300 mil bots. Ano passado esta marca estava em 100 mil. Com um crescimento de 200% em quantidade de bots, o mercado abre novas oportunidades para desenvolvedores.

Segundo o Facebook, empresas e consumidores trocam mais de 8 bilhões de mensagens por mês no Messenger – ano passado este número estava em 2 bilhões. Além disso, o número de desenvolvedores dobrou: hoje são 200 mil, em comparação a 100 mil no ano passado.

 

Novidades para Messenger

  • Novo design

A empresa anunciou que lançará um design mais “clean” para o aplicativo de mensagens do Facebook. O objetivo é tornar o aplicativo mais simples, rápido e menos poluído. Os Stories serão mostrados de forma mais compacta e jogos foram removidos e colocados em outra aba, por exemplo.

 

  • Realidade aumentada no aplicativo

Marcas poderão integrar os efeitos de Realidade Aumentada da câmera à sua experiência no Messenger. Esse recurso, lançado em versão beta, ajuda as pessoas a obterem feedback valioso e instantâneo sobre compras e muito mais. Os desenvolvedores poderão criar experiências que permitam que usuários personalizem ou experimentem produtos, por exemplo.

Fonte imagem: Showmetech

 

Os bots da Asus e da Sephora já usam essa tecnologia. Confira:

 

  • Traduções

O Marketplace, ambiente para compra e venda de produtos dentro do Facebook, possibilitará que pessoas se comuniquem em diferentes idiomas, graças à assistente do Facebook Messenger, chamada de M, que passará por um upgrade e começará a fazer traduções automáticas.

Se alguém receber uma mensagem em outra língua, M perguntará se o usuário deseja traduzir aquele texto. Por enquanto a novidade estará disponível apenas nos Estados Unidos.

Fonte imagem: Facebook Newsroom

 

Novidades para Instagram  

  • Realidade aumentada

A partir de agora será possível usar o AR Studio para criar filtros e outros recursos de realidade aumentada, o que oferecerá uma experiência exclusiva para os internautas. As câmeras exclusivas e interativas funcionarão também para filtros de rosto e efeitos do mundo todo.

 

  • Chat por vídeo

Será possível fazer chats via vídeo pelo Instagram Direct, recurso que funcionará entre duas pessoas e em grupo. A previsão é que a novidade seja lançada em todo mundo dentro de algumas semanas.

Fonte imagem: Showmetech

 

  • Integração no Instagram Stories

Ficará mais fácil compartilhar conteúdos de outros aplicativos dentro do Instagram Stories, como músicas do Spotify ou imagens de uma GoPro. No caso do aplicativo de streaming de músicas, será possível compartilhar o que você está ouvindo junto com um link para tocar a música no seu dispositivo. Já no aplicativo da GoPro, será possível formatar os vídeos para que eles caibam no Stories, em tempo e largura.

Fonte imagem: Facebook Newsroom

 

  • Aba “Explorar” redesenhada

A aba que permite descobrir novos conteúdos dentro do Instagram terá um novo design. Toda a navegação será organizada por tópicos de forma personalizada para cada perfil, o que facilitará a busca por imagens de acordo com temas específicos. A previsão é que a novidade seja lançada em algumas semanas.

 

  • Machine Learning

O Facebook revelou uma pesquisa que mostra como mais de 3,5 bilhões de imagens públicas do Instagram estão sendo usadas para compor um banco de imagens que será usado para a construção da tecnologia de reconhecimento de imagem do Facebook.

Aliando o banco de dados a machine learning autônomos, será possível reconhecer uma imagem com cerca de 85% de precisão.

Fonte imagem: Facebook Newsroom

 

  • Filtro a comentários

Para diminuir qualquer forma de bullying no Instagram, o Facebook adicionou um filtro que censura qualquer comentário com teor ofensivo. Por meio deste filtro, automaticamente esses comentários são ocultados.

 

Novidades para WhatsApp

  • Videochamadas em grupo

A rede social anunciou que será possível realizar chamadas em vídeo dentro de grupos, com até quatro pessoas.

 

  • Stickers

Agora será possível inserir stickers (adesivos) nas mensagens, assim como já é feito no Messenger.

 

Novidades em Programação

  • Inteligência Artificial gamer

A empresa anunciou que conseguiu criar uma inteligência artificial capaz de vencer jogadores profissionais de Go, jogo chinês usado para testar IAs. O bot que venceu os jogadores é o ELF OpenGo, ganhando 14 partidas consecutivas. Ele faz parte da plataforma do Facebook que estuda ambientes virtuais em games e está com seu código aberto para quem quiser saber mais.

 

  • Framework atualizado

O Facebook anunciou a atualização do PyTorch, seu principal framework. Com a versão 1.0, o software está mais unificado com a linguagem Caffe2 e adiciona funcionalidades de produção ao PyTorch, cujo foco era em pesquisa. O objetivo é de que o usuário não tenha que usar dois frameworks para conseguir fazer pesquisa e produção na rede.

 

Aperfeiçoamento da Comunidade de Desenvolvedores

O Facebook afirmou que está aprimorando políticas e programas para a comunidade de desenvolvedores. Além disso, o processo de revisão de aplicativos será reaberto.

Foram feitas alterações para ampliar o processo e garantir mais valor, transparência e confiabilidade a cada uma das APIs.

 

Oculus Go, headset de realidade virtual

O primeiro headset VR autônomo da Oculus já está disponível para compra em 23 países pelo preço de US$199. Com o aparelho é possível acessar mais de mil aplicativos, dentre outros recursos. Clique aqui para comprar.

Confira o vídeo aqui.

No evento, a empresa apresentou também um novo protótipo dos óculos de VR, que têm a capacidade de variar o foco de visão do usuário. O recurso, chamado “Half Dome”, usará a movimentação de telas para mudar a distância focal, de acordo com a direção para onde o usuário estiver olhando, criando a sensação de profundidade de campo.

Além disso, o dispositivo tem uma abertura entre 100 e 140 graus, garantindo amplitude de visão periférica.

O aparelho está em fase de testes, sem previsão de quando o protótipo será comercializado.

 

  • Oculus TV

Algumas redes de televisão poderão ser assistidas usando o headset, resultado da parceria entre o Facebook com redes como: Hulu, Showtime, Red Bull, Pluto TV e ESPN.

A Oculus construiu um ambiente virtual que simulará uma sala com uma grande televisão.

 

Todos os vídeos sobre a F8 podem ser conferidos diretamente no site Facebook for Developers, aqui.

Mais vídeos da F8 também podem ser assistidos aqui.

 

 

 

Referências: Canaltech 1, Canaltech 2, Tecnoblog, O Observador, TechTudo, Showmetech, Facebook Newsroom_1, Facebook Newsroom_2, Facebook Newsroom_3, Chatbots Magazine,

Fonte imagem capa: Facebook Newsroom