Facebook Analytics para Bots: possibilidades de cruzamentos e novas métricas

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Publicado a 3 de julho de 2018


Tão importante quanto ter um bot é acompanhar todas as métricas e insights que ele oferece para uma marca. Por isso, utilizamos algumas ferramentas para mensurar os dados que os bots nos trazem, como:

  • Buzzmonitor
  • Facebook Analytics

Aqui abordaremos algumas das métricas do Facebook Analytics que permitem criar segmentações de público para análise e também realizar alguns cruzamentos importantes de dados.

 

Estes são alguns dos dados disponíveis na ferramenta:

Dados sobre o dispositivo que acessa o bot

  • Quantidade de espaço disponível;
  • Tamanho da tela;
  • Marca e modelo;
  • Operadora de telefonia;
  • Sistema operacional;
  • Navegador web;
  • Número de núcleos do processador;
  • Idioma da interface.

 

Dados sobre o consumidor

  • Região (estados);
  • Cidades;
  • Idade;
  • País;
  • Sexo;
  • Idioma do Facebook;
  • Timezone.

 

Dados sobre interações com o bot

  • Clique em botão;
  • Envio de arquivo;
  • Envio de texto;
  • Mute on/off;
  • Exclusão de conversa;
  • Denúncia;
  • Bloqueio.

 

Com estes dados “crus” é possível fazer uma série de cruzamentos com o objetivo de conhecer melhor o seu público, tais como:

  • Nos últimos 28 dias tivemos em um bot de cliente 753 usuários do sexo feminino que acessaram o bot a partir de dispositivos Apple na cidade de São Paulo.

 

  • Nos últimos 28 dias tivemos 288 usuários, entre 25 e 34 anos, que utilizaram dispositivos com sistema Android da operadora Vodafone para interagir com o bot a partir da cidade do Porto.

 

  • Dos usuários que interagiram com um determinado bot nos últimos 60 dias, 2,24% utilizam celulares com sistema Android da Samsung (Galaxy J5 Prime) ou Motorola (Moto G).

 

A qualidade e quantidade de cruzamentos disponíveis está atrelada à quantidade de usuários que cada bot possui. Isso significa que quanto maior for o número de usuários, maior a quantidade de cruzamentos possíveis.

Essas métricas são importantes para entender de forma aprofundada quem é o público que interage com seu bot e assim criar campanhas mais específicas para seus consumidores.

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