Qual a lição do Chapolin Challenge para as marcas?

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Publicado a 29 de janeiro de 2019


Uma interação espontânea no Instagram este mês entre a @dominospizzabrasil e o @ChapolinSincero trouxe uma lição importante para as marcas: entender e responder rapidamente a questões sociais pode desencadear uma percepção positiva para a marca.

Tudo começou com uma brincadeira entre a pizzaria e o perfil, que impacta milhões de seguidores diariamente, e que se transformou em ação social.

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A marca aceitou a sugestão do Chapolin de fazer o almoço de algumas pessoas muito mais feliz, ativou a hashtag #ChapolinChallenge e distribuiu pizzas para moradores de rua no Rio de Janeiro, além de desafiar outras marcas a fazerem o mesmo.

A primeira marca a se pronunciar foi o Subway, que informou que já faz a ação Dia Mundial do Sanduíche, em que todo o dinheiro arrecadado é revertido para causas sociais. A publicação da ação teve 134 mil visualizações. Em seguida, a Pizza Hut realizou o desafio, entregando pizzas e refrigerantes e alcançou 13,7 mil likes na publicação do Instagram. Marcas como McDonald’s (42 mil likes na publicação do Instagram) e Burger King (22 mil likes na publicação do Instagram) também entraram na onda.

A ação atingiu outras áreas além da alimentícia; o Vasco da Gama por exemplo, distribuiu kits (snacks, biscoitos e camisas licenciadas) e postou no stories desafiando outros times de futebol.

Uma marca de saúde pet, a MSD Saúde Animal (2 mil likes na publicação do Instagram), aplicou o medicamento Bravecto, que combate pulgas e carrapatos, nos cães em situação de rua.

A ação foi coordenada pela Domino’s em parceria com equipe de Customer Experience da Elife, com o uso da plataforma Buzzmonitor. Além do ganho de imagem, a Domino’s ganhou “capital social”com a ação.

No Instagram, por exemplo, a marca que tinha aproximadamente 80 mil seguidores atingiu 114 mil em apenas uma semana. A hashtag #ChapolinChallenge teve 667 publicações na rede social e no Twittter esteve nos Trending Topics por 2 horas no dia 19/1. A maioria dos comentários foram elogios e declarações de amor para a marca além de a parabenizar pela belíssima iniciativa.

 

Portais como o G1, Folha de São Paulo, B9 e Razões para Acreditar divulgaram a ação social e o perfil Quebrando o Tabu compartilhou o assunto, tendo 29 mil compartilhamentos no Facebook. A página São Paulo da Depressão contou com 56 mil compartilhamentos, além de uma publicação pública com mais de 175 mil shares.

Ações como esta mostram o quanto ajudar o próximo emociona e o quanto o relacionamento em tempo real de marcas com a sociedade pode gerar impactos além do esperado e do planejado, gerando empatia e proximidade entre stakeholders e empresas.

 

Joyce Carneiro

Gerente de Projetos responsável pelo atendimento da conta Domino’s