Projeto MeMaker: Com a conclusão da segunda turma, 24 jovens aprenderam a criar chatbots para Facebook Messenger

Publicado por

Publicado a 14 de novembro de 2019


No início de novembro, a segunda turma do Projeto MeMaker concluiu o curso de criação de chatbots. A iniciativa da Elife em parceira com a ONG MeMaker tem o objetivo de capacitar os jovens do Instituto Shopping Recife (ISR), em Pernambuco, com novas competências na área de tecnologia.

A turma aprendeu ao longo de todo o curso a desenvolver um chatbot para o Facebook Messenger e uma action para a Google Assistant utilizando a ferramenta DialogFlow, da Google. Além disso, no final do curso os jovens aprenderam a apresentar seus produtos a possíveis empresas que podem contratá-los para criar um bot – como aconteceu com os alunos da turma anterior.

Para Cláudio Menezes, do time de engenheiros da Elife, e um dos tutores dos cursos, a importância desse projeto é criar uma nova possibilidade de carreira para jovens que buscam ingressar no mercado de trabalho. “Os assistentes virtuais estão ganhando muita força em grande parte das empresas, sejam elas pequenas ou grandes. Com o conhecimento adquirido, os jovens podem começar a empreender desde já”, afirmou.

Com o feedback positivo dos alunos das turmas concluídas, a Elife tem ainda planos de expandir o projeto e alcançar mais jovens. 

Quatro ex-alunos do projeto já começaram a desenvolver chatbots. Luiz Henrique da Silva participou da segunda turma e está entrando no mercado de trabalho: “Eu e meus companheiros já recebemos três propostas para desenvolver um chatbot!”, contou.

Veja aqui a história de outros alunos que entraram no mercado de trabalho.

 “O resultado do curso foi o melhor possível. Todos concluíram as atividades propostas e saíram de lá com muito aprendizado. O plano  para o futuro é ampliar essa ação para outras instituições para compartilhar esse conhecimento com o máximo de jovens possível”, concluiu Cláudio. 

Somando as duas turmas que concluíram o programa, 24 jovens aprenderam a desenvolver bots no Projeto MeMaker até agora. A Elife fechou recentemente uma parceria com a Fundação JCPM, em Recife, com a meta de ter 1000 alunos formados anualmente.

A Elife é parceira oficial do Facebook e possui experiência no desenvolvimento de bots para marcas como Cacau Show, Suvinil e Petz.