Grandes líderes do digital: Mark Zuckerberg, criador do Facebook

Publicado por

Publicado a 17 de janeiro de 2020


Por Daniela Araújo, da Elife Portugal

 

Mark Zuckerberg é co-fundador e CEO do Facebook. Com 15 anos de história, a rede social fez dele um dos bilionários mais jovens do mundo. 

A visão de Mark Zuckerberg sobre o futuro

O objetivo de Zuckerberg para o futuro do Facebook é a privacidade. Para ele, a criptografia ponta-a-ponta e a segurança do armazenamento de dados são fundamentais. A rede social já se envolveu em escândalos devido a dados vazados. Zuckerberg admite a queda da reputação da plataforma e comprometeu-se a criar um novo Facebook, focado em um melhor gerenciamento dos dados.

Em um longo post no seu perfil, o CEO afirmou que criará espaços mais simples e intimistas, em que as informações não irão ultrapassar os limites definidos pelos usuários. Zuckerberg afirmou que o WhatsApp é um bom exemplo dessas futuras mudanças no Facebook, que acredita serem também o futuro da comunicação. Dados não somente protegidos, mas também temporários. e privados.

 

 

 

Além da privacidade, Mark Zuckerberg destaca também as mensagens entre usuários e prevê uma integração entre Facebook Messenger, Instagram e WhatsApp. As pessoas poderão conversar mesmo que estejam em plataformas diferentes, como Messenger e WhatsApp, por exemplo.

“Planejamos começar tornando possível o envio de mensagens para contatos em qualquer um dos nossos serviços e depois estender essa integração para SMS.”

 Zuckerberg também quer que os canais de comunicação das empresas não sirvam apenas para interação entre clientes e negócios, mas também para atendimento e compra e venda de produtos.

“Ao longo do ano que vem e ainda mais para frente, temos muitos compromissos e definições sobre os princípios em que vamos trabalhar.”

 As declarações do CEO mostram que as mudanças não serão imediatas e que serão implementadas gradualmente. Como o Facebook vai ser em 10 anos?

 

Facebook – a maior rede social do mundo

Mark Zuckerberg entrou em Harvard em 2002, onde criou o Facebook. Apesar disso, a rede social não começou com o nome nem o propósito que conhecemos hoje. Em 2003 Zuckerberg criou um software chamado CourseMatch, com o objetivo de ajudar estudantes a escolher novas disciplinas, baseado nas pessoas já inscritas em cada aula. O programa foi um sucesso, com muitos alunos usando a inovação.

Zuckerberg não parou por aí e criou também o Facemash, programa que mostrava fotos de duas estudantes e pedia para os usuários escolherem uma, com o objetivo de descobrir quem era a pessoa mais atraente da universidade. O software também se tornou popular, mas foi encerrado pela administração de Harvard, por ser considerado inapropriado.

 

 

O Facebook surgiu com base nesses dois primeiros projetos e no Friendster, rede social que serviu de modelo para Zuckerberg. O objetivo inicial da plataforma era a criação de perfis pessoais pelos estudantes, com o objetivo de interagirem por esse canal. Os alunos podiam adicionar informações pessoais (telefone, e-mail e situação amorosa), disciplinas da universidade e gostos pessoais, como livros, filmes, clubes, filiação política e até uma citação preferida.

Duas semanas depois, grande parte dos alunos já utilizava o site. Os outros co-fundadores do Facebook (Dustin Moskovitz, Chris Hughes, o brasileiro Eduardo Saverin e Andrew McCollum) ajudaram Zuckerberg a criar a rede social e disponibilizá-la para outras universidades dos EUA. Rapidamente o site se popularizou e Zuckerberg deixou a Faculdade para se dedicar ao projeto em tempo real. O Facebook atingiu 1 milhão de usuários ainda em 2004. Com o objetivo de melhorar a rede social, Mark mudou-se com sua equipe para Palo Alto, na Califórnia.

A empresa Facebook foi criada oficialmente em 20 de setembro de 2005, quando 85% dos estudantes nos EUA já a usavam e 60% já a acessavam diariamente. A partir desse ano, a rede social evoluiu constantemente. Em 2005, passou a permitir compartilhamento de fotos e identificação de amigos. Em 2006, finalmente abriu as portas para qualquer pessoa com mais de 13 anos, deixando de ser uma rede social exclusiva para estudantes.

 

 

O feed de notícias e o sistema de anúncios foram lançados em seguida. O aplicativo para Iphone permitiu pela primeira vez aos usuários a publicação de fotos diretamente de suas câmeras e o uso de serviços de localização. Em agosto de 2008 o Facebook alcançou 100 milhões de usuários. Em 2009, nasceu a famosa “Curtida” e o Instagram foi comprado. Em 2012, o Facebook ultrapassou um bilhão de usuários no mundo. Em 2014 comprou o WhatsApp, foi para o mercado de realidade virtual com a compra da Oculus e também adicionou a verificação de segurança. Em 2016 criou o botão defoi criado o reactions e lançounçado o Marketplace. Em 2017, o Facebook já tinha 2 bilhões de usuários. Até hoje, foram adicionadas várias funcionalidades, como Stories e transmissões ao vivo.

Uma rede social que começou como uma experiência para estudantes e hoje está disponível para todo o mundo. Não permite apenas compartilhar fotos, opiniões e eventos, mas também a conexão com pessoas de qualquer lugar do mundo, seja por mensagens ou chamadas de voz ou vídeo. O Facebook revolucionou o mundo e todas as indústrias, uma vez que qualquer empresa pode ter uma página na plataforma.

O filme “A Rede Social”, de 2010, retratou o surgimento do Facebook e recebeu prêmios e críticas positivas. Além de explicar a criação da rede social, o longa mostra também o retrato de uma geração.

 

 

Quem é Mark Zuckerberg?

No dia 4 de fevereiro de 2004 o estudante de Harvard Mark Zuckerberg trouxe ao mundo uma nova forma de comunicação: o Facebook. A rede social mais popular do mundo, criada em seu dormitório na universidade, conta hoje com 2,45 bilhões de usuários.

Nascido em 14 de maio de 1984, em Nova Iorque, desenvolveu desde cedo um interesse por computadores. Com apenas 12 anos, criou um programa de mensagens chamado “Zucknet”, usado por sua família para a comunicação dentro de casa. Seu pai, dentista, também usava em seu consultório para que a recepcionista informasse a chegada de um novo paciente. Além disso, Mark criava jogos de computador com seus amigos.

Os pais de Zuckerberg contrataram um professor particular de informática, David Newman, para desenvolver o interesse de Mark por computadores. Uma vez por semana, Newman ia trabalhar com Zuckerberg e o definia como ambicioso, inconformista e um programador prodígio

 

 

Antes de entrar em Harvard, Mark estudou na Phillips Exeter Academy, onde se destacou em estudos clássicos e ciências. Ganhou prêmios de matemática, astronomia e física e rapidamente aprendeu a ler e escrever em francês, hebraico, latim e grego antigo.

Ainda na Exeter, em seu principal projeto, Zuckerberg desenvolveu um reprodutor de música chamado Synapse Media Player. O programa utilizava inteligência artificial para conhecer hábitos musicais dos usuários e recomendar novas músicas. Empresas como AOL e Microsoft quiseram comprar o sotfware, mas Zuckerberg rejeitou as ofertas e seguiu para Harvard, onde começou seu império.

 

Referências:

https://www.biography.com/business-figure/mark-zuckerberg

https://pplware.sapo.pt/redes_sociais/o-facebook-faz-hoje-10-anos-saiba-como-tudo-comecou/

https://www.britannica.com/biography/Mark-Zuckerberg

https://www.thoughtco.com/mark-zuckerberg-biography-1991135

https://www.investopedia.com/articles/personal-finance/081315/mark-zuckerberg-success-story-net-worth-education-top-quotes.asp

https://thinkmarketingmagazine.com/facebook-celebrates-14-years-of-milestones-a-timeline/

https://www.publico.pt/2019/03/07/tecnologia/noticia/zuckerberg-disse-futuro-facebook-instagram-whatsapp-1864501

https://tek.sapo.pt/noticias/internet/artigos/para-mark-zuckerberg-o-futuro-do-facebook-esta-na-privacidade-dos-seus-utilizadores