Elife promove debate sobre negros no mercado de trabalho

Publicado por

Publicado a 20 de novembro de 2020

É preciso lembrar que o Brasil enfrenta um racismo estrutural que coloca a população preta à margem do ensino, cultura e mercado de trabalho. A conclusão fica mais clara ao perguntarmos para nossa equipe se eles já tiveram algum líder preto em suas histórias profissionais e 69% dos respondentes disseram “não”. De toda forma, a problemática não está exclusivamente nos cargos de liderança, em 95% dos casos, os respondentes disseram nunca ter trabalhado numa equipe na qual a maiorias dos seus pares fossem pretos.

Na realidade de uma cidade como São Paulo, que possui uma extensão gigantesca, o acesso de pessoas periféricas ao mercado de trabalho enfrenta o maior desafio: a distância. Neste sentido, sistemas de trabalho remoto, home office, não só colaboram com a qualidade de vida do funcionário como, também, promovem a inclusão de pessoas periféricas a oportunidades melhores.

Ao sairmos das periferias da cidade, todos os equipamentos culturais são cheios de pessoas não-pretas o que automaticamente coloca o negro em posição de serviço. Perguntamos aos nossos colaborares pretos qual era a posição das únicas pessoas de sua raça ao irem a um hotel, festa ou restaurante e 81% deles responderam que estas pessoas estavam em posição de trabalho e não de lazer. O reflexo desta estrutura é que 76% dos negros respondentes já foram confundidos com funcionários de uma loja, mesmo não estando uniformizados.

Pretos representam mais de 50% da população brasileira e já assumem 50% das cadeiras universitárias na rede pública, mas é preciso olhar a estrutura como um todo para constatar que ainda há muito que se fazer para equiparar os prejuízos históricos que limitaram o acesso desta parcela da sociedade ao direito, inclusive, de se destacar no mercado de trabalho.

Aproveitamos a semana do Consciência Negra para estimular a participação ativa dos colaborados na causa antirracista, promovendo um debate aberto e conduzido por colaboradores pretos que compartilharam experiências pessoais sobre seus desafios no mercado de trabalho, academia e sociedade. Veja alguns trechos da live.

Assista a um trecho da conversa sobre racismo em entrevistas de emprego:

 

 

Veja o trecho do debate sobre representatividade e plano de inclusão:


Confira o depoimento da Carol, colaboradora Elife: