O que o WhatsApp pode fazer pela sua empresa? 

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Publicado a 5 de agosto de 2022

Os aplicativos de mensageria são um canal de extrema importância para qualquer empresa que deseje manter uma boa relação com os seus clientes.

 

Um exemplo disso, é o nosso case Swift, que registrou o aumento no número de clientes que compram via WhatsApp em 755% após a automação do aplicativo com um bot desenvolvido pela Elife.

 

Por que sua empresa precisa entender que o WhatsApp é tão importante? Olha só:

 

  • O WhatsApp é o aplicativo de mensageria mais utilizado no Brasil e está presente em 99% dos smartphones brasileiros, de acordo com pesquisa Panorama, realizada pelas empresas Mobile Time e Opinion Box (2020).

 

  • Dos mais de 1,3 bilhões de usuários ativos por mês no mundo, 120 milhões se encontram no Brasil.

 

  • 78% dos usuários do WhatsApp se comunicam com empresas para tirar dúvidas sobre produtos e serviços.

 

  • 60% desse público efetua compras pelo WhatsApp, ainda de acordo com a pesquisa Panorama.

 

Os consumidores querem interações práticas, ágeis e resolutivas com as empresas. Os aplicativos de mensageria são canais populares nas interações de comunicação interna, com familiares e amigos.

 

Assim também é com empresas.

 

Suporte rápido, humanizado, comunicação fluída e bem pensada, o canal pode se tornar rapidamente um ponte forte para promover vendas e estreitar relações, fidelizando clientes.

 

.Utilizar o aplicativo com estratégia é a chave.

 

O WhatsApp é um aplicativo popular no mundo todo, com quase 3 bilhões de usuários cadastrados.

 

Bastando ter acesso à internet, é possível não apenas mandar mensagens, mas também realizar ligações, manter grupos e até realizar transações financeiras.

 

E para dar conta de tanta funcionalidade, o aplicativo foi dividido em vários níveis. Dentre eles, o WhatsApp Business.

 

O que é o WhatsApp Business?

 

O WhatsApp Business é tem um público alvo bem definido. Ele está direcionado para empresas que possuem um fluxo de comunicação moderado.

 

Assim como o WhatsApp comum, ele possui as funcionalidades citadas acima. Mas vai além ao fornecer alguns recursos pensados para empresas.

 

O mais popular é o selo de “conta comercial”, que provavelmente você já deve ter visto em interações com instituições.

 

Também disponibilizam uma área para catálogos, compras diretas pelo próprio aplicativo, e uma área de informações comerciais como site, endereço, maps etc.

 

Esses recursos são facilmente geridos pelo próprio dono do estabelecimento, ou um funcionário de cargo de confiança para a comunicação com o cliente.

 

O que é o API para o WhatsApp?

 

Como diversos outros aplicativos, o WhatsApp também conta com a possibilidade de integrações para ampliar a experiência.

 

E é aí que entra o API.

 

Empresas maiores, que possuem grande fluxo de mensagem, precisam contar com programações personalizadas para gerenciar o atendimento. Nesses casos, geralmente uma equipe é destinada à tarefa, não apenas uma pessoa.

 

Assim, entram softwares desenvolvidos por empresas especializadas em automação, como é o caso da Elife, para um suporte que entregue uma comunicação que funcione.

 

Esse tipo de estratégia precisa ser bem traçada para que os clientes sejam atendidos e não se frustrem diante de um canal que promete entregar facilidade e agilidade no atendimento.

 

Assista ao vídeo do case Swift:

 

 

Como funciona a estratégia de automação do WhatsApp pela Elife?

 

  • É preciso ter conta oficial do WhatsApp com um broker, sendo que a Elife possui uma parceria com um broker que tem acesso à API; 
  • Esta conta do WhatsApp precisa de estar vinculada ao perfil do Facebook da marca, sendo que este perfil precisa ser verificado; 
  • É possível ter várias linhas, por exemplo, no caso de um grupo que possua várias marcas; 
  • Há restrições de uso para alguns segmentos de clientes – verifique a Política Comercial do WhatsApp.

 

WhatsApp Business x API WhatsApp

 

Agora que você entende um pouco como funciona cada nível de funcionalidade do WhatsApp, vamos fazer um comparativo:

 

WhatsApp Business tem algumas limitações, tais como: 

 

  • Não é possível ter vários utilizadores em simultâneo. 
  • Não é possível implementar Bots. 
  • Permite automatizar somente algumas respostas. 
  • Não se integra com plataformas de Customer Experience como o Buzzmonitor

 

Já o API para WhatsApp com uma automação desenvolvida pela Elife:

 

  • Aumenta a eficácia com bots no Whatsapp
  • Atendimento com respostas 24/7;
  • Possibilidade de a mesma conta ter vários utilizadores;
  • Existência de notificações personalizadas;
  • Fornecimento de estatísticas (painel analytics);
  • Envio de mensagens promocionais e de relação com o cliente de forma automática;

 

O WhatsApp API é um “mundo” a ser explorado. Em suma, a API possibilita que a sua marca tenha uma comunicação de qualidade com os seus clientes. 

 

A rapidez das respostas melhora a satisfação dos consumidores. Desta forma, o consumidor é atendido mais rapidamente e as empresas conseguem economizar com call centers, devido à grande probabilidade de migração do consumidor para o novo canal.

 

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