Como os chatbots da Elife podem ajudar cada setor de uma empresa?

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Publicado a 12 de agosto de 2022

A automação de processos já é uma realidade em empresas de todos os setores e tamanhos.

Deixar com que robôs e inteligência artificial lidem com trabalhos repetitivos e de fácil resolução é uma estratégia para desafogar equipes inteiras. Assim, essas pessoas podem se dedicar de forma mais atenciosa a problemas reais.

Os chatbots desenvolvidos pela Elife podem ajudar todos os setores de uma empresa, a partir da criação de uma jornada montada entre especialistas e gestores da área.

É um diferencial da Elife não apenas entregar a ferramenta de automação, mas também oferecer todo o suporte necessário para que a solução seja pensada, implementada, testada e entre em pleno funcionamento.

 

Chatbots para RH

Os times de RH podem, dentre tantas vantagens oferecidas pela automação, economizar tempo. É possível recrutar, incorporar, treinar e se comunicar com os funcionários da empresa com o apoio de chatbots.

De acordo com pesquisa realizada pela Microsoft, 68% dos profissionais de RH acreditam que a automatização das tarefas rotineiras abriria tempo no desenvolvimento do trabalho, que pode ser dedicado às pessoas.

Tarefas como recrutamento, onboarding, comunicação interna, canal de escuta, entre outras, podem ser beneficiadas com o uso de chatbots. Assim, é possível:

 

  • Estabelecer comunicação com candidatos a vagas abertas, por qualquer canal de comunicação e em tempo integral;
  • Promover autoatendimento aos novos funcionários, fornecendo informações sobre a empresa, material de apoio etc;
  • Fazer pesquisa de satisfação e levantamento de comentários e feedbacks, para entender o clima organizacional;
  • Organizar reuniões, responder a perguntas frequentes, dar suporte aos colaboradores etc.

A partir de todo esse potencial, é possível economizar tempo com processos mais eficazes e dedicar atenção a demandas que exigem esforços reais e comunicação direta entre as pessoas. 

Chatbots para o setor comercial

Até o fim de 2022, 72% das interações entre clientes e empresas acontecerão via chatbot., de acordo com projeção do Gartner Institute

O chatbot desenvolvido pela Elife faz:

  • Funil de vendas, armazenar dados, promover testes.
  • Reduzir custos de atendimento e infraestrutura;
  • Otimizar cobranças;
  • Personalizar atendimento;
  • Promover a redução da taxa de abandono do carrinho de compras.

Por exemplo, com o apoio do chatbot da Elife, a Swift registrou o aumento no número de clientes que compram via WhatsApp em 755%.

Manter um bot é mais econômico do que gerir uma grande operação, ainda mais considerando que nos dias atuais esse tipo de comunicação é multicanal: acontece por email, site, aplicativos de mensageria, redes sociais, telefone etc.

O chatbot vai captar dados dos consumidores, filtrar e qualificar os interessados em se tornarem clientes para, em seguida, encaminhar o caso para um consultor especialista realizar a venda. Ou o próprio chatbot poderá transacionar a venda.

Com isso, a experiência do cliente é elevada a outro patamar, o atendimento se torna mais eficiente e ágil, as vendas aumentam com processos simplificados e a equipe pode concentrar esforços na construção de estratégias mais significativas.

Um exemplo é o chatbot desenvolvido pela Elife para a Swfit, que registrou o aumento no número de clientes que compram via WhatsApp em 755%.

 

Chatbots para atendimento

No que diz respeito a pós-venda, o Chatbot vai atender casos relacionados à experiência de compra, status de pedido, reclamações, suporte técnico etc. Em alguns casos, vai realizar a captação de dados e encaminhar para suporte interno.

Através de mensagens ativas é possível sempre atualizar os seus clientes e também é uma forma de sempre estar presente.

Com as métricas e dados coletados durante a interação, a equipe pode promover insights com o poder de melhorar de forma a estratégica a forma de se relacionar com o público.

Esses são alguns dos exemplos de como os chatbots podem ajudar uma empresa de forma efetiva!

Quer saber mais sobre automação dos canais de atendimento e relacionamento? Entre em contato com um dos nossos consultores.

Você pode entender melhor o poder dos chatbots acessando nossa página principal:

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