Apesar de queda, pessoas brancas seguem protagonizando posts de grandes marcas

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Publicado a 2 de junho de 2022

A SA365 e Elife se uniram à Buzzmonitor e realizaram a 4ª edição do estudo “Diversidade na Comunicação de Marcas em Redes Sociais” para analisar como os grupos minoritários são representados na publicidade digital.

A proporção de pessoas brancas (mulheres e homens) vem diminuindo, embora a participação de mulheres seja maior do que a do ano passado. Ao todo, foram 1217 imagens com pessoas brancas. Apesar da queda, são esses grupos que seguem protagonizando a imagem de pessoas gordas nas marcas. Porém, é preciso destacar o aumento no número de postagens que utilizaram a imagem de pessoas negras.

Quando falamos em inclusão de diversidades, entendemos como algo essencial para retratarmos de forma mais fidedigna a demografia social nos amplos espaços de poder. A população que se autodeclara branca no Brasil diminuiu, de acordo com dados do IBGE (2019) – uma nítida consequência do aumento no debate sobre questões raciais, estimulando o crescimento de pessoas que se reconhecem pardas ou pretas.

Na comparação com 2012, quando tem início a série histórica da pesquisa, a população autodeclarada preta teve um crescimento de 36%, enquanto a parda aumentou em 10%. Com isso, o número de brancos encolheu 3% no período.

“A gente vê a diminuição da presença de grupos super hegemônicos, e percebemos uma tendência de queda quando comparamos aos outros anos”, explica Breno Soutto. No contraponto, pessoas negras e pardas aparecem cada vez mais na publicidade.

“Empresas que são diversas na sua constituição são legitimamente diversas nas suas preocupações. Essa ideia do monitoramento como capacidade de mapeamento de pontos sensíveis para se trabalhar, e gerador de reconhecimento embasado, é super importante”, ressalta Breno Soutto, head of Insights da Elifegroup.

Estudo

Pela primeira vez no estudo, foram considerados os grupos não-minoritários de pessoas brancas e héteros, para efeito comparativo com a publicidade que utiliza a imagem de pessoas pertencentes aos grupos minoritários.

Foram analisadas postagens dos 20 principais anunciantes do país (de acordo com ranking Kantar Ibope 2018), que possuem uma ou mais marcas ativas digitalmente entre janeiro e dezembro de 2021 no Facebook e no Instagram. Ao todo, foram 11.083 posts, dos quais 1.817 continham pessoas.

No Facebook, foram analisados 5.008 posts de 39 marcas ativas, em 11 categorias de mercado. Dos 5 mil posts, 583 continham imagens de pessoas. Já no Instagram, 6.075 postagens, de 37 marcas ativas no ano passado, fizeram parte do levantamento. Em 1.234 pessoas estampavam os cards.