Política de Privacidade

Visando preservar a liberdade e a privacidade que todos os cidadãos brasileiros têm, assim como protegê-los de danos causados por possíveis usos indevidos de suas informações pessoais, criamos este documento como compromisso público de responsabilidade na gestão dos dados que tramitam em nossas operações.

A E-life Monitor Estudos de Mercado Ltda assume o compromisso de proteger a sua privacidade. Esta política de privacidade explica os métodos e motivos pelos quais usamos os seus dados pessoais e tem como objetivo assegurar que suas informações estão em segurança.

1. Conceitos e Definições

  • Dado Pessoal: Dado relativo a uma pessoa natural (pessoa física), identificada ou identificável dentro de determinado contexto. 
  • Dado Sensível: Dado Pessoal relativo a origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa física.
  • Tratamento: Qualquer atividade realizada com Dados Pessoais, incluindo, mas não se limitando às seguintes atividades: coleta, armazenamento, consulta, uso, compartilhamento, classificação, reprodução, processamento e avaliação destes dados.
  • Bases Legais: Hipóteses previstas em Lei, que autorizam o tratamento de Dados Pessoais: pode ser o seu consentimento ou o cumprimento de uma ‘obrigação legal, por exemplo.
  • Consentimento: Manifestação livre, informada e inequívoca do Titular que permite o tratamento de seus Dados Pessoais para uma finalidade específica.
  • Legítimo Interesse: Base legal prevista em Lei que autoriza o tratamento dos Dados Pessoais mesmo sem consentimento do respectivo titular, desde que o uso desses dados seja necessário ao atendimento de interesses legítimos da Elife ou de terceiros. No contexto da utilização de cookies de marketing, por exemplo, podemos utilizar os seus Dados Pessoais para oferecer publicidade personalizada aos interesses do Titular. Só são considerados legítimos os interesses onde a forma de uso dos Dados Pessoais não for contrária à legislação brasileira, e desde que seja dada efetiva transparência de tais usos e sejam respeitados os direitos dos Titulares.
  • Titular dos Dados, ou simplesmente Titulares: A pessoa física a quem os Dados Pessoais se referem.
  • Plataforma: Conjunto de Serviços e Sistemas fornecidos pela Elife, incluindo o Cartão Elife, os sites e aplicativos.
  • Cookies: Pequenos arquivos que transferimos para o seu dispositivo que nos permitem reconhecer ou dispositivo utilizado no acesso, identificando como e quando visitam nossos Sistemas. Os Cookies podem ser úteis, por exemplo, para entender melhor as preferências dos usuários e oferecer uma experiência mais eficiente.

2.  Por que coletamos dados?

Somos a ponte entre marcas e seus consumidores nos ambientes digitais. Estamos a todo momento acompanhando conversas espontâneas publicadas em redes sociais pelo público geral sobre os produtos e serviços dos nossos clientes (empresas) e às quais o público consumidor necessita de atendimento ou suporte.

Assim, ficamos responsáveis por entender qual a necessidade do cliente final e repassamos essas questões para que a marca, nosso cliente, possa intervir prestando suporte de atendimento ou melhorando seus processos e entregas para que não haja reincidências de reclamações nos ambientes digitais. 

 Todo esse acompanhamento é feito por meio de plataformas de software e plataformas de redes sociais parceiras e seguras que possuem suas próprias políticas de privacidade.  

3. Quais dados coletamos e suas finalidades

Ao solicitar suporte de atendimento a um dos nossos clientes, coletamos e usamos as informações pessoais nas formas descritas nesta política, sob as normas da Proteção de Dados (LGPD, Lei Federal 13.709/2018), das disposições da Lei Federal 8078/1990 que compreende o Código de Defesa do Consumidor e das demais normas do ordenamento jurídico brasileiro aplicáveis unicamente para prestar suporte às solicitações iniciadas nos pontos de contato da marca.

OrigemDadosFinalidade
Nossos clientes.E-mail, chat, redes sociais ou sites de reclamação.Serviço de relacionamento com consumidores.
Redes Sociais de Nossos ClientesDepoimentos nas redes sociais e comentários que expressam opiniões pessoais de diversos usuários sobre os produtos e serviços que consomem. Serviço de monitoramento gerando análises estratégicas com  insights para que o cliente  realize a melhoria de seus produtos e serviços, caso necessário os dados são anonimizados.
FormuláriosNome e e-mail Marketing, newsletter, divulgação de eventos e uso geral
Nome, endereço, telefone, e-mail e CPFSuporte de atendimento 
UsuáriosNome, localização e gênero.Atendimento realizado pelo chatbot

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Adicionalmente, a Elife deixa claro que poderá acessar, ler, preservar e divulgar quaisquer Dados Pessoais quando necessários para: (i) cumprir uma obrigação legal ou uma ordem judicial; (ii) fazer cumprir esta Política e outros acordos; ou  (iii) proteger os direitos, propriedade ou segurança da Elife, seus colaboradores, Contratantes ou outros.

4. O indivíduo e a soberania sobre seus dados

  Acreditamos que cada pessoa pode e deve decidir até que ponto uma empresa retém ou trata seus dados, por isso, nos comprometemos em intermediar  a qualquer momento, a confirmação da existência de tratamento; o acesso aos seus Dados Pessoais; ou a correção de seus Dados Pessoais, por meio do Canal de Atendimento a LGPD da Elife, disponível no endereço eletrônico privacidade@elife.com.br.

Pelo Canal de Atendimento à LGPD, o Usuário pode também solicitar:

Anonimização, bloqueio ou eliminação Permite que você nos peça para (a) anonimizar seus dados, de forma a que eles não possam mais ser relacionados a você e, portanto, deixem de ser Dados Pessoais; (b) bloquear seus Dados, suspendendo temporariamente a sua possibilidade de os tratarmos; e (c) eliminar seus Dados, caso em que apagaremos todos os seus Dados sem possibilidade de reversão, salvo nos casos previstos em lei.
Confirmação e AcessoPermite que você possa verificar se a Elife trata Dados Pessoais seus e, em caso positivo, requisitar uma cópia dos Dados Pessoais que nós temos sobre você
CorreçãoPermite que você solicite a correção dos seus dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados
Revogação do consentimentoVocê tem o direito de retirar o seu consentimento em relação às atividades de tratamento que se baseiam no consentimento. No entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer tratamento realizado anteriormente. Se você retirar o seu consentimento, talvez não possamos fornecer determinados Serviços, mas iremos avisá-lo quando isso ocorrer. 
Informação sobre o compartilhamentoVocê tem o direito de saber as entidades públicas e privadas com as quais a Flash realiza uso compartilhado de dados. Manteremos nessa política a lista dos tipos de parceiros com que compartilhamos os Dados sempre atualizada. Em todo caso, se você tiver dúvidas ou quiser maiores detalhes, você tem o direito de nos solicitar essas informações
PortabilidadeVocê tem o direito de solicitar, mediante requisição expressa, que a Flash forneça a você, ou a terceiro que você escolher, os seus Dados Pessoais em formato estruturado e interoperável, para transferência a outro fornecedor de serviço ou produto, desde que não viole a propriedade intelectual ou segredo de negócios da empresa
Informação sobre a possibilidade de não consentir Permite que você tenha informações claras e completas sobre a possibilidade e as consequências de não fornecer consentimento. O seu consentimento, quando necessário, deve ser livre e informado. Portanto, sempre que pedirmos seu consentimento, você será livre para negá-lo – ainda que, nesses casos, é possível que tenhamos que limitar nossos Serviços
OposiçãoA lei autoriza o tratamento de Dados Pessoais mesmo sem o seu consentimento. Caso você não concorde com esse tratamento, em alguns casos, você poderá se opor a ele, solicitando a interrupção.

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* Mesmo que o usuário não conceda ou solicite a revogação do consentimento para as finalidades relacionadas ao envio de informações, a Elife poderá enviar informações transacionais relativas à prestação dos serviços para fins de auditoria, segurança, controle de fraudes e preservação de direitos. , ou permanecer com o histórico de registro e os dados dos Usuários por prazo maior nas hipóteses que a lei ou norma regulatória assim estabelecer, para realização de prestação de contas aos órgãos de controle, ou para preservação de direitos da Elife ou do titular de dados.

5. O que fazemos para manter os dados seguros

Para mantermos as informações pessoais seguras, usamos ferramentas físicas, eletrônicas e gerenciais orientadas para a proteção da sua privacidade. Aplicamos essas ferramentas levando em consideração a natureza dos dados pessoais coletados, o contexto, a finalidade do tratamento e os riscos que eventuais violações geram para os direitos e liberdades do titular dos dados coletados e tratados. Entre as medidas que adotamos, destacamos as seguintes:

No aspecto de acesso direto ao servidor: O acesso ao servidor se dá de maneira controlada. Para acessá-lo é necessário estar dentro da VPN (Virtual Private Network) da empresa e apenas funcionários específicos têm acesso à essa rede privada.

Além disso, toda ação no servidor é registrada e pode levar a identificação do usuário que a realizou.

No aspecto de acesso pelas aplicações: As aplicações possuem as chaves de acesso diretamente integradas, não havendo intermédio da API. O objetivo é minimizar o risco de vazamento de chaves de acesso centralizando em apenas uma aplicação.
O acesso aos endpoints (e consequentemente aos dados)Demanda o uso de um token de autorização que constantemente requer a renovação do login.
Treinamento dos colaboradoresToda nossa equipe de operadores é treinada e atualizada sobre as implicações e vulnerabilidades do tratamento de dados pessoais.
Controle de AcessoApenas pessoas autorizadas têm acesso aos dados pessoais do público monitorado. Estas pessoas possuem acessos com logins e senhas e todos os seus movimentos são registrados nos logs da plataforma.

O acesso aos dados pessoais é feito somente após a assinatura do acordo de confidencialidade e treinamento sobre política de privacidade de dados.

ConfidencialidadeTodos os colaboradores da E-life possuem um acordo de privacidade das informações, assinado na contratação, que prevê sanções legais e multa em caso de compartilhamento de dados pessoais.
Armazenamento dos DadosOs dados pessoais são armazenados em ambiente seguro nas plataformas indicadas pelos clientes.

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E no monitoramento de redes sociais respeitamos as políticas de privacidade das plataformas utilizadas e das respectivas redes sociais, as quais a Elife é parceira:

Nas ações com influenciadores, a  E-life Monitor Estudos de Mercado Ltda  fica responsável para explicar os termos a cada influenciador quando faz o primeiro contato e pela recolha da permissão do cliente por vias digitais ou e-mail (também a ser definido por cada cliente) e qual o prazo em que estes serão mantidos. Estes ficarão guardados na nuvem do Google e serão eliminados após a ação. A Política de Privacidade da Google pode ser consultada em: https://policies.google.com/privacy/update?hl=pt-PT.

Todos os dados tratados pela Elife servem exclusivamente para operacionalização do suporte ao cliente final e não são mantidos sob nosso controle posteriormente. Quando registrados em estudos e outras pesquisas o tratamento acontece de forma anonimizada. 

6. Transferências Internacionais 

Embora a Elife possua sede no Brasil e os seus serviços sejam destinados a empresas localizadas no Brasil, aplicando-se as leis brasileiras relacionadas, os Dados Pessoais que coletamos podem ser transferidos para outros países. 

Isso pode ocorrer conforme o software utilizado para a operação que vai variar conforme determinação do cliente. Assim, para mais informações sobre a transferência dos dados, entre em contato conosco através do canal de atendimento ao titular de dados pelo e-mail: privacidade@elife.com.br

Além disso, para atividades internas utilizamos o Google Workspace no processamento de documentos, planilhas e outros ativos, além dos e-mails corporativos. Para garantir máxima transparência, também recomendamos que leia atentamente a política de privacidade do referido fornecedor (Google) em: https://policies.google.com/privacy?hl=en

7. Com quem a Elife pode compartilhar Dados Pessoais?

Por atuar como intermediária no atendimento ao cliente, a Elife pode operar em conjunto com outras empresas para prestar os seus serviços.  Adotaremos, sempre que for possível, mecanismos para a proteção desses Dados Pessoais, visando a preservar ao máximo sua privacidade. 

Abaixo, listamos as categorias de empresas com as quais podemos compartilhar Dados Pessoais: 

Nossos ContratantesAtuamos como representantes de nossos contratantes no atendimento de seus clientes, e portanto podemos compartilhar dados coletados nestas operações com os respectivos contratantes.
Nossos fornecedoresContamos com fornecedores que podem eventualmente tratar Dados Pessoais para a efetivação de suas tarefas, como no caso dos provedores de ferramentas em nuvem. Buscamos avaliar cuidadosamente nossos fornecedores e assegurar obrigações contratuais de Privacidade, Proteção de Dados Pessoais e Segurança da Informação, com o objetivo de minimizar riscos para os Titulares dos Dados.
Autoridades PúblicasSe uma autoridade com competência legal exigir certos Dados Pessoais para, por exemplo, uma investigação criminal, teremos que compartilhar essas informações. Somos contra qualquer abuso de autoridade e, caso a Elife entenda que determinada ordem é abusiva, vamos sempre privilegiar sua privacidade, obedecendo os critérios impostos pela legislação vigente.
Proteção de direitosAlém disso, nos reservamos o direito de compartilhar quaisquer Dados Pessoais que acreditamos serem necessários para cumprir uma obrigação legal, aplicar nossos Termos de Uso ou, ainda, proteger os direitos da Elife, nossos colaboradores e clientes.

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Quando compartilhamos seus Dados Pessoais com qualquer das organizações indicadas acima, limitamos o compartilhamento apenas aos Dados Pessoais necessários para o exercício de suas funções e asseguramos contratualmente que os referidos Dados Pessoais sejam utilizados somente na extensão necessária para a prestação dos serviços em nosso nome ou para a observância dos requisitos legais. 

Da mesma forma,  exigimos que eles se comprometam ao mesmo nível de proteção e privacidade para com os seus Dados Pessoais que a Elife teria se os tivesse tratando diretamente; isso inclui a obrigação de não usarem seus Dados Pessoais para qualquer outra finalidade que não a finalidade contratada, além de obrigações de confidencialidade e padrões de segurança da informação, entre outros. 

Caso tenha dúvidas ou queira falar sobre como nossos fornecedores tratam seus dados pessoais, entre em contato por meio do endereço eletrônico: privacidade@elife.com.br.

8. Assistentes virtuais e a coleta de dados

  As inovações tecnológicas também fazem parte dos nossos processos de atendimento ao consumidor final e, para isso, contamos com chatbots ou assistentes virtuais que são capazes de simular conversas humanas a fim de acelerar o suporte iniciado pelo próprio usuário sanando dúvidas simples ou criando uma triagem de casos críticos para serem tratados por um humano. 

Para que esse diálogo aconteça, algumas informações básicas são enviadas pelo Facebook diretamente para o chatbot como: primeiro nome, localização e gênero. Estas informações ajudam o assistente virtual a construir um diálogo consistente com o usuário e esse diálogo fica registrado na plataforma.

Ainda que haja consentimento na troca de informações entre o usuários e o chatbot, permitimos em nossas aplicações que o titular tenha o direito de solicitar a exclusão imediata de qualquer registro de dado ou diálogo feito com o chatbot. Independente desta solicitação, nossos chatbots também estão programados para exclusão completa destas informações no período de três meses de inatividade. 

9. Como funciona a retenção de dados? 

A Elife armazenará Dados Pessoais somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais os coleta, inclusive para fins de cumprimento de quaisquer obrigações legais (como a de guarda dos registros de acesso ao Site por 6 meses, conforme Marco Civil da Internet), contratuais, de prestação de contas ou requisição de autoridades competentes.

Para determinar o período de retenção adequado para os Dados Pessoais, a Elife considera a quantidade, a natureza e a sensibilidade de tais Dados, o risco potencial de danos decorrentes do uso não autorizado ou da divulgação de seus Dados Pessoais, a finalidade do Tratamento e se pode alcançar tais propósitos por outros meios, e os requisitos legais aplicáveis.

Importante ressaltar que a Elife poderá guardar Dados Pessoais por um tempo superior ao indicado acima para atender às obrigações legais eventualmente aplicáveis, nos termos previstos pela legislação pertinente.

Não obstante, há a possibilidade de exclusão dos Dados Pessoais do titular, observadas as legislações pertinentes, quando: (i) a finalidade para a qual o dado foi coletado seja alcançada ou quando o dado deixar de ser necessário ou pertinente para o alcance desta finalidade; (ii) quando houver revogação do consentimento pelo titular, exceto em caso de armazenamento determinado por obrigação legal ou regulatória; (iii) mediante determinação de autoridade competente para tanto.

10. Responsabilidade

A Elife investe esforços para garantir a conformidade e a responsabilização dos agentes que atuam nos processos de tratamento de dados pessoais, em conformidade com os artigos 42 ao 45 da Lei Geral de Proteção de Dados. Todos os funcionários assinam um Acordo de Confidencialidade e também um Termo de Compromisso com o Cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, com um anexo explicativo, antes de iniciarem qualquer atividade na empresa.

Além disso, também assumimos o compromisso de buscar condições técnicas e organizacionais seguras e aptas a proteger todo o processo de tratamento de dados. Caso a Autoridade Nacional de Proteção de Dados exija a adoção de providências em relação ao tratamento de dados realizado pela Elife, comprometemo-nos a segui-las.

  Por outro lado, nos isentamos da responsabilidade:

  • Em casos em que for constatado inveracidade das informações inseridas pelo usuário/cliente nos registros necessários para a utilização dos serviços da Elife em mediação aos seus clientes; quaisquer consequências decorrentes de informações falsas ou inseridas de má-fé são de inteiramente responsabilidade do usuário/cliente.
  • Em casos decorrentes de negligência ou imprudência do usuário no compartilhamento público de seus dados pessoais sem seguir os procedimentos de segurança orientados pela Elife no cumprimento de suas atividades.

11. Privacidade por desenho e por padrão:

Como forma de minimizar incidentes envolvendo dados pessoais, a Elife se compromete a buscar sempre a adoção das melhores práticas de segurança da informação existentes no mercado, bem como desenvolver seus produtos pautados no conceitos de privacy by design e privacy by default, a fim de que seus Contratantes possam utilizar uma ferramenta segura para o gerenciamento dos dados pessoais de terceiros relacionados ao uso da Plataforma.

Por isso, esta política de privacidade estabelece como é feita a gestão, uso e transferência de informações entre consumidores finais, Elife e empresas responsáveis pelos produtos e serviços.

12. Como entrar em contato com a Elife?

A Elife considera fundamental que as partes envolvidas em qualquer tratamento de dados pessoais possuem pleno entendimento das questões envolvidas, e busca sempre documentar seus processos e procedimentos da forma mais adequada e transparente possível, visando atender aos interesses dos envolvidos, a legislação brasileira e internacional sobre proteção de dados, e as melhores práticas internacionais.

Caso tenha dúvidas ou queira falar sobre qualquer assunto relacionado ao tratamento de dados pessoais, a esta Política de Privacidade, ou ainda, se há indícios de que seus dados pessoais foram usados indevidamente, entre em contato com o nosso Encarregado de Proteção de Dados Pessoais no endereço a seguir:

E-mail: privacidade@elife.com.br
Data Protection Office: João Fiuza Sociedade Individual de Advocacia
Responsável: João Ricardo Fiuza de Araújo Pinto

13. Alteração desta Política de Privacidade

  Esta Política de Privacidade atualizada pela última vez em 14/06/2023. Reservamos o direito de modificar essa Política de Privacidade a qualquer tempo, porém, eventuais alterações entrarão em vigor a partir de sua publicação em nosso site e sempre lhe notificaremos acerca das mudanças ocorridas.