Publicado por Natália Constantino
Publicado a 14 de setembro de 2022
Entender como a sua marca se relaciona com o consumidor é essencial para traçar estratégias de sucesso para alavancar ainda mais o seu negócio.
Vamos explicar como funciona a Social Intelligence da Elife com o case de sucesso Tanqueray.
O contexto
Tanqueray é um gin* que foi criado há mais de 180 anos e tem espaço consolidado na indústria de bebidas de todo o mundo.
A marca pertence ao grupo Diageo que, historicamente, promove uma série de ações voltadas à sustentabilidade. A empresa realizou um festival, no ano de 2021, chamado Charles Tanqueray Festival, cujo tema do evento era “Atitudes Inconfundíveis”.
Através do monitoramento realizado pela Elife por meio de um time de Social Intelligence, foi identificado que alguns internautas vinham compartilhando, via mensagem privada, fotos de reusos que faziam com as garrafas da marca.
Assim, iniciou-se uma busca por outras referências no Pinterest, para entender se existia um movimento maior sobre reuso de garrafas e identificamos usos como: vasos, luminárias, garrafas de água etc.
Ficou confirmado em centenas de posts que o reuso das garrafas na decoração era uma tendência e, sabendo que o assunto está em linha com os direcionamentos de Tanqueray/Diageo, a Elife sugeriu que a marca trouxesse esse assunto para as publicações, incentivando essa mesma atitude da marca em seus consumidores.
Internautas gostaram da ideia e manifestaram apoio à atitude da marca nos comentários da publicação.
A estratégia
A marca realizou uma série de postagens promovendo uma ação incrível. Toda a arquitetura do evento foi assinada pelo Estúdio Xingu, com iniciativas artísticas e sustentáveis para decorar sem deixar de cuidar do planeta.
O evento contou com um espaço chamado “GreenHub” para recolher e reciclar os resíduos de uma forma inconfundível e sem desperdícios.O resultado
Os internautas foram atraídos pelo post e se identificaram com a proposta. O primeiro resultado visível foram as interações espontâneas provocadas pela campanha:
Além de promover o engajamento do perfil, a imagem da empresa e do compromisso com a sustentabilidade foi difundida nas redes sociais, com novos exemplos de reuso da garrafa:
Social Intelligence: o que é?
A Social Intelligence da Elife considera diversas fontes de dados digitais combinadas para compreensão da audiência do consumidor, sua jornada e percepção da marca, por meio de:
Com esses dados em mãos, a equipe de marketing consegue traçar estratégias reais e de alto impacto, gerando experiências incríveis como a do reuso das garrafas Tanqueray.
Quer saber mais? Nós estamos prontos para conversar com você a apresentar uma proposta de como podemos elevar a presença digital da sua empresa, além de proporcionar interações significativas com o consumidor.
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*Bebidas alcoólicas devem ser consumidas com moderação e apenas por maiores de 18 anos. A Elife é uma empresa comprometida com o uso consciente, e reforça o conhecimento da Lei n.° 13.106/2015.
Tags: decoração, Social Intelligence, sustentabilidade