Publicado por Clara Batista
Publicado a 18 de outubro de 2023
No 27º episódio de Stranger Topics, podcast com foco no universo das startups, o convidado é Igor Guadalupe, fundador e CEO do Gesuas, software para gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
A Gesuas é uma gov.tech, isto é, uma startup focada em gerar inovação para a gestão pública. A história da Gesuas tem início em Viçosa, Minas Gerais, onde nasceu com objetivo de gerenciar dados a respeito dos beneficiários da assistência social.
Com mais de 200 prefeituras como clientes, um blog referência no setor e eleita como uma startup de destaque em diferentes fóruns de empreendedoras sociais, o Gesuas cresceu e se tornou um sucesso na área.
Durante o bate-papo, o CEO do Gesuas apontou a business intelligence, estratégia gerencial que permite às empresas usar dados para obter insights valiosos, como um recurso útil para a gestão de políticas de assistência social e pelos sistemas de saúde e justiça dos governos.
“Eu diria que a política de ação social, e aí a gente fala da Gesuas e as suas informações também, os dados que os trabalhadores e o SUAS utilizam no dia a dia, são subsídio para outras políticas. A gente tem, por exemplo, alguns programas relacionados à assistência social, como o Bolsa Família, que é um programa de transferência de renda condicionada, onde temos a avaliação e o acompanhamento de condicionalidades, que tem como objetivo, principalmente, identificar vulnerabilidades para além da renda. Então, é importante. É também uma estratégia, de fato, utilizada pela política de assistência social, com o intuito de lançar um olhar ampliado para as famílias em vulnerabilidade.”
Guadalupe também orienta empreendedores digitais que buscam elaborar uma estratégia de sucesso: “Você deve se apaixonar pelo problema, não pela solução”, diz o CEO. Durante a conversa, ele aponta que ao desenvolver uma solução, o empreendedor a idealiza como se fosse um filho: próximo da perfeição, ideal, bonito. Já se a opção for centralizar os esforços no problema, o criador estará sempre em busca de soluções para o desafio.
Apesar do lucro ser umas das principais motivações para despertar o espírito empreendedor, a possibilidade de impactar positivamente a vida de milhões de pessoas também influencia nessa decisão, conta Guadalupe.
“Em todas as ações que o Gesuas atua, nós profissionais, temos noção ou dimensão do impacto social que a política de assistência social tem na população que mais precisa, em nosso país. Uma população que é vulnerabilizada historicamente. Então, eu diria que isso é uma motivação, é um dos pontos fortes que faz com que a gente acorde todos os dias sabendo do impacto que o nosso trabalho tem na vida de milhões de pessoas.”
As ações do Gesuas impactam o cotidiano de mais de 6 milhões de cidadãos brasileiros em situação de vulnerabilidade e risco social. Quer saber mais? Acesse o novo episódio de Stranger Topics no Spotify:
Ou no Youtube:
Você também pode ouvir todos os episódios de Stranger Topics no Deezer ou no Google Podcasts!