Os 4Ps de Marketing e o monitoramento de redes sociais

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Publicado a 7 de fevereiro de 2013

O clássico mix de marketing “4Ps” pode ser muito útil também ao planejar ações e, inclusive, definir assuntos prioritários para monitorar e gerar insights nas redes sociais.

 

Como sabemos, os 4 Ps de Marketing (Preço, Praça, Produto e Promoção) são pontos essenciais para o planejamento de Marketing de qualquer produto ou serviço. Os Ps estão aí desde a década de 60 do século passado para ajudar os planejadores de marketing a atingir com mais eficiência seus consumidores com a oferta mais adequada e no tempo certo.

 

O que há de novo é que com as redes sociais a compreensão dos Ps e as possíveis ações sobre eles se torna um fenômeno ainda mais quantitativo e corriqueiro.

 

Vamos tomar como exemplo o P de Produto. Embalagem por exemplo é uma das características do produto. Uma embalagem que é difícil de abrir ou manusear pode ser um input importante para uma empresa. Monitorar problemas com embalagem hoje é tão corriqueiro em redes sociais quanto o monitoramento de campanhas (pelo menos aqui na E.life). O próprio youtube traz diversos exemplos de consumidores manuseando embalagens. Um executivo responsável pela área de Pesquisa & Desenvolvimento pode utilizar estes inputs para melhorar suas embalagens ou criar novos usos para a embalagem evitando o descarte no meio ambiente.

 

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O mesmo pode ser dito dos outros Ps. Preço, por exemplo. As comparações de preços durante o processo de decisão de compra é uma constante nas redes sociais. Termos como “caro” e “barato” podem ajudar na busca destas publicações de consumidores. Consumidores de um seguro-auto, nosso cliente, tinham uma percepção negativa em relação ao preço do produto até usarem o produto e se encantarem com o serviço pós-compra.

 

Praça também se torna mais simples de monitorar, como num estudo recente que fizemos sobre checkins em shopping centers brasileiros durante o natal. É possível perceber que muitos shoppings simplesmente não incentivam o compartilhamento dos checkins no ponto de venda com um incentivo, o que poderia estimular ainda mais o buzz sobre a marca.

 

Usar o Buzzmonitor para testar as percepções dos seus consumidores sobre os 4Ps é simples e prático.
  1. Crie 4 pastas: Preço, Praça, Produto e Promoção.
  2. Usando o diagrama abaixo cadastre para cada uma destas pastas termos que podem ajudar a conhecer o buzz sobre cada P.
  3. Gere relatórios e fale com seus consumidores usando o próprio Buzzmonitor (basta logar com seu twitter em settings, por exemplo).
  4. Compare as menções em cada P da sua marca com os concorrentes.
  5. Planeje as alterações e sucesso nos negócios.

 

Os 4Ps e o que pode ser monitorado com o Buzzmonitor?

 

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