Publicado por Alessandro
Publicado a 10 de outubro de 2016
Micro-influenciadores são pessoas que têm um grupo pequeno, mas fiel de seguidores. Eles representam para o mundo digital o que as pequenas empresas representam para a Economia: são uma parte significativa, mas quase invisível do fenômeno “viral” da internet.
Nós temos trabalhado com marcas das indústrias mais variadas para descobrir quais indivíduos ainda podem ser encontrados. Para isto, usamos Instagram e Twitter como nossas plataformas preferidas porque a) eles são onipresentes entre micro-influenciadores e b) fornecem funcionalidade para contactar livremente usuários sem muita confusão (em oposição ao Facebook, Snapchat ou Linkedin).
PROCURANDO NUM OCEANO DE DADOS
Ambos, Instagram e Twitter, oferecem dois grandes atributos para começar: o mais óbvio é o número de seguidores e o outro, muitas vezes esquecido, é a auto-descrição do usuário (bio). Em poucas palavras, a nossa técnica consiste na geração de centenas de milhares de usuários, ou mesmo milhões, e na seleção de um subconjunto de acordo com o seu número de seguidores e os termos em sua bio.
Claro que existem muitos sub-passos envolvidos, mas a linha de fundo da nossa estratégia é realmente esta: quanto mais peixes pegamos, mais chances temos de encontrar um peixe grande.
Em um projeto típico, que pode terminar com alguns milhões de indivíduos, vamos olhar para as pessoas com o número de seguidores entre mil e 20.000 e, se necessário, iremos filtrá-los por localização também. Além disso, vamos utilizar termos mencionados em suas bios para refinar os primeiros resultados. Por exemplo, se estamos trabalhando para uma empresa de cosméticos, talvez palavras como maquiagem, moda e beleza irão trazer um conjunto mais relevante de influenciadores.
FONTES DE DADOS
Nós procedemos à pesquisa de duas maneiras: pescando em nosso próprio lago (em um período típico de um ano, reunimos 350 milhões de fotos no Instagram e 1 bilhão de tweets) e usando dados em tempo real das APIs do Instagram e do Twitter (que será o oceano em nossa metáfora de pesca).
Há, naturalmente, muitos truques que usamos para abordar o alvo mais rapidamente. Um dos meus favoritos é coletar seguidores de marcas semelhantes e publicações relacionadas. Vamos usar novamente o caso da indústria de cosméticos: gostaríamos de extrair seguidores de pessoas no Twitter e Instagram que falam sobre maquiagem e moda, e adicioná-las para o conjunto de dados a ser examinado.
ATIVAÇÃO
Chamamos de ativação a fase em que um gerente de marca irá iniciar uma conversa com os potenciais candidatos em se tornarem micro-embaixadores da marca. Nossos clientes ficam muito criativos nesta parte do projeto e achamos que quanto mais criatividade, melhor!
Dependendo do seu alvo, você pode convidar pessoas para jantar ou enviar-lhes uma amostra de um kit de maquiagem. Felizmente, não há escassez de ideias e cases de negócios que podemos pesquisar, de modo que esse tem sido um processo bastante indolor e até mesmo divertido.
AVALIAÇÃO
Nós fornecemos relatórios mensais identificando novos micro-influenciadores, categorizando e sugerindo maneiras em que sua marca pode interagir com eles e avaliar os resultados de ativações anteriores.
O QUE PODEMOS FAZER POR VOCÊ
Vamos trabalhar com você para definir um alvo, a ativação correspondente e, em seguida, monitorar qualitativamente o seu alcance.
Interessado? Entre em contato com a gente: negocios@elife.com.br
A E.life tem 12 anos de experiência em Social Media, dedicados a todas as coisas sociais, inclusive ajudando marcas para desenvolver projetos de marketing de micro-influenciadores. Alguns de nossos clientes são Nestlé, Coca-Cola e IKEA.