Você sabe quantas vezes e em quais momentos a sua marca aparece nas fotos dos seus consumidores?

Publicado por

Publicado a 10 de novembro de 2016


É unanimidade entre os teóricos que estamos vivendo uma era em que a imagem predomina na comunicação. O sucesso do Instagram, Snapchat e Pinterest é exemplo disso. Os usuários das redes sociais são estimulados a compartilharem momentos das suas vidas e muitas vezes deixam um rastro digital sobre suas jornadas de consumo. No entanto, nem sempre as pessoas citam as marcas que estão presentes no seu dia a dia, e nisto muitos insights se perdem, principalmente no monitoramento de redes sociais.

Em busca de uma solução, a E.life criou para a plataforma Buzzmonitor um novo serviço: o Brand Logo Detection, que identifica, por meio de API, os logotipos de empresas em fotos publicadas em qualquer rede social com imagens indexáveis, mesmo que não seja citado o nome da marca na descrição ou em hashtags e marcações.

A tecnologia analisa mais de 1 milhão de imagens por vez sem a ajuda humana, expandindo a possibilidade de engajamento e as buscas no canal para além de termos associados à marca. O domínio das pesquisas é ampliado para momentos onde a marca está presente, mas não é citada. Exemplo: monitorando #happyhour, #churrasco, #balada no Instagram, podemos criar um relatório de share of voice das marcas de cervejas que mais aparecem nas imagens.

 

Como o Brand Logo Detection pode ser útil?

  • Aumentando as oportunidades de interação em tempo real ao ampliar as buscas por hashtags que remetem ao domínio da marca, mesmo que a marca não seja citada.
  • Saindo do conceito de touchpoints (pontos de contato) e explorando a jornada do consumidor.
  • Criando índices de compartilhamentos sobre a marca ou concorrentes, sem depender de termos de monitoramento.
  • Encontrando influenciadores que estão usando sua marca, mas sem citá-la, para futuras ações.

 

Num projeto piloto, a E.life realizou um teste com a Coca-Cola. Alinhados aos movimentos e territórios de atuação da marca, separamos algumas hashtags que tivessem alcance dentro do público-alvo e em momentos bebíveis: #happyhour, #churras, #almoço, #amigos, #niver, #balada e #night.

cocaA ferramenta trouxe, em pouco tempo, mil imagens compatíveis com o logotipo da marca.

 

 

 

 

 

 

O mesmo pode ser feito com check-ins. No exemplo abaixo, buscamos check-ins no “Parque Olímpico da Barra” e no “Parque Olímpico” durante o período da Olimpíada. Desta maneira identificamos as marcas que mais apareciam nas fotos dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Marcas encontradas: Bradesco, Caixa, Claro, Coca-Cola, Nissan e Piraquê.

rio

 

Quer descobrir quem e quando estão utilizando a sua marca? A nossa equipe de Inteligência está pronta para te ajudar: negocios@elife.com.br