Diga-me em qual device você acessa a internet e te direi quem és

Publicado por

Publicado a 17 de novembro de 2016


Todo empresário minimamente ligado às tendências de mercado sabe que, diante de um cenário cada vez mais competitivo e hiperconectado, existe uma relação direta entre conhecer a fundo o perfil dos consumidores da sua empresa e lucrar mais. Com o advento das redes sociais e o avanço da tecnologia, a internet tornou-se um ambiente perfeito para entender o público-alvo; no entanto, é preciso lembrar de que quando falamos de digital não estamos falando de um único device.

O digital reúne devices tão distintos como o celular, tablet, smart TV, Apple TV/Chromecast e videogames. Estes dispositivos estão presentes em toda a jornada do consumidor de conteúdo online e seu uso depende do horário, idade, classe social, sexo e localização do usuário (em casa e fora dela). Ao compreender o seu público com relação a dados demográficos, você também entende os tipos de ações que precisa criar e quais tipos de mídia fazer.

O estudo “Hábitos e Comportamento de Usuários de Redes Sociais no Brasil” é um exemplo de como conhecer o perfil de uso de dispositivos de acesso à internet pode ajudar na compreensão do perfil do consumidor brasileiro. A edição de 2016 mostrou que os jovens com até 19 anos acessam mais a internet por smartphones e notebooks, enquanto os entrevistados com mais de 40 anos usam mais tablet ou Smart TV, Chromecast/Apple TV.

 

DISPOSITIVO DE ACESSO À INTERNET FAIXA ETÁRIA

ABCDE
Celular ou smartphone19,6%29,0%37,5%9,1%4,8%
Notebook ou desktop19,6%27,9%37,9%9,8%4,8%
Tablet12,5%24,5%41,9%13,2%8,0%
Smart TV, Chromecast, Apple TV7,2%22,8%46,7%14,3%9,0%
Videogame8,3%27,5%42,5%13,6%8,1%

Quanto ao gênero, os homens afirmaram utilizar mais Smart TV e videogames do que mulheres. E a classe B é heavy user de videogames para acessar a internet.

 

DISPOSITIVO DE ACESSO À INTERNET POR GÊNERO

Feminino*Masculino*
Celular ou smartphone54,2%45,8%
Notebook ou desktop53,7%46,3%
Tablet51,7%48,3%
Smart TV, Chromecast, Apple TV47,9%52,1%
Videogame48,4%51,6%

“Hábitos e Comportamento de Usuários de Redes Sociais no Brasil” é um estudo anual promovido pela E.life Intelligence. Em 2016, a pesquisa foi aplicada a 1.961 usuários de redes sociais com questionários estruturados entre abril e julho. Para mais insights, acesse: www.elife.com.br/estudohabitos