Publicado por Alessandro
Publicado a 17 de novembro de 2016
Todo empresário minimamente ligado às tendências de mercado sabe que, diante de um cenário cada vez mais competitivo e hiperconectado, existe uma relação direta entre conhecer a fundo o perfil dos consumidores da sua empresa e lucrar mais. Com o advento das redes sociais e o avanço da tecnologia, a internet tornou-se um ambiente perfeito para entender o público-alvo; no entanto, é preciso lembrar de que quando falamos de digital não estamos falando de um único device.
O digital reúne devices tão distintos como o celular, tablet, smart TV, Apple TV/Chromecast e videogames. Estes dispositivos estão presentes em toda a jornada do consumidor de conteúdo online e seu uso depende do horário, idade, classe social, sexo e localização do usuário (em casa e fora dela). Ao compreender o seu público com relação a dados demográficos, você também entende os tipos de ações que precisa criar e quais tipos de mídia fazer.
O estudo “Hábitos e Comportamento de Usuários de Redes Sociais no Brasil” é um exemplo de como conhecer o perfil de uso de dispositivos de acesso à internet pode ajudar na compreensão do perfil do consumidor brasileiro. A edição de 2016 mostrou que os jovens com até 19 anos acessam mais a internet por smartphones e notebooks, enquanto os entrevistados com mais de 40 anos usam mais tablet ou Smart TV, Chromecast/Apple TV.
DISPOSITIVO DE ACESSO À INTERNET FAIXA ETÁRIA
A | B | C | D | E | |
Celular ou smartphone | 19,6% | 29,0% | 37,5% | 9,1% | 4,8% |
Notebook ou desktop | 19,6% | 27,9% | 37,9% | 9,8% | 4,8% |
Tablet | 12,5% | 24,5% | 41,9% | 13,2% | 8,0% |
Smart TV, Chromecast, Apple TV | 7,2% | 22,8% | 46,7% | 14,3% | 9,0% |
Videogame | 8,3% | 27,5% | 42,5% | 13,6% | 8,1% |
Quanto ao gênero, os homens afirmaram utilizar mais Smart TV e videogames do que mulheres. E a classe B é heavy user de videogames para acessar a internet.
DISPOSITIVO DE ACESSO À INTERNET POR GÊNERO
Feminino* | Masculino* | |
Celular ou smartphone | 54,2% | 45,8% |
Notebook ou desktop | 53,7% | 46,3% |
Tablet | 51,7% | 48,3% |
Smart TV, Chromecast, Apple TV | 47,9% | 52,1% |
Videogame | 48,4% | 51,6% |
“Hábitos e Comportamento de Usuários de Redes Sociais no Brasil” é um estudo anual promovido pela E.life Intelligence. Em 2016, a pesquisa foi aplicada a 1.961 usuários de redes sociais com questionários estruturados entre abril e julho. Para mais insights, acesse: www.elife.com.br/estudohabitos