Cerveja e Catuaba se destacam entre as bebidas mais consumidas no Carnaval

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Publicado a 7 de março de 2017


A E.life analisou 30 mil imagens publicadas no Instagram durante o Carnaval buscando por logotipos em fotos da rede e descobriu que cerveja é a bebida mais consumida nos festejos, mas houve espaço também para outras bebidas e até para quem preferiu passar a festa popular assistindo à Netflix.

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Fonte: Instagram

Por meio de uma busca de hashtags relacionadas ao Carnaval (#carnaval, #carnaval2017, #carna e #carna2017), a E.life armazenou um database de 30 mil imagens e depois utilizou seu algoritmo de reconhecimento de logos para identificar e analisar, em fotos compartilhadas no Instagram, as marcas que mais apareceram durante os festejos. Graças à tecnologia Brand Logo Detection, da E.life, não era necessário a marca ser citada, bastando que estivesse presente na foto compartilhada. Dentro das imagens, 2.222 mil tiveram algum logo detectado.

Como era de se esperar, as bebidas foram o primeiro grupo de imagens que mais trouxeram resultados. Cerveja foi a categoria mais citada, com 62,4% dos logos identificados.

Entre as cervejas, destaque para Heineken, com 20% das imagens, e para Skol, com 11%. Budweiser, Brahma e Eisenbahn também aparecem entre as cinco primeiras colocadas em número de menções, com 6, 5 e 4% respectivamente.

 

As 5 cervejas mais fotografadas – em porcentagem

Fonte: E.life

Fonte: E.life

 

Fonte: Instagram

Fonte: Instagram

Refrigerantes, com destaque para Coca-Cola (3% das imagens), também aparecem nas imagens. Mesma quantidade para a bebida do momento, a Catuaba Selvagem, com presença em 3% das imagens.

Abaixo, podemos observar a evolução das ocorrências de cervejas e refrigerantes no Réveillon e no Carnaval usando a mesma metodologia.

 

Evolução das cervejas com mais ocorrências em imagens no Carnaval – em porcentagem

Fonte: E.life

Fonte: E.life

 

Evolução de refrigerantes com mais ocorrências em imagens no Carnaval – em porcentagem

Fonte: E.life

Fonte: E.life

 

Fonte: Instagram

Fonte: Instagram

Outras marcas ajudaram a compreender que os compartilhamentos também ocorreram com quem preferiu o conforto do sofá da própria sala no Carnaval. 1,5% das imagens mais compartilhadas mostra o logo da Netflix, serviço de streaming de filmes e séries.

 

Saiba mais sobre a tecnologia Brand Logo Detection:

O Brand Logo Detection identifica, por meio de API, os logotipos de produtos e empresas em fotos publicadas em qualquer rede social com imagens indexáveis, mesmo que não seja citado o nome da marca na descrição ou em hashtags e marcações.

A tecnologia analisa mais de 1 milhão de imagens por vez sem a ajuda humana, expandindo a possibilidade de engajamento e as buscas no canal para além de termos associados à marca. O domínio das pesquisas é ampliado para momentos onde a marca está presente, mas não é citada. Exemplo: monitorando #happyhour, #churrasco, #balada no Instagram, podemos criar um relatório de share of voice das marcas de cervejas que mais aparecem nas imagens.

Como o Brand Logo Detection pode ser útil?

  • Aumentando as oportunidades de interação em tempo real ao ampliar as buscas por hashtags que remetem ao domínio da marca, mesmo que a marca não seja citada.
  • Saindo do conceito de touchpoints (pontos de contato) e explorando a jornada do consumidor.
  • Criando índices de compartilhamentos sobre a marca ou concorrentes, sem depender de termos de monitoramento.
  • Encontrando influenciadores que estão usando sua marca, mas sem citá-la, para futuras ações.