Publicado por Alessandro
Publicado a 7 de março de 2017
Por meio de uma busca de hashtags relacionadas ao Carnaval (#carnaval, #carnaval2017, #carna e #carna2017), a E.life armazenou um database de 30 mil imagens e depois utilizou seu algoritmo de reconhecimento de logos para identificar e analisar, em fotos compartilhadas no Instagram, as marcas que mais apareceram durante os festejos. Graças à tecnologia Brand Logo Detection, da E.life, não era necessário a marca ser citada, bastando que estivesse presente na foto compartilhada. Dentro das imagens, 2.222 mil tiveram algum logo detectado.
Como era de se esperar, as bebidas foram o primeiro grupo de imagens que mais trouxeram resultados. Cerveja foi a categoria mais citada, com 62,4% dos logos identificados.
Entre as cervejas, destaque para Heineken, com 20% das imagens, e para Skol, com 11%. Budweiser, Brahma e Eisenbahn também aparecem entre as cinco primeiras colocadas em número de menções, com 6, 5 e 4% respectivamente.
As 5 cervejas mais fotografadas – em porcentagem
Refrigerantes, com destaque para Coca-Cola (3% das imagens), também aparecem nas imagens. Mesma quantidade para a bebida do momento, a Catuaba Selvagem, com presença em 3% das imagens.
Abaixo, podemos observar a evolução das ocorrências de cervejas e refrigerantes no Réveillon e no Carnaval usando a mesma metodologia.
Evolução das cervejas com mais ocorrências em imagens no Carnaval – em porcentagem
Evolução de refrigerantes com mais ocorrências em imagens no Carnaval – em porcentagem
Outras marcas ajudaram a compreender que os compartilhamentos também ocorreram com quem preferiu o conforto do sofá da própria sala no Carnaval. 1,5% das imagens mais compartilhadas mostra o logo da Netflix, serviço de streaming de filmes e séries.
Saiba mais sobre a tecnologia Brand Logo Detection:
O Brand Logo Detection identifica, por meio de API, os logotipos de produtos e empresas em fotos publicadas em qualquer rede social com imagens indexáveis, mesmo que não seja citado o nome da marca na descrição ou em hashtags e marcações.
A tecnologia analisa mais de 1 milhão de imagens por vez sem a ajuda humana, expandindo a possibilidade de engajamento e as buscas no canal para além de termos associados à marca. O domínio das pesquisas é ampliado para momentos onde a marca está presente, mas não é citada. Exemplo: monitorando #happyhour, #churrasco, #balada no Instagram, podemos criar um relatório de share of voice das marcas de cervejas que mais aparecem nas imagens.
Como o Brand Logo Detection pode ser útil?