Novidade Facebook: a luta contra Engagement Bait na rede social

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Publicado a 20 de dezembro de 2017


Muitas pessoas se queixam das mensagens do Facebook que pedem interações com likes, compartilhamentos, comentários e demais ações. A tática para gerar cliques e engajamento, conhecida como “isca de engajamento”, costuma levar as pessoas a clicarem na publicação ao despertar sua curiosidade.

Essa tática procura aproveitar o algoritmo do Facebook, onde publicações com maior engajamento têm maior alcance. Mas a partir dessa semana a rede social irá rebaixar postagens de pessoas e páginas que usam da tática de “isca de engajamento”.

Os times do Facebook revisaram e categorizaram centenas de milhares de posts para informar um modelo de aprendizado de máquina que pode detectar diferentes tipos de iscas de engajamento. Os posts que usam essa tática aparecerão menos na linha do tempo.

Além disso, ao longo das próximas semanas o Facebook começará a implementar políticas mais rigorosas para páginas que, de forma sistemática e repetida, usam a “isca de engajamento” para aumentar artificialmente o alcance no News Feed. Essas políticas serão lançadas ao longo de várias semanas para dar aos editores tempo para se adaptar. Depois disso, o Facebook continuará a encontrar formas de melhorar o feed para reduzir a “isca de engajamento.”

Os posts que pedem ajuda, conselho ou recomendações das pessoas, e solicitam o levantamento de dinheiro por uma causa ou a solicitação de dicas de viagem, não serão afetados negativamente por esta atualização.

Em vez disso, o Facebook reduzirá as postagens que vão contra um dos principais valores do feed de notícias da rede social: autenticidade. O desejo é reduzir a disseminação de conteúdo que seja spam, sensacionalista ou enganador, promovendo assim conversas mais significativas e autênticas no Facebook.

 

Como isso afetará as páginas?

Editores e outras empresas que usam táticas de “iscas de engajamento” em suas postagens devem esperar que seu alcance sobre essas postagens diminua. Enquanto isso, páginas que compartilham repetidamente mensagens de “iscas de engajamento” verão quedas mais significativas no alcance. Os administradores da página devem continuar a se concentrar em publicar histórias relevantes e significativas que não usem essa tática.

 

Fonte: Facebook Newsroom