Publicado por Natália Constantino
Publicado a 19 de dezembro de 2018
2018 termina com sentimento de dever cumprido para o time de chatbots da Elife. Além de nos tornarmos Facebook Marketing Partners, comunidade global de empresas reconhecidas como parceiros oficiais da plataforma, encerramos 2018 com 24 bots entregues e ativos, além de mais dois em desenvolvimento e também uma Action do Google lançada.
12 destes bots são de Portugal, dois da Espanha e 10 do Brasil e falam português, espanhol e inglês.
São alguns deles:
Brasil:
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Portugal:
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Espanha:
Em 2018, nossos bots foram responsáveis por atender mais de 92 mil usuários únicos (ano passado foram 70 mil) e cerca de 1 milhão de mensagens foram enviadas durante as conversas. O volume dobrou em relação ao ano passado, quando atingimos a marca de 490 mil mensagens.
William Ferreira, Coordenador de Projetos na Elife, explica porque bots e voice bots foram a grande aposta da Elife em 2018: “A crescente demanda de conversações entre consumidores e marcas em redes sociais gera oportunidades para interações cada vez mais personalizadas e privadas. A necessidade também de ampliar a disponibilidade do atendimento e o ganho de escala fizeram as empresas apostarem nos bots. E hoje, já atendemos 30% dos consumidores via robôs, com 94% de assertividade.”
Alexandre Gama, Diretor de Customer Experience na Elife, complementa: “No universo do Atendimento ao Consumidor, nos mais variados segmentos, existem demandas recorrentes, de alto volume e diárias.
Antes do advento dos bots, essas demandas eram todas tratadas por humanos, gerando um alto custo de pessoas para as empresas. A Elife apostou que os bots poderiam resolver esses tipo de caso de forma mais rápida, assertiva e barata, gerando economia financeira para seus clientes e proporcionando uma melhor experiência e comodidade para o consumidor.”
Os ganhos das empresas que investiram em bots em 2018
O objetivo dos chatbots é apoiar e dimensionar as equipes de negócios em suas relações com os clientes. Diferentemente do atendimento humano, um chatbot está disponível 24 horas, 7 dias por semana.
Além disso, permitem economia de capital humano, facilitam o atendimento ao usuário com respostas instantâneas e “self-service de informações” (o usuário guia onde quer chegar, sem ajuda) e são de fácil manutenção e propagação.
William Ferreira elenca os principais ganhos das empresas em 2018 ao investirem em bots:
Débora Oliveira, Designer de Conversas, também cita o exemplo de uma empresa que implementou um chatbot em seu atendimento e como isso impactou nos negócios da companhia: “De setembro para cá o volume de interações no Facebook do bot da Sua Farmácia Online, de Portugal, praticamente triplicou.
Esse bot funciona tanto com menus quanto com NLU (natural-language understanding) e pessoas atendendo. Mas a necessidade de atendimento feita por um ser humano não chegou a 20% do total de interações do bot. Ou seja: de maneira geral, o bot atende às necessidades de quem vai a esta empresa buscar informações básicas e quer uma atendimento rápido e sem burocracias.”
Gabriel Cintra, da equipe Elife, complementa: “Dentre outras vantagens, chatbots com personalidades revigoram a identidade de marcas e alguns até mesmo tornam-se as figuras primárias de marketing. A versatilidade do bot é outra vantagem: um atendente virtual pode falar quantos idiomas ‘quiser’.
Em campanhas promocionais, nosso chatbot da marca Super Bock, também de Portugal, movimentou grupos de amigos e familiares com a ativação do ‘Jantar de Natal’ que marcaram encontros em pontos de venda da bebida para confraternizações.
Vídeos, panfletos e muitas mensagens foram trocadas sobre isso, movimentando mais de 200 mil interações e mostrando como um simples chatbot pode trazer grande potencial de divulgação para uma marca.”
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A Elife tem uma equipe dedicada ao desenvolvimento de bots e voice bots: navegação, programação, redatores e designers estão preparados para criar a automação ideal para atender à sua demanda.