Publicado por Natália Constantino
Publicado a 8 de janeiro de 2021
Enquanto no Twitter mundo a hashtag mais ativada de 2020 foi #COVID19, o Brasil comentava sobre os reality shows e esportes. Essa informação choca num momento de pandemia, mas foi um dos resultados revelados pelo nosso estudo dos Trending Topics Brasil 2020 utilizando o Buzzmonitor. Para tal, foram considerados os 20 principais termos de cada mês no período de 01 de janeiro a 21 de dezembro.
A tendência ao entretenimento, aliás, é um comportamento que já esteve presente nos anos anteriores, portanto muito do que os usuários compartilharam em 2020 também pode ser uma grande aposta para o novo ano que se inicia.
Mesmo com o hiato dos campeonatos decorrente da pandemia, os esportes lideraram as menções (39,7%). O tema foi seguido da categoria entretenimento (37,4%) que engloba TV, músicas e personalidades. Em tempos de lockdown, os programas de auditório e realities ocuparam espaço na vida do brasileiro.
Baseado nas análises dos dados coletados no Buzzmonitor dos Trending Topics Brasil, confira quais temas te ajudarão a alcançar mais engajamento no Twitter em 2021, plataforma em que o Brasil ocupa o 4º lugar mundial em número de usuários.
Seja no futebol (que ocupou 83% dos trendings do segmento esportes) ou na torcida de quem irá ganhar o reality show, os usuários brasileiros adoram demonstrar de que time fazem parte. Isso ficou evidente no destaque de termos como “hoje tem corinthians”, “dia de inter”, #diadeflu, “thelma”, “Babu” e “Biel”.
Aproveitar esse movimento pode ser interessante em conteúdos que estimulem votações, batalhas e formas dos usuários demonstrarem os seus favoritismos.
As minorias e defesa de causas usaram o Twitter como nunca para potencializar as suas vozes. Tanto que as denúncias de violência e assédio contra a mulher (nos termos “violência contra a mulher”, “Marcius Melhem”, “ex bbb petrix” e “Mari Ferrer”) tiveram maior volume que os termos relacionados ao COVID na categoria jornalismo. A rede social também foi palco de reverberação do #BlackLivesMatter. Esse movimento ativista que se iniciou na comunidade afro-americana e se espalhou por todo o mundo.
As pessoas não aguentam mais serem diminuídas, violentadas e as marcas podem, e devem, apoiar as transformações sociais. Nesses quesito, recomendamos não ser oportunista, mas pensar de forma empática em como fortalecer essas causas de dentro para fora. Quais ações você já faz na sua empresa e que podem ser compartilhadas com os seguidores? Qual bandeira alinhada ao propósito da sua marca você pode apoiar? Ajudar a ampliar?
Aqui você pode se inspirar com um case da Vulcabras, em que a inclusão foi um pilar do atendimento.
Apesar de serviços de streaming terem alavancado em 2020, a TV aberta continuou com uma grande presença na rotina dos usuários brasileiros. Tanto, que o Big Brother Brasil e A Fazenda foram os programas mais comentados do mundo, mostrando a força do público do Brasil no Twitter.
Seja para criticar ou para sinalizar os programas que estão assistindo, o público falou muito do tema. Por isso, as hasghtags relacionadas à TV estiveram no topo do ranking.
Sendo assim, marcas que trouxerem uma extensão dessa experiência para os seus perfis, com certeza irão se destacar no Twitter em 2021. Seja através de conteúdos relacionados, notícias ou até de interações utilizando GIFS de cenas dos programas. Que tal? Muitas são as opções, desde que estejam de acordo com a sua brand persona.
Ainda falando em entretenimento, o pop americano (Lady Gaga, #teenagedream10) e coreano (BTS, Blackpink, bighit, Kpop) reinou no Twitter Brasil, sendo o único estilo musical presente no estudo dos Trending Topics.
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