Publicado por Natália Constantino
Publicado a 10 de junho de 2021
De acordo com a Journal of Advertising Research, apenas 10% do buzz sobre marcas ocorre online. 75% das conversas entre consumidores sobre marcas ocorrem no contato interpessoal. Mesmo com a participação da internet na mensuração do buzz aumentando a cada ano, principalmente a partir do surgimento do monitoramento de redes sociais, muitos pontos cegos ainda impedem o entendimento completo de como os consumidores se relacionam com as marcas.
Um destes pontos cegos são as fotos. Se um consumidor publica um jantar em família no seu instagram, uma marca, usando os métodos tradicionais de listening, só conseguirá mensurar as hashtags ou termos usados na publicação, sem descobrir mais detalhes sobre as fotos publicadas. Uma única mesa posta num #almoçoemfamília ou #happyhour compartilhado no Instagram pode nos revelar insights como:
O problema é simples de ser resolvido se olhamos para uma única foto do almoço em família. Porém, experimente analisar milhares ou milhões de fotos em tempo real?
Para solucionar este problema, combinamos o Buzzmonitor com tecnologias que permitem o monitoramento de contextos e a identificação de logos e marcas, ainda que elas não sejam mencionadas nos termos ou hashtags das imagens compartilhadas em redes sociais. Assim, uma marca de bebidas, por exemplo, consegue entender qual é o seu share of voice dentro do recorte de publicações feitas no Instagram que levam apenas a #drink ou #drinkdodia e aumentar o seu talkability olhando para o mar aberto.
Esta metodologia tem três etapas:
Seguindo o mesmo processo descrito acima, monitoramos uma base limitada de 1.000 imagens, apenas para fins de estudo e identificamos 611 logos de produtos, sendo que 43 deles pertenciam a uma única marca. Então, colocamos o foco de estudo nela e analisamos quais objetos estavam associados às aparições; identificamos o seguinte:
Presença de temas identificados no monitoramento de imagens
Ainda, identificamos que os três principais públicos que realizaram as postagens foram:
Com base nesses learnings, foi possível chegar a alguns insights valiosos:
Insights e benefícios para as marcas:
O monitoramento de imagens através do Buzzmonitor está disponível sob demanda e pode ser disponibilizado a qualquer momento. Consulte nossa equipe de negócios.a
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Tags: Audience Insights, Monitoramento, Tendências de Consumo