Publicado por Natália Constantino
Publicado a 11 de janeiro de 2022
O ano de 2021 foi, sem dúvidas, bastante atípico para as pessoas, tanto no âmbito de suas vidas pessoais como para os negócios. Com a continuação do lockdown, campanhas de vacinação, crises políticas e novas variantes do Coronavírus, alguns dos comportamentos já presentes na vida das pessoas em 2020 se acentuaram e outros começaram a indicar um retorno de uma vida um pouco mais aberta, mas, de todas as formas, carregando mudanças de comportamento que tendem a se manter no futuro.
A fim de apontar os novos caminhos para o ano, o Head de Insights do Grupo Elife, Breno Soutto, conduziu um reporte com 10 tendências para 2022. São comportamentos que estarão presentes no dia a dia das pessoas e empresas e que poderão ajudar você a tomar decisões para navegar no ano que entra.
Com o uso mais intenso das casas durante o lockdown, o espaço doméstico assumiu novas funções e, em muitos casos, virou centro de trabalho, lazer, estudo e esportes. As novas atividades levaram o brasileiro a repensar seus espaços domésticos e adequar suas casas às novas exigências.
Retirar a responsabilidade (ainda que em partes) do departamento de Marketing da produção de conteúdo e embarcar na onda do creator’s economy parece ser um comportamento que se intensificará em 2022.
Assistentes virtuais estão cada vez mais presentes na vida das pessoas – segundo uma pesquisa da Ilumeo realizada com brasileiros, seu uso cresceu 47% durante a pandemia.
A compra de bens de alto valor agregado parece estar abrindo lugar a uso compartilhado e aluguel no comportamento brasileiro.
Brand Territory é uma metodologia proprietária Elife CX + SA365 que permite à marca criar pautas de conteúdo que alinhem sua comunicação e sua missão, visão e valores de maneira adequada à percepção de seus públicos. A análise também garante à marca a possibilidade de readequar e expandir seus territórios de posicionamento.
Buscando posicionamento mais completo, que ofereça mais soluções ao usuário e o retenha mais tempo conectado, o WhatsApp começará a testar a funcionalidade de “páginas amarelas” em seu diretório de negócios.
Metaverso é o mundo virtual imersivo para onde parte da internet está se voltando e, embora ainda sem uma perspectiva sólida de chegada, se aproxima eminentemente de nosso dia a dia. Um dos passos mais importantes neste sentido foi dado recentemente por Mark Zuckerberg ao combinar aspectos de realidade virtual com dados sociais do Facebook com a promessa de uma nova experiência de uso.
Este é um modelo de alocação em que a contratação de pessoas para desenvolver serviços acontece on demand, sem a necessidade de vínculo definitivo de pessoal.
O social commerce, estratégia de comercialização online focada em redes sociais ou outras plataformas de mídia social, como WhatsApp ou Facebook Messenger, é uma forma de negócio que se fortaleceu bastante durante a pandemia, principalmente para pequenos negócios no Instagram.
Se você quer aprender a como iniciar o Social Commerce pode impulsionar as vendas no Instagram, selecionamos aqui dicas de especialistas da Prepi. Startup que estruturas lojinhas na rede social.
Hoje as NFTs (sigla em inglês para nonfungible tokens) são valores e bens existentes primariamente de forma digital, mas estes tokens – que permitem o rastreio completo do produto e garantem sua autenticidade e originalidade desde a sua linha de produção até o proprietário final, incluindo informações sobre pessoas que o possuíram, participantes do processo de criação e outras dados sobre o produto – podem agregar valor a produtos reais e fazer sua migração ao mundo tangível.
Quer descobrir mais sobre cada uma das tendências? Acesse a landing page com o report completo.