Case de sucesso Swift | Como uma grande marca pode usar a automação para dar um salto nas vendas?

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Publicado a 15 de julho de 2022

Nos últimos anos, o mercado observou a drástica mudança na forma em que empresas e seus consumidores se relacionam.

As redes sociais entraram em cena com um forte potencial de geração de negócios e manutenção de relacionamentos.

Assim também foi com os aplicativos de mensageria. Olha esses dados:

 

  • O WhatsApp é o aplicativo de mensageria mais utilizado no Brasil e está presente em 99% dos smartphones brasileiros, de acordo com pesquisa Panorama, realizada pelas empresas Mobile Time e Opinion Box (2020).

 

  • Dos mais de 1,3 bilhões de usuários ativos por mês no mundo, 120 milhões se encontram no Brasil.

 

  • 78% dos usuários do WhatsApp se comunicam com empresas para tirar dúvidas sobre produtos e serviços.

 

  • 60% desse público efetua compras pelo WhatsApp, ainda de acordo com a pesquisa Panorama.

 

Esses dados evidenciam a importância de estar atento ao atendimento via WhatsApp. Mas, afinal de contas, o que pode ser feito para alavancar as vendas por meio do app?

Nós vamos responder a essa pergunta ao apresentar a Swift, um case de sucesso da Elife.

 

O que a Swift buscava?

A Swift é uma empresa que vende carnes bovinas, frangos, pescados, entre outras proteínas, tudo de forma online.

Como vimos, manter a proximidade com os clientes por meio do WhatsApp pode ser uma estratégia determinante nos processos de vendas e fidelização e, consequentemente, sucesso de uma empresa.

O WhatsApp é um canal de alto potencial, por permitir uma personalização e humanização do atendimento, além da agilidade e facilidade de acesso, tamanha sua presença nos smartphones brasileiros.

O desafio da Swift era aumentar a intenção de compra no delivery e tirar o máximo proveito desse atendimento personalizado que o WhatsApp pode oferecer enquanto canal.

 

Como a Elife atuou?

A Elife é uma empresa global, surgida em 2004, especializada em Gestão do Relacionamento Digital. Com mão de obra e gestão de especialistas, metodologias ágeis de trabalho, tecnologia e automação.

Oferece a única solução do mercado que contempla a criação, monitoria, ajustes e melhorias contínuas no chatbot, e não apenas uma plataforma. 

E foi com essa estratégia que começou a atuar junto à Swift, entrando em cena com uma nova estratégia do que a empresa exercia até então: criou um novo número de contato com os consumidores, dedicando foco total no atendimento. 

Nosso time escreve a árvore de decisão dos temas que serão automatizados no chatbot, transformando informações de FAQs, Suporte ao Cliente e Vendas em um fluxo guiado e conversacional.

Em seguida, implantou um novo canal de vendas, que consiste em entrar em contato com os usuários que iniciaram as compras, mas abandonaram os carrinhos.

 

Quais os resultados?

A inteligência artificial pode alavancar qualquer negócio por meio do WhatsApp. Os resultados, de modo geral, são vários:

 

  • Com a automação do primeiro contato do seu cliente no WhatsApp sua empresa consegue oferecer uma nova experiência de compras e relacionamento. O chatbot é capaz de fornecer acesso rápido às informações de seus produtos ou serviços.

 

  • O chatbot é uma ótima solução para aumentar a retenção e não perder nenhuma venda. No WhatsApp, o chatbot pode qualificar os contatos, efetuar transações e encaminhar mensagens para o time de vendas, por exemplo.

 

  • Ofereça um suporte ágil, status de compras automatizado e pesquisas de satisfação instantâneas para feedbacks. Caso o cliente precise entrar em contato com a sua empresa, o chatbot atende os casos relacionados à experiência de compra, como abertura de chamados, dúvidas, status de pedido, reclamações, suporte técnico.

 

  • Os bots também otimizam o fluxo do negócio, oferecendo mais agilidade nos processos ao atender pessoas e departamentos na empresa por meio da inteligência artificial.

Mas, com a Swift, podemos destacar:

A Swift registrou o aumento no número de clientes que compram via WhatsApp em 755%.

Assista ao case com mais informações:

O potencial do Chatbot ficou evidente. O poder da Inteligência Artificial que otimiza o atendimento e a experiência do cliente, também.

Quer saber mais? Entre em contato ou veja mais detalhes sobre o chatbot para WhatsApp da Elife acessando nossa página!