Stranger Topics: Nem todos dados são ativos, com João Durmmond, da Crawly

Publicado por

Publicado a 17 de novembro de 2022

O Stranger Topicsé um podcast de entrevistas com pessoas que trabalham com inovação, tecnologia e sabem da importância do conhecimento no avanço da ciência.

Hoje, a conversa é com João Drummond. Sua vida profissional começa na área de desenvolvimento, na Accenture, antes de criar suas primeiras startups, a TagPlus e, depois, fundou a Yoozon, que ganharam escala atuando no Brasil, Chile e Estados Unidos. 

Também tem experiência em eventos, na organização do primeiro Startup Weekend em Belo Horizonte e o primeiro Startup Week da América Latina, além de diversos outros eventos na área de negócios e tecnologia.

Seu grande empreendimento, a Crawly, começou no mundo dos dados, em 2017, e se transformou em uma referência em aplicações para big data. Também criou a Plexi, uma plataforma para agilizar processos manuais de consultas em servidores públicos.

“A Big Data é a coleta de dados em grande volume, de diversas fontes; fontes internas das próprias empresas, algumas vezes elas fazem as coletas de dados de forma pública, vão pegar dados públicos, pegar informações diversas, que estão disponíveis na internet. Então, essa junção de dados, esse acumulo de dados, aí, gera o que a gente vê como Big Data”, explica João Durmmond, durante o bate-papo.

“Só que a gente tem também uma concepção que tem vários tipos de como armazenar esses dados. Tem a forma desordenada, onde você armazena os dados e não tem muita forma de estruturar aquilo, utilizar para análise; então guardam-se muitos dados aí, não tem muito objetivo, acontece com bastante frequência. E tem a forma onde você realmente guarda essas informações em diversos sistemas aí, para que você consiga consumir isso aí, cruzar uma coisa com a outra”, acrescenta.

Se você quer ter acesso ao programa completa, acompanhe pelo Youtube:

Também pelo Spotify:

Ou acesse o tocador de podcast da sua preferência!