Publicado por Natália Constantino
Publicado a 18 de novembro de 2022
O dia 20 de novembro marca o Dia Nacional da Consciência Negra no Brasil. É nesta época que vemos um boom de publicidades digitais acerca do tema, com imagens de pessoas negras estampando campanhas, como mostra o estudo realizado pela Elife sobre “A diversidade das grandes marcas na comunicação digital”, publicado anualmente.
E por que esse recorte é importante para as marcas?
Políticas afirmativas, inclusão social e campanha contra descriminação racial e violências associadas não podem ser realizadas de qualquer forma, sob risco de empresas serem julgadas como oportunistas.
Com a grande diversidade de canais online disponíveis, e a comunicação cada vez mais aberta para que consumidores se coloquem e, também, cobrem posicionamentos, é preciso entender como construir conteúdos de qualidade, mas também de real impacto social.
“Percebemos que tivemos um crescimento, quando comparamos com os anos anteriores, da participação da população negra nessa comunicação online. Chegou a 44% o número de postagens que contam com um ou mais pessoas negras”, explica o head of insights da Elife, Breno Soutto.
Qualitativamente, essa presença também ganhou destaque. “Durante o lockdown, essa presença de pessoas negras estava ligada muito à adversidade, superação de dificuldade financeira. E agora voltamos ao uso de consumo de produtos e serviços”, completa Breno.
Este é o primeiro de uma série de textos que vamos publicar até o dia 20 de novembro, falando sobre o Dia da Consciência Negra e como as grandes marcas podem trabalhar para uma publicidade inclusiva e diversa.