Stranger Topics: Use estratégia nas compras, com Leo Cavalcanti, da Linkana

Publicado por

Publicado a 16 de março de 2023

O setor de compras passou por diversas transformações, evoluiu, adquiriu visão estratégica e agora atende pelo nome de procurement. Essas transformações e as estratégias a utilizar nas compras são o tema do episódio 20 de Stranger Topics, o podcast que debate inovação e tecnologia com profissionais ligados ao universo das startups. 

Neste episódio, o entrevistado é Leo Cavalcanti, CEO e cofundador da Linkana, startup do setor de procurement. Ele fala sobre como esse campo, que cadastra e faz a análise de risco dos fornecedores, se tornou popular no Brasil e como grandes empresas estão analisando seus fornecedores.

Um evento marcante no âmbito de procurement foram os desdobramentos da Operação Lava-Jato, que destacou a importância da transparência, governança, análise de risco e investigações de conflitos de interesse em diferentes áreas das empresas. Leo Cavalcanti aponta que escolher e estudar bem o fornecedor é estratégico para as empresas, pois, em média, 60% do faturamento de uma organização é direcionado para gastos com fornecedores.

“Muitas partes da própria produção da empresa são terceirizadas a fornecedores e prestadores de serviço, ou seja, cada vez mais o sucesso de uma empresa está ligado ao bom desempenho da sua cadeia de fornecedores”, diz Leo Cavalcanti. 

Leo também fala sobre a importância da agenda ESG, que envolve questões ambientais, sociais e de governança. Segundo o CEO da Linkana, uma maneira para comprar estrategicamente é escolher e cadastrar fornecedores sem pendências ambientais, problemas reputacionais e associação a mídias negativas.

Isso porque essas complicações não estão ligadas à agenda ESG e aos critérios de boa governança, que você pode conferir no novo episódio de Stranger Topics.

Durante a conversa, Leo ainda analisa o ocorrido nas vinícolas da Serra Gaúcha em que, neste ano, fornecedores foram denunciados por fazer uso de trabalho análogo a escravidão. O CEO alerta para os riscos de reputação que uma empresa pode assumir caso não faça a análise correta dos seus fornecedores.

Para saber mais sobre como o procurement se tornou mais conhecido no Brasil, como grande empresas estão analisando seus fornecedores e mais sobre a Linkana, ouça o episódio no Spotify:

Ou pelo Youtube: 

Stranger Topics também está disponível no Deezer e no Google Podcasts. Acompanhe!