Stranger Topics: Uma aula sobre EAD, com André Tanesi, da Descola

Publicado por

Publicado a 15 de setembro de 2023

No episódio 26 de Stranger Topics, podcast com foco no universo das startups, André Tanesi, fundador e CEO da plataforma de cursos online Descola fala sobre os desafios da educação a distância

Mais especificamente, a Descola é voltada para formação e desenvolvimento de habilidades interpessoais, também conhecidas como power skills. Liderança, pensamento crítico e criatividade são algumas dessas habilidades.

André Tanesi também aborda o crescimento do seu negócio e as diferentes fases enfrentadas pela startup até se tornar uma referência dentro do universo competitivo das iniciativas para EAD. 

O atual CEO e seus sócios começaram do zero, com uma ideia na cabeça e alguns códigos à mão, até passarem por três programas de aceleração. Desde então, a Descola cresceu, acertou, errou, mudou de direção e hoje se destaca como uma das melhores startups de educação em ranking aberto. A empresa cresceu com mais de 150 cursos e uma carteira de clientes ativos que superou a centena. 

Durante o episódio, ainda são oferecidas dicas valiosas sobre ouvir o consumidor para os empreendedores digitais que estão erguendo sua própria startup:

“O primeiro curso que fizemos foi um vídeo com duas horas de duração. E aí, um aluno falou para a gente: ‘Cara, legal, mas eu achei muito difícil assistir tudo de uma vez. Eu preciso que sejam vídeos mais curtos’. Então, começamos a entrevistar alunos, até entender e chegar num número de vídeos de até sete minutos. A gente modela o conteúdo pensando em uma experiência que, em sete minutos, entregue um conceito. Amarramos, fechamos e vamos para o próximo conceito, também em sete minutos”.

Tanesi também destaca a importância de compreender as razões de uma negativa do consumidor: “O ponto aqui é você aprender a escutar o não, e não desistir, obviamente, mas entender o que está por trás disso”. 

Além disso, também conta o que ensinaria em uma aula sobre como montar sua própria startup

“Que conteúdo eu falaria para uma pessoa que quer começar a empreender? Vai conversar com empreendedores que estão dispostos a te falar o lado verdadeiro de empreender. Não só o lado legal, o lado bonito, que de fato é mesmo, é muito legal, é muito bonito construir, crescer, aprender, mas tem muito lado difícil… o lado da incerteza, da solidão, da falta de segurança financeira, muitas vezes. Então, tem coisas difíceis na hora de empreender e que acho fundamental você saber que isso acontece ou que isso existe, para que possa tomar essa decisão de uma forma mais consciente.”

É a primeira vez na história do Stranger Topics que a conversa gira em torno de uma startup na área de EAD, setor bastante pulverizado e super competitivo. Não deixe de conferir este novo episódio, já disponível no Spotify:

Ou no YouTube:

Você também pode ouvir todos os episódios de Stranger Topics no Deezer ou no Google Podcasts!