Publicado por Camilly Vairo
Publicado a 13 de maio de 2021
Pessoas que saiam todos os dias para trabalhar agora trabalham em casa. Viagens agora fazem parte de um plano futuro. A pandemia mudou a rotina do mundo e também a forma como as pessoas se locomovem, seja em automóveis próprios, transportes públicos ou através da economia compartilhada dos aplicativos de transporte.
Antes da pandemia, a previsão era que até 2025 a economia compartilhada iria faturar U$335 bilhões, no entanto todas as perspectivas se tornaram incertas. Um exemplo é a gigante Uber, que em abril de 2021 sofreu uma queda de 80% na sua rotatividade de carros. Para permanecer na vida dos consumidores, os meios de locomoção precisam estar atentos aos novos anseios dos seus usuários e se reinventar constantemente em busca de inovações e novas estratégias que facilitem o atendimento aos seus clientes em todas as plataformas de interação.
Para analisar como está a satisfação dos brasileiros com os apps de transporte e como as marcas estão se relacionando com eles, fizemos um benchmarking de 11 apps que são referência no segmento de transporte. Confira os resultados dos 161.906 reviews de janeiro a maio de 2021, analisados pelo núcleo de estudos da Elife.
De janeiro a maio de 2021, a BlaBlaCar foi a marca com melhor score e mais bem avaliada no Google Play Store, com 4,6 estrelas. Em seguida, aparece o Moovit, com uma média geral de 4,2 estrelas. Já os apps menos queridos são o Easy Taxi, pertencente ao Cabify, e o Wappa.
O score define a proporção de avaliações positivas recebidas por um app e no ranking os aplicativos de carona foram os mais elogiados pelos brasileiros. Já os de transporte privativo tiveram as piores médias de score e avaliações.
Confira a média de score, estrelas e quantidade de reviews por tipo de app:
No acumulado do período de janeiro a maio de 2021, os apps de transporte receberam 161.906 comentários nas lojas do Google Play. Desses, apenas 7% (11.2 mil em números absolutos) foram respondidos.
Quando falamos de sentimento, 49% dos reviews foram positivos e 20,3% negativos.
Ano passado, no mesmo período (janeiro a maio de 2020), as lojas de aplicativos de transporte tiveram um volume de 460 mil reviews, 65% a mais que em 2021.
A maioria dos apps de transporte estão fazendo o responding, solucionando principalmente os casos negativos dos clientes. Apenas as marcas Uber e Leve-me tem taxa de resposta de 0%.
No Google Play, o app da 99 e da Uber possuem 75% do total de reviews em relação às outras marcas. Já na Apple Store o cenário é bem diferente, como podemos ver no gráfico de volume de comentários.
A 99, por exemplo, app com maior volume de comentários, possui mais de 74 mil reviews no Google Play, enquanto na App Store, pouco mais de 1000 comentários.