Publicado por Camilly Vairo
Publicado a 20 de maio de 2021
Com mais tempo em casa e os cinemas fechados, os brasileiros nunca consumiram tanto conteúdo em vídeo, hábito acelerado pela pandemia. De acordo com o estudo Inside Video do Kantar Ibope Media, o Brasil bateu recorde de vídeo em 2020 e aproximadamente 99% das pessoas assistiram a esse formato na TV, redes sociais, lives, chamadas ou plataformas de streaming. Tanto, que o consumo dos brasileiros em relação aos streaming é de 62%, bem acima da média mundial de 50%.
As plataformas são um mercado promissor por aqui e atualmente ocupamos o segundo lugar mundial em assinaturas do Netflix. Mas não é só a praticidade do serviço que atrai e fideliza assinantes: o suporte nos canais digitais também faz parte da experiência do cliente.
Em busca de entender a presença do segmento de streaming nas lojas de aplicativos, a Elife analisou 120 mil comentários do Google Play e iOS no período de janeiro a maio de 2021. Para o estudo, foram consideradas 6 marcas: Netflix, Amazon Prime, Disney +, Telecine, globoplay e HBO GO.
Veja quais foram os main findings:
De janeiro a maio de 2021 a Netflix ficou no topo das avaliações, reviews e score. Apesar da ótima percepção dos seus clientes, a plataforma não interage com o público e nenhum dos comentários foi respondido. Na comparação do mesmo período do ano passado, o seu score diminuiu 4 pontos (de 84 para 80) e a média de estrelas 2 (de 4,2 para 4).
Em 2020, o HBO Go estava em último lugar no score e avaliações, o que permaneceu em 2021.
Um fato interessante é que a globoplay, líder nacional em assinantes, está entre as piores colocações no ranking dos apps de streaming em 2021. De janeiro a maio deste ano, ela está com média de 2 estrelas e 41 de score, ficando assim na 5ª posição das 6 marcas e caindo duas posições em relação ao ano passado. Em 2020, a plataforma estava em 3º lugar, com 58 de score e média de 2,9 estrelas.
Somando o Google Play e App Store, as 6 marcas analisadas receberam 120.971 mil comentários. Desse volume: