Publicado por Clara Batista
Publicado a 23 de novembro de 2023
Na aquisição de leads, o Coolhunting, ou identificação de tendências, desempenha um papel fundamental, inserindo a marca na rotina do usuário sem uma abordagem direta de vendas. Em vez disso, inicia-se uma interação sobre temas cotidianos, estabelecendo uma lembrança memorável e uma conexão humanizada entre o público e a marca. Mesmo que o possível comprador não manifeste interesse imediato no produto, a marca permanece na mente, reforçando sua presença e ampliando o Talkability, ou seja, as discussões e repercussões sobre a empresa.
Neste cenário, a renomada marca de whisky global, Johnnie Walker, encarou o desafio de engajar organicamente seu público nas redes sociais, sem criar expectativas de oferecer recompensas ou parcerias.
Para alcançar esse objetivo, a Johnnie Walker contou com a expertise da Elife, que desenvolveu uma estratégia baseada nos princípios do Coolhunting para potencializar o Talkability da marca.
Por se tratar de bebidas alcoólicas, existe uma série de restrições sobre a comunicação entre marca e público. Seguindo determinadas diretrizes, a equipe da Elife identificou uma oportunidade de interação com um usuário na plataforma X (anteriormente conhecida como Twitter), que expressou o desejo de celebrar mais um aniversário.
Veja a interação entre a marca e o usuário:
A primeira resposta recebida pelo time da Elife foi de outro usuário, aparentemente o namorado da internauta em questão. Para manter o fluxo da conversa, a interação com ele foi mantida.
Posteriormente, a equipe da Elife escolheu examinar o perfil do usuário nas redes sociais para compreender seus interesses, permitindo criar uma resposta mais personalizada.
Durante a análise, identificou-se que o internauta tem grande afinidade com o basquete. Portanto, a resposta elaborada foi centrada nesse interesse específico:
Examinando o perfil de Instagram da internauta com quem foi realizada a primeira
interação, identificou-se que ela era cantora. A equipe Elife, então, usou o nome de uma música da internauta para personalizar a interação.
Como resultado, a mensagem da internauta com a qual a equipe Elife interagiu teve, até o presente momento, 699 impressões, 6 curtidas e 2 retweets. Já a primeira interação da marca com a internauta obteve 95 impressões e 1 curtida. Uma das outras respostas da marca atingiu 144 impressões e 3 curtidas. O número de impressões que a marca teve, somando todas as interações feitas através do perfil da Johnnie Walker, resultou no total de 501 impressões.
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Considerando o amplo alcance obtido pela interação, evidencia-se a importância para grandes marcas de manterem contato direto com seu público. Os consumidores apreciam a atenção e o tratamento oferecidos, sem pressões para aquisição de produtos ou abordagens invasivas. Essa abordagem gera uma percepção positiva da marca, aumentando sua visibilidade e reputação no quesito relacionamento com o consumidor.
Entre em contato com nossa equipe pelo e-mail negocios@elife.com.br para receber uma proposta de como podemos elevar a presença digital da sua empresa, além de proporcionar interações significativas com os consumidores.