Case de sucesso Droga Raia: Como ganhar mais engajamento no TikTok?

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Publicado a 13 de outubro de 2023

As redes sociais desempenham um papel significativo na forma como as empresas se comunicam e interagem com seus consumidores. 

Ao acompanhar conversas, comentários e mensagens dos clientes, as marcas podem adquirir informações valiosas sobre suas necessidades, desejos, críticas e elogios. Essa coleta de dados oferece insights profundos que podem ser utilizados para melhorar produtos, serviços e estratégias de marketing.

Nesse contexto, a rede de farmácias Droga Raia enfrentou o desafio de identificar vídeos relacionados à marca no TikTok. O que não é tão fácil assim, uma vez que a plataforma não disponibiliza uma API de monitoramento para coletar dados em ferramentas de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM, na sigla em inglês). 

Diante desse cenário, a Droga Raia buscou a parceria da Elife para solucionar essa demanda e extrair informações valiosas da plataforma TikTok.

Levantamento de tendências

Em um primeiro momento, foi realizada uma busca manual dentro da própria plataforma TikTok para localizar publicações relacionadas à Droga Raia. Utilizando a técnica de coolhunting, que consiste na identificação de tendências, a equipe da Elife encontrou um vídeo no TikTok que recomendava produtos disponíveis na rede de drogarias.

A partir dos recursos de filtragem oferecidos pelo TikTok, que permitem ordenar os vídeos por data de publicação, relevância e número de curtidas, e pelo uso de palavras-chave e hashtags relevantes, a Elife conseguiu localizar conteúdos recentes que também tivessem uma quantidade significativa de curtidas.

Nesse processo, um vídeo que oferecia dicas de produtos da Droga Raia se destacou. A criadora do conteúdo não menciona explicitamente a farmácia no vídeo ou na legenda, mas a equipe conseguiu identificar que era uma unidade da Droga Raia em Porto Alegre. Além disso, a usuária recomendou produtos da marca Needs, exclusiva do Grupo RD (Droga Raia e Drogasil), que é amplamente reconhecido no varejo farmacêutico.

Após análises detalhadas, a Elife sugeriu algumas interações possíveis para a publicação, para decisão do Grupo RD. O comentário foi cuidadosamente elaborado para refletir o tom de voz da marca e estabelecer um diálogo construtivo com a influenciadora e o conteúdo que ela compartilhou, resultando em uma interação positiva e criativa.

Engajamento positivo

Como resultado, a interação até o momento alcançou 307 curtidas, além de receber uma resposta da criadora de conteúdo. Vale ressaltar que a publicação original acumula mais de 40 mil likes e o comentário da Droga Raia é o mais apreciado dentre todos. 

Esse engajamento foi conquistado por meio da estratégia de coolhunting, que visa aumentar a visibilidade da marca nas redes sociais, indo além do atendimento presencial.

@beautydaduda

Já usou algum desses produtos? Algumas opções que eu gosto muito de usar, não esqueçam de sempre conferir se é uma boa pro tipo da tua pele! #skincare #dicas 🩷🥰

♬ Au Revoir – Sweet After Tears

O case de sucesso foi uma conquista do Squad Lumos, com destaque para o analista Pedro Guilherme Barbosa e os gerentes do time de atendimento, Yandra Silveira e Victor Bernardo.

Quer saber mais? 

Quando clientes compartilham experiências positivas com a marca em suas próprias redes, isso não apenas reforça o relacionamento com os seguidores existentes, mas também atrai a atenção de novos seguidores e potenciais consumidores. 

O serviço de Social Intelligence da Elife possibilita traçar estratégias de alto impacto para a sua marca, a partir de análises que envolvem:

  • Monitoramento de redes sociais. 
  • Gestão de crises. 
  • Identificação e gestão de influenciadores. 
  • Tendências e jornada do consumidor. 
  • Pesquisa de mercado. 
  • Consumer-centered Monitoring. 
  • Brand Logo Detection. 
  • Social Wall.

Entre em contato com nossa equipe pelo e-mail negocios@elife.com.br para receber uma proposta de como podemos elevar a presença digital da sua empresa, além de proporcionar interações significativas com os consumidores.

Leia também: Case Ri Happy: A importância da inclusão e a Social Intelligence da Elife