Bots que salvam vidas

Publicado por

Publicado a 29 de março de 2017


2017 chegou com a promessa de inovações tecnológicas que irão influenciar a forma como as pessoas se comportam e se relacionam com empresas. Entre as tendências da Comunicação e Marketing para este ano, que você pode conferir no nosso Ebook Tendências para 2017, citamos que 2017 seria o ano que falaríamos com robôs.

O que não previmos foi que os robôs iriam lidar com demandas tão nobres, como por exemplo conversar com pessoas que sofrem problemas de alcoolismo.

É exatamente essa a proposta da página Amigo Anônimo. Agora é possível compartilhar dúvidas, medos, conquistas, receios e superações em conversas privadas no Messenger da página, um bate-papo feito diretamente com um chatbot pronto para enviar uma mensagem de conforto para quem precisar no momento.

Com o surgimento de Bots em 2016, ferramenta de automatização do atendimento ao cliente através do Facebook Messenger, diversas empresas adotaram essa tecnologia para agilizar o SAC 2.0 de suas marcas. Para citar algumas temos a Cacau Show, a Vivo e a Tommy Hilfiger.

Os chatbots se relacionam com os clientes sem intervenção humana e de forma privada através de respostas pré-programadas baseadas nas perguntas e frases mais frequentes usadas pelo consumidor. Com isso o atendimento se torna mais rápido e eficaz, garantindo que nenhum cliente fique sem resposta. A ideia não é acabar com o contato humano, mas sim criar uma nova relação com quem está do outro lado da tela.

E é justamente por criar uma nova relação com quem está interagindo do outro lado que, além de usar chatbots para atender à demanda de solicitações de clientes, agora essa ferramenta já é usada para casos mais pessoais e que demandam mais atenção.

Esse é um exemplo de como a comunicação e as relações humanas estão se moldando através das novas tecnologias que estão surgindo. O contato humano não deixará de existir, mas momentos em que se precisa de um amigo e não há com quem conversar haverá um chatbot pronto para te ajudar.

Confira mais sobre o bot da Amigo Anônimo: http://bit.ly/2o8mnqZ