A revolução dos micro-momentos

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Publicado a 3 de outubro de 2017


Em 2015 a Google apresentou pela primeira vez o conceito de micro-momentos: rápidos momentos popularizados pelo mobile, onde o consumidor toma uma decisão em alguns segundos pelo seu telefone, como buscar por novos restaurantes, consultar preços ou procurar qualquer nova informação. Neste momento ele decidirá ir ou não a algum lugar, comprar ou não algum produto. E a isto a Google deu o nome de micro-momento.

Durante essas buscas o consumidor deseja ter seus problemas resolvidos de forma instantânea e por isso ele sempre irá recorrer às marcas que satisfaçam às suas necessidades de forma imediata. Assim os micro-momentos estão transformando a forma como empresas se relacionam com seus consumidores: agora o mais importante é estar presente no micro-momento em que seu consumidor precisar de você.

Marcas entenderam o impacto dos micro-momentos na jornada do consumidor. Campanhas agora devem ser criadas pensando em dados comportamentais, para que elas possam ter o efeito esperado no público certo. O grande desafio para as empresas é descobrir justamente em qual micro-momento seu público estará receptivo para receber e absorver a mensagem que se deseja passar. É preciso se conectar com seu público no momento exato em que ele estiver precisando do seu serviço e/ou produto. Em qualquer outro momento o seu esforço será em vão.

 

A transformação do consumidor

O público já não é mais o mesmo. O consumidor está cada vez mais exigente, buscando informações mais imediatas e que possam resolver seus problemas em apenas alguns segundos. O mobile permitiu essa transformação do consumidor, que hoje pode obter todas as informações que deseja em um dispositivo móvel.

Este mesmo consumidor está mais informado. As pessoas desejam tomar as decisões corretas para suas vidas e para isto muitas vezes recorrem a respostas em seus smartphones. Com a possibilidade de fazer pesquisas, as decisões se tornaram mais embasadas e mais fáceis de serem feitas. Pessoas buscam pela palavra “melhor” ao avaliarem informações de compra: nos Estados Unidos, buscas pela palavra “best” cresceram 80% nos últimos anos, segundo pesquisa da Google. Isto mostra que os consumidores procuram pelo “melhor” restaurante, pela “melhor” loja de roupas online, e assim por diante. E marcas que aparecerem nesta pesquisa sairão à frente de seus concorrentes.

Outro aspecto é o timing: o mobile tornou a vida dos consumidores mais ágil e prática. Por isso o público espera que as marcas possam também responder às suas necessidades de forma imediata, no momento em que ele precisa daquele produto ou serviço. Outro dado da Google mostra que, em relação a um ano atrás, hoje os usuários de smartphones estão 50% mais inclinados a fazerem uma compra imediatamente enquanto estão o usando o aparelho.

E por fim, o consumidor deseja resultados sob medida, feitos de acordo com a geolocalização onde estão durante a busca. Com apenas poucas palavras, o consumidor já deseja encontrar o que ele espera perto dele. Isto se reflete também em sites e aplicativos: o público tende a comprar em lojas que tenham informações geolocalizadas em seus sites e apps.

 

A Geolocalização

A tecnologia da geolocalização trouxe para este mercado um novo leque de possibilidades de interagir diretamente com seu público. A partir da localização dos consumidores é possível que marcas se conectem com pessoas em locais específicos.

Com a geolocalização é possível criar anúncios que irão gerar impacto no público que tem interesse nas atividades naquela área e também entender o comportamento do consumidor, para assim criar campanhas que irão atingir aquele público no micro-momento em que ele precisar daquela informação. Segundo dados da Google, cerca de um terço das buscas feitas em aparelhos móveis estão relacionadas à localização.

Imagine que sábado à noite um potencial consumidor está procurando um restaurante para jantar. Ao fazer uma pesquisa em seu smartphone, rapidamente irá aparecer uma série de restaurantes próximo à região em que ele estiver. Se você tiver um restaurante naquela localização e usar a geolocalização a seu favor, você poderá impactar aquele potencial consumidor no micro-momento em que ele mais precisa do seu serviço.

Há uma tendência pela expectativa da relevância local durante as pesquisas feitas pelos consumidores. Ninguém deseja encontrar um restaurante de difícil acesso, mesmo que na pesquisa os internautas não escrevam “perto de mim”. Esta é outra mudança identificada pela Google: nos últimos dois anos, as buscas comparativas sem usar a expressão “near me” cresceram 150% apenas nos EUA. Isso não significa que as pessoas não desejam mais localizar produtos e serviços perto de onde estão, mas sim que desejam encontrar exatamente aquilo que precisam usando poucas palavras. Assim como a pesquisa é imediatista, os resultados também devem ser.

O público espera que as marcas entendam o contexto de suas necessidades. Ninguém quer perder tempo, muito menos os consumidores. Eles esperam que apenas com algumas palavras as empresas já sejam capazes de entender o que eles desejam. E este é mais um desafio para as marcas: saber interpretar os pequenos sinais enviados pelo seu público.

 

Como se preparar para isso?

O comportamento do consumidor está em constante mutação. Mas um fato é certo: o público se tornará cada vez mais exigente, irá desejar cada vez mais informações imediatas e personalizadas. Marcas devem estar preparadas para esta transformação no comportamento do consumidor, para assim poderem agir no momento certo e impactar aquele público potencial no timing perfeito.

O estudo sobre os micro-momentos começou há dois anos com o advento do mobile. Hoje o desafio é adaptar o marketing às novas demandas do consumidor, cada vez mais conectado por meio de smartphones e que toma decisões tão imediatas quanto as necessidades que surgem em sua rotina do dia a dia.

Sua marca já se adaptou a este novo modelo de negócios? A hora é agora.

 

Fonte: Think with Google