Publicado por Natália Constantino
Publicado a 7 de dezembro de 2017
Na Avenida Paulista, em São Paulo, assim em outras capitais brasileiras, é impossível caminhar 500 metros sem ser importunado por pessoas fazendo vendas ou pesquisas de mercado. Um observador atento irá logo ver que a grande maioria das pessoas se sente invadida com a abordagem e fogem dos recenseadores.
O telefone é a mesma coisa. A impressão é que a pesquisa de mercado não evoluiu muito nas suas metodologias, se tornando um exemplar raro do que se fazia no século passado.
Um novo cenário
O Brasil hoje tem 208 milhões de habitantes, sendo que 100 a 150 milhões são usuários ativos no Facebook. É possível identificar estes brasileiros ali mesmo na Paulista: eles caminham de cabeça baixa mirando a tela do celular. No Brasil, 139 milhões de pessoas têm um celular. São Paulo tem 41 milhões de habitantes, enquanto 30 a 35 milhões deles são usuários ativos no Facebook.
Com a presença tão forte de pessoas cada vez mais conectadas ao Facebook, a investigação de mercado usando a internet ganha um novo significado. Acabam-se as desculpas de que a rede não consegue aferir opinião de determinadas segmentações sociais e as técnicas de coleta e análise de dados se sofisticam.
É preciso que marcas entendam que seu público agora está no celular o tempo todo e na internet, e não tem mais tempo nem paciência para responder questionários na rua ou por telefone. É a morte também dos longos questionários de pesquisa.
Uma nova forma de se obter inteligência
Esse novo cenário propõe uma nova forma de se obter inteligência. A partir da aplicação de questionários via Facebook Messenger, novas possibilidades surgem para as empresas.
Uma nova forma de perguntar
Os questionários se enquadram na nova realidade dos respondentes, que prezam pela objetividade e desejam saber não apenas o tamanho do questionário, mas o tema central da pesquisa e o que ele pode aprender com ela. Para isso usamos a “gamification”, na qual o respondente pode ter um diagnóstico da sua personalidade ou do seu perfil como resultado das questões que respondeu.
A linguagem deve ser objetiva, com menos introduções, menos texto e mais imagens. Além disso, o questionário deve ser ter blocos de até quatro perguntas, para evitar o abandono ao questionário.
A metodologia usada para a aplicação do estudo foi um questionário estruturado aplicado via Facebook Bot com segmentação de entrevistas por meio de mídia e questionário de filtro. A amostra é de 147 respondentes.
Todos os resultados foram obtidos por meio do questionário aplicado pela Juli no Facebook Messenger.
Os resultados da pesquisa
Perfil geral
Rituais de lavagem
Insight: pessoas mais velhas reportaram mais lavagens por semana do que as mais novas e há a forte presença de até três lavagens por semana em pessoas até 21 anos.
Insight: a maior presença de lavagens à noite para pessoas mais jovens e mais velhas pode indicar maior flexibilidade de horários.
Insight: cabelos secos, se levados com muita frequência, tendem a ficar ressecados. Já os oleosos precisam de maior recorrência para que não fiquem pesados.
Cuidados com os fios
Insight: mulheres mais jovens tendem a ser mais independentes, mas vão passando a adotar mais cuidados profissionais com a chegada da idade.
Insight: secador e chapinhas são necessários para dar acabamento aos cabelos lisos, ao passo que os crespos não lidam bem com esses processos.
Preferência por produtos
Insight: reconstrução é um aspecto importante para mulheres de cabelos crespos, que tendem a ter fios mais secos. Quanto mais próximos os fios são ao liso, mais a reconstrução perde espaço para o poder da hidratação.
Como escolhem?
Insight: os extremos de pessoas mais jovens e mais velhas que confiam mais em seus amigos do que na publicidade.
Mainfindings
Aqui você confere todos os resultados do estudo com detalhes:
Ficou interessado em fazer uma pesquisa de mercado utilizando a Juli? A pesquisa sobre cuidados capilares é apenas uma amostra do que pode ser feito.
De acordo com o briefing passado por cada empresa, uma infinidade de tipos de questionários de pesquisa de mercado podem ser aplicados via Facebook Messenger para a obtenção de resultados e insights como esses.