Jovens aprendem a criar bots para Google Assistant e Facebook Messenger

Publicado por

Publicado a 22 de fevereiro de 2019


A Elife, em parceria com o projeto MeMaker, iniciou em fevereiro um curso de formação para o desenvolvimento de chatbots para jovens do Instituto Shopping Recife (ISR). O objetivo é fazer a inclusão através do ensino de novas competências ligadas à tecnologia.

No primeiro curso, os jovens, a maioria alunos da comunidade Entra Apulso, aprenderam a criar bots que automatizam o atendimento ao consumidor nas plataformas Facebook Messenger e Google Assistant.

Cláudio Menezes, do time de chatbots da Elife, explica que o curso “surgiu com o objetivo de compartilhar nosso conhecimento sobre tecnologia, especificamente sobre chatbots, para ajudar na formação desses meninos, que muitas vezes não tiveram a oportunidade de ter acesso a uma universidade ou a cursos de tecnologia”.

 

A parceria com o projeto MeMaker foi o melhor caminho para tornar a ação realidade. Monica Bouqvar, idealizadora do MeMaker, explica que o projeto surgiu de sua inquietação ao perceber o medo que assola os jovens, em especial aqueles mais necessitados de conhecimento técnico formal que contribua para seu sustento. “Pensei: ‘cadê as oportunidades para estes adolescentes? O que o mercado precisa? Eles estariam preparados?’”, conta.

Toda a ação é gratuita e voltada para jovens de baixa renda. Para Cláudio, viver essa experiência com os jovens do Recife está sendo muito gratificante: “A sensação de ver os meninos se divertindo enquanto estão criando seu próprios bots não tem preço!”, diz.

 

Ele lembra da primeira vez em que eles testaram os bots: “Foi meio que uma mistura de felicidade com dúvida e mistério, tipo ‘Como assim o computador respondeu sozinho para mim?’ O que para a gente que trabalha e estuda isso parece ser a coisa mais simples do mundo, quando, por exemplo, um chatbot responde um oi, para eles é sensacional. Esses foi um dos melhores momentos do curso!”

Contar com o MeMaker para viabilizar este curso foi fundamental para tornar este sonho realidade, já que o fundamento do projeto também é oferecer conteúdo e conhecimento, possibilitando a criação de oportunidades para futuros mais promissores. E o curso de chatbots e DialogFlow é a oportunidade de jovens aprimorarem suas carreiras.

Segundo Monica, da MeMaker, uma atividade como esta é um “divisor de águas” na vida destes jovens. “Oportunidades de trabalho geralmente são para jovens aprendizes de auxiliar administrativo. Ao posicionar os jovens profissionalmente para desenvolvimento de tarefas mais avançadas e ligadas à digitalização das empresas, aí sim estamos falando ‘a língua do MeMaker’, que é ser maker do seu futuro, escolhendo como e onde de fato quer trabalhar”, explica.  

 

Para Cláudio, da Elife, o primeiro objetivo desta ação é tirar esses meninos da rua ou de frente da televisão. Essas ações são um escape da marginalização, da violência e do crime pelos quais jovens e crianças são cercados diariamente.

Outro objetivo esperado, segundo ele, “é fornecer a esses jovens conhecimentos que vão ajudar a melhorar seu desempenho na escola e também ajudá-los a se tornarem profissionais mais completos no futuro”, finaliza.

A segunda turma do Curso de Desenvolvimento de Chatbots acontecerá em março. Os jovens aprenderão a desenvolver um bot para o Google Assistant usando o software Google DialogFlow. Uma das actions previstas no curso, como são chamadas as aplicações do Google Assistant, será relacionada à cidade de Recife. O bot de voz fornecerá informações sobre a história da cidade, pontos turísticos e gastronomia.