Publicado por Natália Constantino
Publicado a 2 de maio de 2019
Nos dias 30 de abril e 1º de maio aconteceu em San Jose, Califórnia, mais uma edição da F8, conferência anual do Facebook para desenvolvedores. Ao longo dos dois dias de evento, foram anunciadas novidades para Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp.
A privacidade foi o grande ponto focal do evento, com direito a pregação de Mark Zuckerberg de que o “futuro é privado”, piadas sobre ele não ser a melhor pessoa para falar sobre o tema e muitas novidades.
A rede social aos poucos vai superando sua fase mais difícil. No final de abril, o Facebook divulgou os números do primeiro trimestre de 2019 e os resultados da empresa no começo do ano. Em março de 2019 foram registrados, em média, 1,56 bilhão de usuários ativos por dia na rede social, uma alta de 8% em relação à comparação anual. Por mês, a média é de 2,38 bilhões, um aumento também de 8%.
A empresa também estima que, em média, 2,1 bilhões de pessoas usam Facebook, Instagram, WhatsApp ou Messenger todos os dias e aproximadamente 2,7 bilhões de pessoas usam pelo menos um destes canais a cada mês.
Alexandre Gama, diretor de Customer Experience na Elife, participou dos dois dias da conferência e compartilhou conosco sua percepção sobre o evento:
“Saio do F8 este ano com duas ideias-chaves na cabeça. A primeira é que não devemos mais usar os conceitos de “ChatBot” nem “Automação”, mas sim “Messaging Experience”. Notei que não há mais uma divisão aparente entre esforços de Interações Automáticas e Humanas.
Não ouvi sequer a palavra ChatBot, em nenhuma palestra, durante os dois dias, pois os palestrantes já tomam como óbvia a ideia de que é preciso automatizar e ter pessoas por trás de toda experiência. A partir de agora o foco é na experiência de mensagem do consumidor e para isso as marcas devem lançar mão de esforços que garantam essa experiência: funcionalidades automatizadas, intervenções humanas, plug-in do canal nos sites e estratégias que gerem tráfego orgânico ou pago para o canal.
Alexandre Gama, da Elife, participou da F8 esta semana | Foto: acervo pessoal/ Alexandre Gama
A outra ideia é: ‘The future (of social media) is private.’ De resto, foi muita troca, contatos importantes, gente interessante e atualização dos valores e novidades do Facebook para os próximos anos”.
Foto: Acervo pessoal/ Alexandre Gama
Confira quais foram as principais mudanças divulgadas na conferência!
Fim do número de curtidas: ainda em fase de testes no Canadá, o recurso é uma experiência do Facebook para compreender se a supressão dos likes pode ter um efeito benéfico para os usuários da rede social. O Instagram é conhecido como uma das redes sociais mais competitivas e, por consequência, nociva para a saúde mental de alguns internautas.
Para amenizar isso, foi lançado o recurso “contagem privada de curtidas”, tornando necessário pedir permissão para ver o número de likes de uma publicação. Desta forma, o foco ficará apenas no conteúdo das fotos e dos vídeos divulgados no feed, evitando a competição por curtidas.
Novo modo de criação: a rede social também anunciou atualizações para a interface da câmera e um novo “modo de criação” para facilitar o compartilhamento de conteúdo sem foto ou vídeo. O uso de efeitos e adesivos será facilitado com este novo modo, permitindo que os usuários se expressem com mais liberdade e criatividade.
Foto: Reprodução/ iG Tecnologia
Levantamento de doações para causas sociais: os internautas poderão levantar fundos para organizações sem fins lucrativos usando um adesivo de doação nos Stories. Basta criar uma campanha e iniciar a arrecadação entre seus seguidores. Por enquanto a novidade está disponível apenas nos Estados Unidos, mas o Instagram deseja expandir o recurso para mais países.
Compras dentro do aplicativo: o Instagram está expandido a possibilidade de compras diretamente na rede social. Agora artistas, influenciadores, atletas e outros criadores também poderão vender seus produtos, o que antes era permitido apenas para empresas. Basta o usuário clicar na imagem e comprar o produto mostrado, sem ser necessário enviar mensagens pedindo mais detalhes.
Novo layout com destaque para grupos: o design da rede social para mobile e desktop será atualizado e uma nova guia será criada com grupos relevantes, além de um feed com todos os grupos que você participa.
Segundo o Facebook, essa remodelação serve tornar o Facebook mais do que apenas uma “rede social”, convertendo-o em uma “plataforma de comunicação focada em privacidade”.
Foto: Reprodução/ TugaTech
As opções para interagir com seus grupos também aparecerão ao longo do feed de notícias, permitindo que as pessoas conheçam novos amigos com mais facilidade. Hoje mais de 400 milhões de pessoas no Facebook pertencem a pelo menos um grupo na rede social.
Meet New Friends: nesta mesma atualização, foi adicionado um recurso chamado “Meet New Friends”. Ele conecta pessoas com algum ponto em comum (como uma escola ou trabalho, por exemplo). O recurso será integrado aos grupos do Facebook, permitindo que você conheça novos amigos dentro das comunidades das quais faz parte.
Foto: Reprodução/ TechCrunch
Aba para eventos: uma nova guia voltada apenas para eventos será adicionada ao Facebook, permitindo que os usuários descubram novos eventos ao seu redor, recebam recomendações, combinem para encontrar amigos e também encontrem empresas locais.
Dating: o aplicativo de encontros do Facebook será expandido para 14 países, e já está em funcionamento no Brasil, e uma nova função chamada “Secret Crush” foi anunciada. Os usuários poderão criar uma lista secreta de crushes com os amigos do Facebook e caso eles também criem uma lista e coloquem seu nome, ambos darão um match. As informações adicionadas no Dating não são compartilhadas no Facebook e vice-versa.
Foto: Reprodução/ CNet
Novo layout e aplicativo para computador: o Messenger está passando por uma reformulação de layout para otimizar a navegação do usuário e também terá uma versão do aplicativo para desktop, não sendo mais necessário deixar uma aba aberta no navegador para usá-lo.
O aplicativo estará disponível para Windows e Apple e terá todos os recursos do Messenger mobile, incluindo as chamadas em grupo. Segundo o Facebook, o tempo gasto em bate-papo via vídeo no Messenger cresceu 40% no último ano.
Foto: Reprodução/ The Verge
Mais leve e rápido: o aplicativo será atualizado para ocupar menos espaço nos dispositivos dos usuários e também rodar com mais rapidez. De acordo com o Facebook, a arquitetura do Messenger está sendo reconstruída do zero para garantir a melhora da performance e estima-se que ficará 20% menor do que é hoje.
Catálogo de produtos: nos próximos meses, os usuários poderão ver um catálogo de produtos ao conversar com uma marca no WhatsApp. As empresas poderão mostrar suas mercadorias dentro do aplicativo, facilitando a compra dos internautas.
Segundo o Facebook, o WhatsApp tem mais de 1,5 bilhão de usuários ativos. Além disso, durante a F8 foi enfatizada a importância do WhatsApp Business para pequenas e médias empresas, assim como a relevância do WhatsApp Enterprise para empresas de grande porte, o qual pode ser integrado a sistemas corporativos.
Óculos de realidade virtual ainda em maio: os headsets de realidade virtual Oculus Quest e Oculus Rift S já estão em pré-venda em 23 países por US$ 399. Ainda não há previsão de chegada do produto ao Brasil.
O Oculus Quest é o primeiro dispositivo de jogo em realidade virtual all-in-one, permitindo que os gamers joguem em praticamente qualquer lugar sem estar com um computador.
Já o Oculus Rift S oferece uma experiência mais imersiva, sendo necessário ter um PC para jogar.
Foto: Reprodução/ Observador
O foco do Facebook está na privacidade de seus usuários e isso reflete diretamente nas APIs das redes sociais da empresa. Dentre as principais atualizações, destaque para:
– Novos códigos de verificação para WhatsApp
– Atualizações para a Graph API
– Nova versão da API de marketing
– Lançamento do WebXR para conteúdos de realidade aumentada
– Novas soluções de negócio para o Messenger
– Atualização do Spark AR Studio
0 Expansão internacional do Portal e chegada do WhatsApp à ferramenta
– Lançamento do Developer Community Forum
Todos os detalhes sobre as mudanças nas APIs você confere aqui.
Você também pode assistir na íntegra a apresentação de Mark Zuckerberg feita na F8 mostrando as principais novidades da empresa para os próximos meses:
Em 2018, a Elife se tornou Marketing Partner do Facebook, o que permite que a empresa tenha acesso à API oficial da rede social e desenvolva para seus clientes soluções para o Messenger.
Além disso, o Buzzmonitor, ferramenta de monitoramento de redes sociais do grupo Elife, é Facebook Partner. O selo de parceria é concedido apenas para empresas idôneas e que seguem as regras impostas pelas redes sociais.
Fontes: Canaltech | MaisTecnologia | Share | EXAME | Valor Econômico
Fonte imagem capa: Facebook Code