Publicado por Pedro Fernandes
Publicado a 13 de agosto de 2019
A partir desta quinta-feira, dia 15 de agosto, algumas funções do Facebook Messenger deixarão de existir. As alterações foram divulgadas na conferência F8 deste ano, evento anual promovido pela empresa para desenvolvedores.
De acordo com a divulgação oficial da rede social, as mudanças têm o objetivo de simplificar a experiência do usuário do Messenger. As alterações entrarão em vigor inicialmente em dispositivos iOS.
Confira quais funcionalidades foram retiradas:
Permitia às marcas enviar a localização pelo Messenger. Segundo a rede social, futuras mudanças trarão uma nova forma de compartilhar a localização no chat.
Essa funcionalidade será substituída por listas de exibição horizontais, em formato “carrossel”.
Os menus persistentes terão uma única “camada”, sem a possibilidade de se desdobrar para exibir mais opções.
Não será mais possível compartilhar conteúdos enviados no chat através do botão “Compartilhar”.
Outros aplicativos antes tinham a opção de compartilhar conteúdos diretamente para o messenger, através de um botão embedado. Essa função também foi retirada.
Essa função permitia ao usuário ouvir uma música no próprio Messenger. A partir de agora, ao clicar na música o usuário será direcionado para o site ou plataforma de streaming original do link.
O botão “+” abria uma tela com várias opções no chat, inclusive o uso de extensões para Messenger.
Mudanças para chatbots de Facebook Messenger
As novidades dessa atualização do Facebook Messenger não são prejudiciais para a criação de chatbots. Pelo contrário, as marcas terão de criar assistentes que acompanham a simplicidade do Messenger, o que pode ser positivo para a experiência dos usuários.
Os bots criados pela Elife, por exemplo, foram adaptados de acordo com as funcionalidades atuais do Messenger.
Os menus no chat, por exemplo, passam a dispor diretamente todas as opções, sem a necessidade de sub-menus. Além disso, criamos um módulo de geolocalização para substituir a antiga função de local e passamos também a utilizar listas horizontais nos chatbots.
Confira nossa série de vídeos com dicas sobre como criar um bot para o seu negócio.
Gostou? Nossa equipe está preparada para desenvolver o chatbot ideal para seu negócio: