Grandes líderes do digital: Satya Nadella, CEO da Microsoft

Publicado por

Publicado a 16 de abril de 2020


Por Daniela Araújo, da Elife Portugal

 

Sayta Nadella é CEO da Microsoft desde 2014 e foi o responsável pelo ressurgimento da empresa. Conheça suas origens e perspectivas para o futuro da gigante tecnológica.

 

Quem é Satya Nadella?

Satya Nadella trabalha na Microsoft há 28 anos, mas seu gosto pelo informática surgiu muito antes.

Nascido na Índia, Nadella gostava de esportes e especialmente do críquete, que o ensinou sobre trabalho em equipe e liderança. A tecnologia também esteve sempre presente, com o gosto de Satya por construir coisas novas.

Formou-se em Engenharia Elétrica na Universidade de Mangalore, na Índia. Após terminar a licenciatura, ganhou uma bolsa e se mudou para os EUA para fazer mestrado em Ciências da Computação na Universidade de Wisconsin-Milwaukee. Essa foi a época em que Nadella começou a trabalhar na Sun Microsystems. Mais tarde, em 1992, entrou na Microsoft.

 

  

Satya Nadella

 

Já trabalhando em tempo integral na gigante tecnológica, entrou em outro mestrado, na Universidade de Chicago: Administração de Empresas, em 1997.

Nadella voava para Chicago nas sextas-feiras à noite, assistia às aulas no sábado e voltava para a sede da Microsoft (Redmond, EUA) para outra semana de trabalho. 

Após anos trabalhando na Microsoft, tornou-se CEO e usou todo o conhecimento de sua formação para liderar uma das maiores empresas do mundo. 

 

Como foi o percurso de Satya Nadella na Microsoft?

O percurso de Nadella na Microsoft foi um crescimento constante. Com o tempo, passou a ser responsável por várias áreas da empresa. Começou no Windows NT, um sistema operacional para empresas e profissionais. 

Em 1999 foi nomeado vice-presidente do Microsoft Central, serviço para pequenos negócios. Dois anos depois, tornou-se vice-presidente da Microsoft Business Solutions.

Em 2007, foi eleito vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da divisão de serviços online da empresa. Mais tarde, trabalhou como presidente da área de servidores e ferramentas da Microsoft.

Nadella foi o vice-presidente executivo responsável pela plataforma de computação em nuvem da empresa. Essa tecnologia foi usada depois para a infraestrutura do Bing, Xbox e Office 365.

Tornou-se CEO da Microsoft em 4 de fevereiro de 2014. O terceiro a ocupar o cargo, após Bill Gates e Steve Balmer.

 

Satya Nadella e Bill Gates

 

Satya Nadella foi um dos primeiros a comentar sua nomeação e definiu logo cedo seus objetivos: 

“Espero que a Microsoft cresça em um mundo móvel e que a nuvem seja a prioridade. A indústria não respeita a tradição; apenas a inovação.”

Bill Gates, cofundador e ex-CEO da Microsoft, afirmou que, no momento que a empresa estava passando, não havia ninguém melhor que Nadella para liderar o negócio. O primeiro CEO da empresa elogiou o indiano e suas capacidades: liderança, visão de negócios e capacidade de unir os colaboradores da Microsoft.

A nomeação de Nadella também foi comentada por Steve Ballmer, que destacou suas capacidades analíticas em relação ao mercado.

 

O futuro com Satya Nadella

Desde que Nadella assumiu o cargo de CEO, a Microsoft não parou de crescer:

  • Lançou seu serviço na nuvem, o Microsoft Azure;
  • Lançou o Microsoft Office para iPad;
  • Comprou a Mojang, criadora do game Minecraft;
  • Permitiu o uso de aplicativos como o Microsoft Outlook para IOS e Android;
  • Lançou o Windows 10;
  • Adquiriu o LinkedIn e a Github.

Há vestígios dos trabalhos do CEO por todos os lados, desde a assistente de voz integrada com a Amazon Alexa até à parceria com a Samsung.

Nadella decidiu apostar tudo na computação em nuvem e ainda considera este o maior negócio de hardware da Microsoft. A empresa criou, com o Office e o Azure, um concorrente direto do Amazon Web Services.

“A criação de uma plataforma em nuvem inteligente, confiável e global é essencial para nossa missão de capacitar todas as pessoas e organizações do planeta a alcançar mais. Nunca houve um momento melhor para as organizações (…) aproveitarem as possibilidades da Microsoft Cloud.”

 

Satya Nadella apresentando a Microsoft Cloud

 

Os feitos de Nadella levaram a Microsoft a se tornar a empresa mais valiosa do mundo em novembro de 2019, ultrapassando Apple e Amazon. Segundo analistas, a Microsoft deverá alcançar o valor de 1 bilhão de euros no mercado financeiro.

Satya Nadella afirma que ajustou o foco da empresa para um conceito simples: crescimento equitativo. Para ele, é importante que a tecnologia gere riqueza para o mundo à nossa volta, não apenas para nós mesmos. O indiano quer também aperfeiçoar a cultura da empresa, que sempre encarou concorrentes como inimigos.

Com Satya Nadella na liderança, o portfólio da Microsoft se tornou mais amplo. Porém, Raimo Lenschow, analista no Barclays, lembra que a empresa não pode cometer os mesmos erros do passado. Segundo o analista, a Microsoft tem boas possibilidades, principalmente com a aquisição da Mojang, Xamarin, LinkedIn e GitHub, mas precisa evitar hábitos antigos, como contratos restritos a duração de longo prazo. 

 

Satya Nadella

 

O próximo desafio da Microsoft é integrar todas essas aquisições. Para superá-lo, Nadella confia em sua visão e destaca a importância da satisfação dos colaboradores, clientes e parceiros para a empresa progredir. Para ele, um produto de sucesso também gera benefícios à sua volta.

A nova Microsoft está voltando às suas raízes, como uma empresa de software, que não quer viver apenas das glórias do passado. Qual será a próxima novidade que Satya Nadella está construindo?

 

Referências:

https://www.britannica.com/biography/Satya-Nadella

forbes.pt

https://www.theladders.com/career-advice/microsoft-ceo-satya-nadella

https://www.theverge.com/2020/1/21/21071108/microsoft-ceo-satya-nadella-iot-windows-ios-android-future

https://visao.sapo.pt/atualidade/mundo/2014-02-04-quem-e-satya-nadella-o-novo-ceo-da-microsoftf767989/