Grandes líderes do digital: Evan Spiegel, CEO do Snapchat

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Publicado a 24 de junho de 2020


Por Daniela Araujo, da Elife Portugal.

Evan Spiegel é CEO e co-fundador do Snapchat, rede social lançada em julho de 2011. Conheça a história de um dos bilionários mais jovens do mundo e seus planos para o futuro da empresa que revolucionou o mundo das redes sociais.

 

Quem é Evan Spiegel?

O interesse pela tecnologia surgiu cedo. Spiegel era uma criança tímida e nerd: no 6º ano, construiu seu próprio computador. Nasceu na Califórnia e estudou na Crossroads School for Arts and Sciences, mas essa não foi sua única escola. Ainda durante o ensino fundamental, teve aulas de design no Otis College of Art and Design e no Art Center College of Design.

O gosto pelo design levou Spiegel a se matricular na Universidade de Stanford para estudar design de produtos. Depois de entrar na prestigiada universidade, foi aceito na fraternidade Kappa Sigma, uma das maiores do mundo, em que já passaram diversas mentes brilhantes.

Durante a faculdade, teve algumas experiências profissionais: fez um estágio não remunerado em vendas na Red Bull, trabalhou na Abraxis BioScience (uma empresa de biomedicina) e na Intuit, com o projeto TxtWeb.

Porém,  foi em Stanford que Evan Spiegel teve a ideia do Snapchat e onde conheceu Reggie Brown e Bobby Murphy, com quem criou o aplicativo.

 

Reggie Brown, Bobby Murphy e Evan Spiegel

 

 

Como surgiu o Snapchat? 

Em Stanford, Spiegel conheceu primeiro Bobby Murphy. Os dois se juntaram num projeto de criação de uma rede social baseada no Google+. A ideia falhou mas, empreendedores que eram, investiram noutra ideia: o Future Freshman. O objetivo era criar um software online para ajudar estudantes a se candidatarem para a faculdade, mas acabou sendo outro fracasso.

Depois disso, surgiu a ideia do Snapchat para um projeto do curso.

Brown, Murphy e Spiegel começaram a trabalhar juntos em um aplicativo que permitisse enviar imagens que desaparecessem depois de alguns segundos. Spiegel focou no design, Murphy no código e Brown no marketing. O app foi lançado em julho de 2011 com o nome Picaboo e foi renomeado para Snapchat em setembro do mesmo ano.

“Existe grande valor em compartilhar momentos que não duram para sempre.” – Evan Spiegel

 

Evan Spiegel

 

O aplicativo registrou um crescimento significativo a partir de 2012, atingindo 1 milhão de usuários ativos por dia. No mesmo ano, Spiegel deixou Stanford para se concentrar na empresa. Desde então, apesar de passar por períodos de queda no número de usuários, o app continua crescendo, inovando e fazendo sucesso entre os mais jovens.

 

Hoje, o Snapchat conta com funcionalidades que foram implementadas em outras redes sociais, como Facebook e Instagram.

O Snapchat é um misto de outras redes sociais. Não oferece apenas a publicação de conteúdos que duram segundos (ideia que originou o app e logo copiada por concorrentes), mas também outras funções: fotos e vídeos apagados automaticamente após 24h, mensagens instantâneas a usuários ou grupos, uso de filtros estáticos e animados, transmissões ao vivo e integração com Bitmoji, entre outras.

 

 

Com o crescente sucesso do Snapchat, o Facebook tentou comprar o aplicativo no fim de 2012 por 3 bilhões de euros, mas Spiegel rejeitou a oferta. Desde então, as redes sociais de Zuckerberg replicaram algumas funcionalidades do Snapchat, principalmente o Instagram.

O Instagram oferece Stories que são apagados depois de 24h, filtros personalizados e envio de fotos que só podem ser vistas duas vezes nas Direct Messages. Apesar das semelhanças, Spiegel acredita que tem uma coisa que o Instagram não pode copiar:

“Uma coisa que o Instagram não pode copiar é a filosofia do Snapchat.” – Evan Spiegel

 

Como será o futuro do app?

Evan Spiegel é conhecido por ser criativo, inovador e exigente com seus colaboradores. O CEO do Snapchat já está trabalhando para o futuro da empresa. Segundo ele, as redes sociais tradicionais estão se tornando repetitivas.

 “Redes sociais tradicionais, na visão da nossa empresa, estão se tornando um pouco repetitivas.” – Evan Spiegel

Uma das estratégias de longo prazo a que a empresa está aderindo é a criação de óculos inteligentes com realidade aumentada. Spiegel acredita que, daqui a 10 anos, esses dispositivos serão adotados em massa. 

Apesar de ser mais conhecida pelo Snapchat, a empresa Snap está lançando modelos dos óculos Spectacles, que possuem câmeras em alta definição e efeitos de realidade aumentada. Os usuários podem gravar vídeos e conectar com o smartphone para publicá-los no Snapchat. A ideia é registrar momentos importantes sem precisar de um celular nas mãos.

 

Óculos Spectacles 3

 Com isso, a Snap aposta em um futuro com realidade aumentada e criação de experiências imersivas para os consumidores. A interação entre amigos será aperfeiçoada com efeitos de realidade aumentada.

A empresa também está repensando a produção de conteúdo. Spiegel aposta na função Discover do Snapchat, que permite aos usuários assistir Oddly Satisfying Videos (vídeos estranhamente satisfatórios). 

Um dos objetivos para o futuro é levar a realidade aumentada para o entretenimento usando filtros animados e criar novas formas de entretenimento entre amigos com a Bitmoji TV, ligada ao Snapchat. Com esse aplicativo, os usuários tornam-se protagonistas ao criar animações com seus emojis pessoais.