Publicado por Pedro Fernandes
Publicado a 31 de julho de 2020
Por Daniela Araujo, da Elife Portugal
O TikTok foi lançado em 2016, mas ganhou relevância global nos últimos dois anos. Em 2020, a pandemia e o isolamento social contribuíram para o crescimento da rede social de vídeos divertidos e curtos. Mas quem está por trás da criação dessa tendência?
Quem é o criador do TikTok?
Zhan Yiming é um dos bilionários mais ricos da China. Seu percurso começou na Universidade de Nankai, onde se graduou em Microeletrônica e depois em Engenharia de Software. Em 2006, começou sua carreira profissional em uma startup de reservas de viagens, a Kuxun.
“Fui um dos primeiros funcionários, um engenheiro comum no início. Porém, no segundo ano já liderava entre 40 e 50 pessoas responsáveis pelo back-end e outras tarefas relacionadas a produtos”, afirma Yiming.
O chinês cresceu na empresa em virtude de sua ética de trabalho e senso de responsabilidade. Não desempenhava apenas funções de engenheiro, mas também tinha um papel importante no planejamento de produtos. Segundo o bilionário, essa experiência o ajudou a desenvolver habilidades de vendas que usou em projetos futuros.
Zhang Yiming na Califórnia
Depois da Kuxun, Yiming passou brevemente pela Microsoft, mas saiu de lá por causa de suas regras corporativas. Após o período na gigante tecnológica, foi para a startup Fanfou, um site de microblog que foi a primeira clone do Twitter na China.
Em 2009 fundou sua primeira empresa, a 99Fang, uma plataforma online de informações sobre imóveis que se tornou muito popular na China.
Com esse espírito empreendedor e grande experiência, fundou a ByteDance em 2012, empresa responsável por grande parte de seu sucesso.
O negócio tem vários aplicativos de redes sociais na China, como a FlipChat e o Duoshan. Além disso, ainda possui o Toutiao, um app de inteligência artificial que fornece notícias de acordo com o interesse dos usuários. O TikTok é a aposta mais recente da empresa. Lançado em 2016, é conhecido na china como Douyin.
Como o TikTok surgiu?
Em 2014, o aplicativo Musical.ly fazia muito sucesso entre os jovens na China, com a criação de vídeos de dança e sincronização labial. A fama desse app levou a ByteDance a criar a Douyin em 2016, um novo concorrente para o Musical.ly.
Lançada primeiro na China, a Douyin teve o nome mudado para TikTok em 2017, quando foi lançada para o resto do mundo. Porém, continua sendo chamada como Douyin na China. Apesar de os dois apps usarem o mesmo software, têm redes separadas para cumprir as restrições de censura chinesas.
No fim de 2017, a ByteDance comprou a Musical.ly e em 2018 juntou os dois apps em um só. Os usuários do Musical.ly rapidamente foram para o TikTok, contribuindo para a popularidade do app.
Integração TikTok e Musical.ly
Desde então, o TikTok faz cada vez mais sucesso no mundo inteiro e foi ainda mais impulsionado pelo isolamento social. Dados do primeiro trimestre mostram que o TikTok chegou a 2 bilhões de downloads. Cinco meses antes, o número era de 1,5 bilhão.
Foi o app mais baixado do mundo em março de 2020. O crescimento acelerado do TikTok deve-se também ao fato de atrair usuários de faixas etárias mais velhas, além de jovens e adolescentes. Além disso, conteúdo virais feitos por celebridades também colaboram para o crescimento do aplicativo.
Zhang Yiming acredita que para desenvolver um produto é preciso entender os usuários e, por isso, o CEO da ByteDance cria seus próprios vídeos no TikTok.
“Durante muito tempo, eu apenas assistia aos vídeios do TikTok […]. Porém, mais tarde tornamos obrigatório para todos os gerentes criar seus próprios vídeos no app. […] Foi um grande passo para mim.” – Zhang Yiming
Como será o futuro com Zhang Yiming?
O CEO da ByteDance não esconde sua ambição e seu espírito inovador. Segundo ele, uma das prioridades é fazer coisas realmente interessantes e relevantes para a sociedade. Além disso, Yiming faz questão de destacar a importância do crescimento global dos apps em seus discursos:
“Devemos trabalhar mais e sermos mais perfeccionistas. Assim como houve uma Divisão Internacional do Trabalho na era industrial, existe uma hoje também na era da informação. Os empresários chineses devem melhorar suas próprias capacidades à medida que se tornam globais.” – Zhang Yiming
Zhang Yiming
A ByteDance já confirmou que pretende diversificar seu portfólio e até já lançou seu próprio smartphone.
Em relação ao TikTok, a tendência é de crescimento. O app tem crescido rapidamente, representando uma ameaça para outras redes sociais. Para concorrer com o TikTok, Mark Zuckerberg lançou o Instagram Reels, que também permite a gravação de vídeos de até 15 segundos, semelhantes ao app chinês.
O sucesso do aplicativo também levou rivais a acusarem o TikTok de ser um aplicativo prejudicial, com falhas na privacidade. Steve Huffman, CEO do Reddit, e Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, são exemplos de empreendedores que já criticaram o app.
TikTok
O TikTok nega todas as acusações e continua buscando sua consolidação no mercado. Recentemente lançou o TikTok For Business, para ajudar empresas a usarem o app em campanhas publicitárias.
Além do foco nos anunciantes, o TikTok tem planos futuros com Realidade Aumentada e está trabalhando em um novo Business Data Hub para oferecer mais insights a profissionais de marketing.
Segundo o New York Times, o TikTok representa o futuro e é um meio de expressão diferente. É considerado pelo jornal a primeira fonte de entretenimento criada para a era dos smartphones, além de marcar o fim da hegemonia norte-americana no setor de empresas de internet.
Será que Yiming vai conseguir manter o sucesso do TikTok no futuro e conseguir a atenção não só de usuários, mas também de empresas?