Publicado por Pedro Fernandes
Publicado a 31 de julho de 2020
Por Daniela Araujo, da Elife Portugal
O TikTok foi lançado em 2016, mas ganhou relevância global nos últimos dois anos. Em 2020, a pandemia e o isolamento social contribuíram para o crescimento da rede social de vídeos divertidos e curtos. Mas quem está por trás da criação dessa tendência?
Quem é o criador do TikTok?
Zhan Yiming é um dos bilionários mais ricos da China. Seu percurso começou na Universidade de Nankai, onde se graduou em Microeletrônica e depois em Engenharia de Software. Em 2006, começou sua carreira profissional em uma startup de reservas de viagens, a Kuxun.
“Fui um dos primeiros funcionários, um engenheiro comum no início. Porém, no segundo ano já liderava entre 40 e 50 pessoas responsáveis pelo back-end e outras tarefas relacionadas a produtos”, afirma Yiming.
O chinês cresceu na empresa em virtude de sua ética de trabalho e senso de responsabilidade. Não desempenhava apenas funções de engenheiro, mas também tinha um papel importante no planejamento de produtos. Segundo o bilionário, essa experiência o ajudou a desenvolver habilidades de vendas que usou em projetos futuros.
Depois da Kuxun, Yiming passou brevemente pela Microsoft, mas saiu de lá por causa de suas regras corporativas. Após o período na gigante tecnológica, foi para a startup Fanfou, um site de microblog que foi a primeira clone do Twitter na China.
Em 2009 fundou sua primeira empresa, a 99Fang, uma plataforma online de informações sobre imóveis que se tornou muito popular na China.
Com esse espírito empreendedor e grande experiência, fundou a ByteDance em 2012, empresa responsável por grande parte de seu sucesso.
O negócio tem vários aplicativos de redes sociais na China, como a FlipChat e o Duoshan. Além disso, ainda possui o Toutiao, um app de inteligência artificial que fornece notícias de acordo com o interesse dos usuários. O TikTok é a aposta mais recente da empresa. Lançado em 2016, é conhecido na china como Douyin.
Como o TikTok surgiu?
Em 2014, o aplicativo Musical.ly fazia muito sucesso entre os jovens na China, com a criação de vídeos de dança e sincronização labial. A fama desse app levou a ByteDance a criar a Douyin em 2016, um novo concorrente para o Musical.ly.
Lançada primeiro na China, a Douyin teve o nome mudado para TikTok em 2017, quando foi lançada para o resto do mundo. Porém, continua sendo chamada como Douyin na China. Apesar de os dois apps usarem o mesmo software, têm redes separadas para cumprir as restrições de censura chinesas.
No fim de 2017, a ByteDance comprou a Musical.ly e em 2018 juntou os dois apps em um só. Os usuários do Musical.ly rapidamente foram para o TikTok, contribuindo para a popularidade do app.
Desde então, o TikTok faz cada vez mais sucesso no mundo inteiro e foi ainda mais impulsionado pelo isolamento social. Dados do primeiro trimestre mostram que o TikTok chegou a 2 bilhões de downloads. Cinco meses antes, o número era de 1,5 bilhão.
Foi o app mais baixado do mundo em março de 2020. O crescimento acelerado do TikTok deve-se também ao fato de atrair usuários de faixas etárias mais velhas, além de jovens e adolescentes. Além disso, conteúdo virais feitos por celebridades também colaboram para o crescimento do aplicativo.
Zhang Yiming acredita que para desenvolver um produto é preciso entender os usuários e, por isso, o CEO da ByteDance cria seus próprios vídeos no TikTok.
“Durante muito tempo, eu apenas assistia aos vídeios do TikTok […]. Porém, mais tarde tornamos obrigatório para todos os gerentes criar seus próprios vídeos no app. […] Foi um grande passo para mim.” – Zhang Yiming
Como será o futuro com Zhang Yiming?
O CEO da ByteDance não esconde sua ambição e seu espírito inovador. Segundo ele, uma das prioridades é fazer coisas realmente interessantes e relevantes para a sociedade. Além disso, Yiming faz questão de destacar a importância do crescimento global dos apps em seus discursos:
“Devemos trabalhar mais e sermos mais perfeccionistas. Assim como houve uma Divisão Internacional do Trabalho na era industrial, existe uma hoje também na era da informação. Os empresários chineses devem melhorar suas próprias capacidades à medida que se tornam globais.” – Zhang Yiming
A ByteDance já confirmou que pretende diversificar seu portfólio e até já lançou seu próprio smartphone.
Em relação ao TikTok, a tendência é de crescimento. O app tem crescido rapidamente, representando uma ameaça para outras redes sociais. Para concorrer com o TikTok, Mark Zuckerberg lançou o Instagram Reels, que também permite a gravação de vídeos de até 15 segundos, semelhantes ao app chinês.
O sucesso do aplicativo também levou rivais a acusarem o TikTok de ser um aplicativo prejudicial, com falhas na privacidade. Steve Huffman, CEO do Reddit, e Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, são exemplos de empreendedores que já criticaram o app.
O TikTok nega todas as acusações e continua buscando sua consolidação no mercado. Recentemente lançou o TikTok For Business, para ajudar empresas a usarem o app em campanhas publicitárias.
Além do foco nos anunciantes, o TikTok tem planos futuros com Realidade Aumentada e está trabalhando em um novo Business Data Hub para oferecer mais insights a profissionais de marketing.
Segundo o New York Times, o TikTok representa o futuro e é um meio de expressão diferente. É considerado pelo jornal a primeira fonte de entretenimento criada para a era dos smartphones, além de marcar o fim da hegemonia norte-americana no setor de empresas de internet.
Será que Yiming vai conseguir manter o sucesso do TikTok no futuro e conseguir a atenção não só de usuários, mas também de empresas?