LÍDERES DO DIGITAL – ESPECIAL MULHERES

Publicado por

Publicado a 15 de março de 2021

 

Segunda-feira, 08 de março de 2021, foi comemorado o Dia Internacional da Mulher. 

Data essa que, cada vez mais, representa a luta das mulheres na sociedade em todos os aspectos. Dentre esses desafios diários, escolhemos falar sobre a conquista dos espaços em posições de liderança, trazendo 5 histórias inspiradoras.

 

Apesar de, segundo o IBGE, as mulheres representarem 45% da população ativa e se dedicarem mais aos estudos que os homens, elas são minoria entre as chefias de grandes empresas e também recebem menos. E muito dessa desigualdade vem de um fator cultural.

 

Aprendemos desde a infância que o papel das mulheres é cuidar da casa e dos filhos e que os homens são os responsáveis por trabalhar em empresas e prover o dinheiro para o lar. Na contramão desse pensamento, as mulheres vão à luta todos os dias para reivindicar seus direitos e poderes.

 

Quantas vezes já não vimos casos de mulheres que trabalham nos mesmos cargos que os homens porém são sempre reprimidas e não tem seu devido trabalho reconhecido? Ou quando pensamos em líderes de empresas ou cargos de extrema importância, porque a mulher não é representada? Isso não é nem uma pequena parte das dificuldades que elas enfrentam. 

 

Por isso, a melhor forma de homenageá-las é dar cada vez mais visibilidade aos espaços que elas ocupam, incentivando assim as gerações futuras.

 

Conheça essas 5 mulheres que fizeram parte de momentos marcantes na tecnologia:

 

1- Whitney Wolfe – um marco no mundo dos negócios

 

 

 

 

Fonte: Wikicommons

 

Whitney é a prova de que a mulher pode ser o que quiser, conciliar os filhos e ser uma profissional incrível e renomada. Aos 31 anos, ela foi considerada a CEO mais jovem do mundo a levar sua empresa à IPO (oferta pública inicial onde as ações de uma empresa são vendidas numa bolsa de valores pela primeira vez). 

O Bumble, aplicativo de relacionamentos focado na iniciativa das mulheres, bateu 7,7 bilhões de dólares em sua abertura de oferta pública e um fato gerou destaque. Wolfe fez questão de levar seu filho de colo para a inauguração como prova de que uma mulher pode sim alcançar o topo mesmo tendo suas necessidades particulares (como cuidar de um filho).

 

2- Luiza Trajano – em sua gestão criou a primeira loja virtual do mundo

 

Fonte: Wikicommons

 

Luiza Trajano, da Magazine Luiza, nos mostra a amplitude que uma mulher pode chegar. Ela foi responsável por nacionalizar um negócio que era restrito apenas ao interior de São Paulo. Aos 12 anos trabalhava como balconista e sempre escutou que não podia fazer algo. Ela usou essa restrição como forma de incentivo para sua vida e decolou na sua vida profissional.

Sua empresa foi uma das primeiras lojas a usar um centro de distribuição automatizado e o embrião do que seria a primeira loja virtual do mundo. Hoje em dia, Trajano é uma das raras CEOs mulheres da América Latina e dá conselhos para micro e pequenas empresas brasileiras.

Esse exemplo é um enorme aprendizado para todas as mulheres que sempre foram inibidas a seguirem seus sonhos e vontades.

 

3- Karla Capela Morais – reconhecida pela IBM

 

Reprodução: CIO

 

Karla Capela, fundadora e CEO do KOY Inteligência Jurídica, é pioneira em inteligência artificial. Por esse motivo, foi reconhecida pela IBM no prêmio Women Leaders in IA 2020. Aliás, a única latino-americana contemplada na edição.

Sua empresa usa a inteligência artificial e o Machine Learning para acelerar e automatizar processos em escritórios e empresas. Em 2019 sua startup foi selecionada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o programa de aceleração BNDES Garagem.

Isso mostra a capacidade das mulheres no setor da tecnologia e da criação de startups de sucesso. 

 

4- Paula Bellizia – diretora da Microsoft Brasil

 

Divulgação – Google

 

Paula Bellizia assumiu em 2015 o cargo de CEO da companhia Microsoft no Brasil. Formada em Tecnologia da Informação na Fatec, tinha como objetivo, gerenciar uma equipe na qual isso causasse impacto e conseguiu. Seu legado é marcado pelo poder da educação que pode transformar a vida das pessoas e também a sociedade. 

No começo de sua carreira ela teve passagem pela área de marketing na Microsoft, Facebook e Apple. Por último, no seu retorno à Microsoft, assumiu esse cargo importantíssimo. Bellizia conta que no começo de sua carreira não imaginava conseguir estar à frente de um cargo tão importante e que apenas pensava em trabalhar com tecnologia.

Mais um exemplo de motivação, de que com muita garra e determinação é possível sim fazer história.

 

5- Rachel Maia – líder negra no mercado de trabalho

 

Fonte: Wikicommons

 

Rachel Maia é responsável pela expansão da marca de joalherias Pandora no Brasil, com passagem pela marca de luxo Tiffany. Ex-CEO da Lacoste, ela é um grande exemplo de luta pela diversidade pois é uma das poucas representantes das mulheres negras líderes no mercado brasileiro 

Ela defende toda luta feminina para o reconhecimento no mercado de trabalho e há 4 anos foi eleita, pela Forbes, uma das 40 mulheres mais poderosas do Brasil. Além disso, Maia luta e fala muito sobre a representatividade.

Em entrevista à revista Veja ela diz que a escravidão acabou historicamente há pouco tempo e que existe uma dor que deve ser reconhecida com uma razão. Ela se diz ser a diferença por trazer sucesso para empresas mostrando parte da diversidade. 

Uma inspiração para que mais mulheres negras ocupem lugares de destaque.

 

Com as passagens dessas mulheres por cargos de liderança e até mesmo por seus próprios negócios, deixamos aqui o nosso recado para o dia das mulheres e lembramos que a verdadeira homenagem é o RESPEITO, no mercado de trabalho e em todos os espaços da sociedade.

Lembre-se: Você pode ser o que quiser! 

 

Fonte das informações: 

https://www.instagram.com/p/CLnFZpxgnHN/ 
http://mulherlider.com.br/blog/inspire-se-na-trajetoria-de-lideranca-de-luiza-trajano-magazine-luiza-2/
https://resultadosdigitais.com.br/blog/conselhos-luiza-trajano/
https://www.channel360.com.br/ibm-reconhece-mulheres-lideres-ia/ 
https://www.linkedin.com/in/karlacapela2010/?originalSubdomain=br 
https://www.startse.com/noticia/startups/lawtech-inteligencia-artificial-juridico 
https://youtu.be/tWd2zVvApq8 
https://liderancacomvalores.com.br/lideres/paula-bellizia/ 
https://www.linkedin.com/in/paulabellizia/?originalSubdomain=br 
https://www.meioemensagem.com.br/home/gente/acontece_no_meio/2020/09/16/rachel-maia-deixa-lideranca-da-lacoste.html 
https://calina.ag/artigos/lderes-mulheres-de-grandes-empresas-conhea-5-ceos-de-sucesso 
https://www.instagram.com/rachelomaia/?hl=pt-br