Dos apps de transportes, os de carona são os mais queridos pelos brasileiros e os de corridas privativas os piores avaliados

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Publicado a 13 de maio de 2021

 

Pessoas que saiam todos os dias para trabalhar agora trabalham em casa. Viagens agora fazem parte de um plano futuro. A pandemia mudou a rotina do mundo e também a forma como as pessoas se locomovem, seja em automóveis próprios, transportes públicos ou através da economia compartilhada dos aplicativos de transporte.

 

Antes da pandemia, a previsão era que até 2025 a economia compartilhada iria faturar U$335 bilhões, no entanto todas as perspectivas se tornaram incertas. Um exemplo é a gigante Uber, que em abril de 2021 sofreu uma queda de 80% na sua rotatividade de carros. Para permanecer na vida dos consumidores, os meios de locomoção precisam estar atentos aos novos anseios dos seus usuários e se reinventar constantemente em busca de inovações e novas estratégias que facilitem o atendimento aos seus clientes em todas as plataformas de interação.

 

Para analisar como está a satisfação dos brasileiros com os apps de transporte e como as marcas estão se relacionando com eles, fizemos um benchmarking de 11 apps que são referência no segmento de transporte. Confira os resultados dos 161.906 reviews de janeiro a maio de 2021, analisados pelo núcleo de estudos da Elife.

 

Os apps BlaBlaCar e Moovit são os mais bem avaliados pelos brasileiros

 

De janeiro a maio de 2021, a BlaBlaCar foi a marca com melhor score e mais bem avaliada no Google Play Store, com 4,6 estrelas. Em seguida, aparece o Moovit, com uma média geral de 4,2 estrelas. Já os apps menos queridos são o Easy Taxi, pertencente ao Cabify, e o Wappa.

 

 

Dos tipos de apps, os de carona foram os que receberam mais avaliações positivas

 

O score define a proporção de avaliações positivas recebidas por um app e no ranking os aplicativos de carona foram os mais elogiados pelos brasileiros. Já os de transporte privativo tiveram as piores médias de score e avaliações.

Confira a média de score, estrelas e quantidade de reviews por tipo de app:

 

 

A média de reviews dos apps de transporte diminuiu em relação à 2020

 

No acumulado do período de janeiro a maio de 2021, os apps de transporte receberam 161.906 comentários nas lojas do Google Play. Desses, apenas 7% (11.2 mil em números absolutos) foram respondidos. 

Quando falamos de sentimento, 49% dos reviews foram positivos e 20,3% negativos. 

Ano passado, no mesmo período (janeiro a maio de 2020), as lojas de aplicativos de transporte tiveram um volume de 460 mil reviews, 65% a mais que em 2021.

 

 

Das 11 marcas analisadas, apenas a Uber e Leve-me não respondem seus clientes nas lojas de apps

 

A maioria dos apps de transporte estão fazendo o responding, solucionando principalmente os casos negativos dos clientes. Apenas as marcas Uber e Leve-me tem taxa de resposta de 0%.

 

  • A BlaBlaCar responde apenas aos reviews negativos 
  • O app da Picap responde 100% dos seus comentários e ainda assim está com uma das piores avaliações, com apenas 2,4 estrelas.
  • O app que recebeu mais reviews no Google Play foi o da 99Táxi. Dos 74.822 comentários dos usuários, 13% foram respondidos
  • A média de resposta dos apps de transporte é de 23%
  • Dos 11 apps, apenas o Cabify, Picap e Easy Taxi estão acima da média de respostas, no entanto estão entre os piores do ranking da proporção de comentários positivos. 

 

Os clientes da App Store deixam menos avaliações que os do Google Play

 

No Google Play,  o app da 99 e da Uber possuem 75% do total de reviews em relação às outras marcas. Já na  Apple Store o cenário é bem diferente, como podemos ver no gráfico de volume de comentários.

A 99, por exemplo, app com maior volume de comentários, possui mais de 74 mil reviews no Google Play, enquanto na App Store, pouco mais de 1000 comentários.

 

 

Gostou? Confira os dados completos do estudo.