Apps de streaming de vídeo: Netflix lidera o ranking brasileiro

Publicado por

Publicado a 20 de maio de 2021

 

Com mais tempo em casa e os cinemas fechados, os brasileiros nunca consumiram tanto conteúdo em vídeo,  hábito acelerado pela pandemia. De acordo com o estudo Inside Video do Kantar Ibope Media, o Brasil bateu recorde de vídeo em 2020 e aproximadamente 99% das pessoas assistiram a esse formato na TV, redes sociais, lives, chamadas ou plataformas de streaming. Tanto, que o consumo dos brasileiros em relação aos streaming é de 62%, bem acima da média mundial de 50%. 

 

As plataformas são um mercado promissor por aqui e atualmente ocupamos o segundo lugar mundial em assinaturas do Netflix. Mas não é só a praticidade do serviço que atrai e fideliza assinantes: o suporte nos canais digitais também faz parte da experiência do cliente.

Em busca de entender a presença do segmento de streaming nas lojas de aplicativos, a Elife analisou 120 mil comentários do Google Play e iOS no período de janeiro a maio de 2021. Para o estudo, foram consideradas 6 marcas: Netflix, Amazon Prime, Disney +, Telecine, globoplay e HBO GO.

Veja quais foram os main findings:

 

No Google Play, a Netflix teve o melhor score em 2020 e 2021

De janeiro a maio de 2021 a Netflix ficou no topo das avaliações, reviews e score. Apesar da ótima percepção dos seus clientes, a plataforma não interage com o público e nenhum dos comentários foi respondido. Na comparação do mesmo período do ano passado, o seu score diminuiu 4 pontos (de 84 para 80) e a média de estrelas 2 (de 4,2 para 4).

Em 2020, o HBO Go estava em último lugar no score e avaliações, o que permaneceu em 2021.

Um fato interessante é que a globoplay, líder nacional em assinantes, está entre as piores colocações no ranking dos apps de streaming em 2021. De janeiro a maio deste ano, ela está com média de 2 estrelas e 41 de score, ficando assim na 5ª posição das 6 marcas e caindo duas posições em relação ao ano passado. Em 2020, a plataforma estava em 3º lugar, com 58 de score e média de 2,9 estrelas.

 

De janeiro a maio de 2021, os apps de streaming receberam 120 mil comentários

Somando o Google Play e App Store, as 6 marcas analisadas receberam 120.971 mil comentários. Desse volume:

  • Apenas 8.9 mil foram respondidos, o que representa 7.4% dos reviews;
  • A média de resposta é de 32% e a Netflix, Amazon Prime e Disney + não responderam nenhum comentário;
  • Uma média de 41,1% dos reviews tiveram uma avaliação positiva. 49 mil em números absolutos;
  • 58 mil comentários tiveram avaliações negativas, uma média de 48% dos reviews.

 

A Netflix lidera o ranking de elogios e a HBO GO de críticas nos seus apps

  • Quando falamos de comentários recebidos, a Netflix é mais querida pelos assinantes, com 64% dos comentários positivos e 20% negativos, sendo a principal reclamação a retirada de filmes e séries do catálogo;
  • A Amazon Prime possui 61% dos comentário positivos e 27% dos negativos, em especial sobre problemas de navegabilidade;
  • Sobre o app da Disney + as reclamações, que representam 33% dos comentários são a respeito de lançamentos novos, problemas técnicos e de acesso ao aplicativo. Já os comentários positivos são 54%;
  • Os clientes do Telecine criticam muito a dificuldade de cancelar o plano e apesar da marca ter uma taxa maior de comentários negativos (49%) que positivos (37%), ela está bem presente no responding. Cerca de 93% dos seus comentários são atendidos.
  • A falta de atendimento da globoplay, que atende 10% dos seus clientes do app, é citado entre as críticas. No total, os comentários negativos somam 76%, enquanto os positivos 16%;
  • A HBO GO bateu o recorde de comentários negativos no app (cerca de 83%) e assim como o Telecine, responde mais de 90% dos seus clientes. Há muitas críticas sobre a biblioteca de filmes inferior aos demais apps, problemas com cancelamento e travadas ao assistir alguma série.