Grandes líderes do digital: Eduardo Saverin, cofundador do Facebook e maior bilionário brasileiro

Publicado por

Publicado a 21 de julho de 2021

 

Eduardo Saverin é empreendedor, cofundador do Facebook e atualmente o maior bilionário brasileiro. Conheça sua história e como ele alcançou toda essa riqueza.

 

Quem é Eduardo Saverin?  

 

Eduardo Luiz Saverin nasceu em 19 de março de 1982 na cidade de São Paulo, filho da psicóloga Sandra e do empresário Roberto. Ainda criança, com 11 anos, se mudou para Miami (Flórida) com seus dois irmãos mais velhos. 

 

Saverin estudou no colégio Gulliver Preparatory School, em Miami, e ao fim do ensino médio foi aprovado no curso de Economia na Universidade de Harvard, em Cambridge. 

 

Durante seu período universitário, ele ganhou fama de investidor, honrando a herança de empreendedor de seu avô Eugênio. Foi nessa época que ele conheceu Mark Zuckerberg que estava um ano à frente, só que no curso de Ciência da Computação.

 

Juntos, Saverin e Zuckerberg trabalharam para lançar o Facebook em 2004. Porém alguns desentendimentos fizeram com que Eduardo acionasse judicialmente seu sócio para garantir sua participação no novo empreendimento. Em 2006, ele se tornou presidente da Associação de Investimentos de Harvard e se graduou. Em 2016 lançou o fundo de risco B Capital.

 

Eduardo é considerado uma pessoa reservada. 

 

Sobre a criação do Facebook

 

O brasileiro foi quem fez o investimento para o início das operações do Facebook, projeto de seu colega Mark. Na divisão de tarefas, Saverin ficou responsável pela parte financeira e Zuckerberg pela manutenção e programação da rede social. 

 

Após um tempo começaram os desentendimentos, quando Mark resolveu se mudar para a Califórnia e Eduardo continuou os estudos em Harvard, se mudando posteriormente para Nova York. Além disso, novos nomes foram sendo adicionados na criação da rede. 

 

Mesmo com esse problema envolvendo a parte judicial, Eduardo é considerado cofundador da rede social que hoje em dia é sucesso absoluto.

 

Quais foram os passos para se tornar bilionário?

 

Seu investimento unido com o crescimento do valor de mercado do Facebook fez com que Eduardo ganhasse sua riqueza. Além disso, o empreendedor que sempre teve fama de investidor, se dedicou mais ainda aos investimentos e através do fundo de investimento da sua empresa B Capital, investe em startups na Ásia, Europa e EUA. 

 

Sua participação no desenvolvimento do Facebook foi o marco principal para que ele se tornasse bilionário. 

 

O sucesso do Facebook

 

Quem iria imaginar que um projeto de colegas de universidade se tornaria a rede social famosíssima que é nos dias de hoje. O Facebook é detentor de alguns dos apps mais baixados do mundo: Facebook, Facebook Messenger, Instagram e WhatsApp e cada vez mais eles vêm ganhando novas funções. 

 

Seu valor de mercado atingiu 1 trilhão de dólares em junho/2021 e seu lucro líquido de janeiro a março foi de 9,5 milhões de dólares (um aumento de 94% comparado ao mesmo período de 2020). 

Em relação ao número de usuários únicos ativos, atualmente o Facebook alcançou a marca de 2,7 bilhões de usuários mensalmente. A tendência é que a rede cresça mais, e quanto mais valorização, mais rico Eduardo Saverin se torna.

 

Sua história no filme “A rede social” 

 

Em 2010, o filme “A rede social” foi lançado e conta sobre a história do Facebook, desde a ideia inicial até o sucesso e também do relacionamento de Mark Zuckerberg com os outros fundadores da rede, incluindo Saverin.

 

O ator Andrew Garfield interpreta Eduardo Saverin no longa-metragem que conta um pouco de sua história.

 

Veja o trailer do filme: 

https://www.youtube.com/watch?v=cRSTySErIHg