Elife e Buzzmonitor impulsionam oportunidades no mercado de trabalho para jovens do Recife

Publicado por

Publicado a 17 de fevereiro de 2022

 

A inserção no mercado de trabalho é um dos maiores desafios que os jovens enfrentam no início de suas carreiras. Para apoiá-los nesse momento, e fomentar as novas tecnologias, a Elife iniciou em 2018 o curso de desenvolvimento de chatbots em parceria com o Instituto Memaker, na cidade do Recife. O Instituto, tem o objetivo de despertar nos jovens o interesse em tecnologia e artes e através desse alinhamento de propósitos já foram realizadas quatro edições do curso.

As duas primeiras edições do curso de chatbots foram realizadas, respectivamente, no último semestre de 2018 e no primeiro semestre de 2019. Ambas, ministradas com objetivo da inclusão de jovens da Comunidade Entra Apulso em novas novas competências ligadas à tecnologia. Para Cláudio Menezes, coordenador do curso pela Elife, as aulas são um pontapé inicial para que eles possam utilizar os aprendizados no dia a dia. 

 

“Os meninos estão prontos para aplicar seus conhecimentos sobre chatbots, seja nas empresas que vão contratá-los ou em trabalhos freelancers, desenvolvendo bots para seus clientes”, 

Cláudio Menezes – Coordenador do curso pela Elife

 

E, de fato, os frutos do projeto podem ser vistos na prática. Participante da turma de 2020 do curso de chatbots da Elife, Ezequiel Lopes teve o primeiro contato com a tecnologia através da iniciativa e alguns meses depois foi contratado para o seu primeiro emprego na área de T.I. (tecnologia da informação).

“Após alguns meses do término do curso eu fui contratado para o meu primeiro emprego de TI, onde os conhecimentos adquiridos foram fundamentais para a contratação para a função de Assistente de Sistemas da Informação.”

Ezequiel Lopes – Aluno da edição 2020 do curso de chatbots

 

Durante o curso ele teve a oportunidade de construir um protótipo de um Chatbot Desenvolvido com o intuito de Identificar Sites que supostamente tem ligações com Históricos de publicações de Fake News, Tecnologias utilizadas foram as ferramentas do Dialogflow e Firebase.  

As turmas dos cursos de chatbots são ministradas por desenvolvedores da Elife, que se dedicam ao projeto como tutores. 

Outro projeto do Grupo Elife que também está sendo desenvolvido através de tutores é o “Meu primeiro Teletrabalho”, do Buzzmonitor. O projeto oferece, para jovens do Instituto JCPM no Recife e em Caruaru, em Pernambuco, o curso de Analista de Mídias Sociais especializado em Buzzmonitor. Além disso, eles recebem orientações sobre currículo e entrevistas de emprego e uma parceria com o Trampos.co para ajudar na inserção no mercado de trabalho. 

 

 

As aulas acontecem de maneira híbrida e são ministradas por especialistas da Elife e Buzzmonitor, que se dedicam ao projeto como tutores. A primeira turma teve início em novembro de 2021 e será concluída em fevereiro de 2022. Os alunos, que têm entre 16 e 25 anos, demonstraram interesse pela área de marketing.

“O curso é uma ótima maneira de nos colocarmos no mercado de trabalho, nos abre várias oportunidades no meio do marketing. Esse projeto irá nos beneficiar bastante, principalmente no mercado do home office, já que o teletrabalho é o futuro”, afirma o estudante Marcos Menezes, de 22 anos.

O objetivo é que eles saiam preparados para atuar no mercado digital, especificamente em trabalhos remotos.