A criatividade na IA em pauta no podcast da Elife

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Publicado a 15 de março de 2022

 

O convidado do episódio 8 do podcast Stranger Topics é Geraldo Ramos, fundador e CEO do Moises, uma plataforma criativa que foi eleita o melhor aplicativo para crescimento pessoal de 2021, em países como Brasil, Alemanha, França, Tailândia e Israel, pelo Google Play.

Ouça o episódio aqui no Spotify e também nas demais plataformas digitais.

 

Geraldo Ramos conversa com Celso Calheiros sobre o início da sua atividade como empreendedor digital, a partir da adolescência e até experimentar o sucesso atual. Geraldo começou como o “sobrinho que mexe com internet” e, depois, criou uma empresa de hospedagem de site e registro de domínio, nos anos 2000, em João Pessoa. Em paralelo, Geraldo começou a encarar as oportunidades na área de desenvolvimento, fez uma carteira de clientes norte-americanos, que o estimulou a se mudar para os EUA, em 2012. Com formação acadêmica em publicidade e autodidata em computação, define sua carreira como a busca por unir estes dois mundos: da criatividade de humanas com a inovação da engenharia de software.

O convidado também fala sobre a decisão de compartilhar o Moises com investidores, mesmo a plataforma se tornando sustentável e lucrativa, mais rápido do que outros exemplos de startups. A situações permitiu à Geraldo escolher bem os parceiros-investidores. O KickStarter, por exemplo, é um fundo formado por pessoas com as quais já possui um conhecimento pessoal e vai permitir um maior impulso ao Moises.

 

Os novos recursos vão ser direcionados para novos produtos – com margem de erro mais elástica – e em aquisições, que permitam à Moises escalar de forma mais rápida. O Moises é um recurso que permite possibilidade sem fim para músicos, cantores, engenheiros de som e para que outros profissionais explorem a criatividade. É o produto de um desenvolvedor – e também baterista – que na sua carreira une criatividade com inovação, como é o caso de Geraldo Ramos.

 

Na opinião do CEO da Moises, embora a inteligência artificial já tenha mostrado resultados incríveis, a tecnologia está numa fase em franco desenvolvimento, com mais e mais empresas focando em criações de soluções nessa área. Isso é a prova de que estamos no começo dessa indústria. E quando se trata de música, aí sim, Geraldo Ramos considera o momento embrionário. É a grande oportunidade do Moises, se tornar referência nessa interseção entre música e a tecnologia ao redor da IA, como deep learning e machine learning.

 

A IA não está restrita às possibilidades do universo da música. É viável em todas as manifestações criativas. Geraldo Ramos vê possibilidades em outras manifestações artísticas, como a literatura, as artes cênicas, pinturas e em outros campos. “Acho que IA vem abrindo uma série de portas, nesta colaboração entre homem-máquina e acho que no futuro as pessoas poderão ser mais criativa, por causa disso”. A ampliação da criatividade não se restringe a manifestações culturais. Os desenvolvedores devem – e podem – tirar uso dessas possibilidades. O GitHub, por exemplo, é a principal ferramenta de hospedagem de códigos e versionamento possui o projeto chamado Copilot, que funciona como uma espécie de assistente para desenvolvedores. Mostra sugestões e ideias enquanto o desenvolvedor escreve código. Geraldo Ramos fala da própria experiência e do impacto na sua produtividade com o uso desse recurso.

 

Aos empreendedores digitais com uma ideia na cabeça e nenhum capital nas mãos, Geraldo Ramos aconselha largar os preciosismos e lançar um produto com rapidez. Ele explica que é da natureza dos desenvolvedores querer lançar o produto da forma perfeita, mas que a chave é buscar um produto dinâmico, que possa evoluir com o tempo, como o conceito de MVP. Tentar criar algo rápido, que entregue valor e iniciar um processo de interação contínua, que que o produto vá se adaptando às necessidades dos usuários.