Publicado por Camilly Vairo
Publicado a 24 de março de 2022
No dia 15/03 foi celebrado o Dia do Consumidor e a Elife e a SA365, com dados extraídos da Buzzmonitor, fizeram um mapeamento do que se falou naquela semana sobre cupons. No período de 14 a 20/03, foram feitas 62.906 publicações de 35.610 usuários únicos mencionando o termo “cupom” ou “promoção”, sendo as lojas de e-commerce mais citadas a Americanas, Shopee e Amazon. Para a análise, foram consideradas menções no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube.
Criado em 2014, o Dia do Consumidor se tornou uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, junto com a Black Friday e o Natal. Através do monitoramento das menções à “promoção” OR “cupom” na plataforma Buzzmonitor, foi possível detectar os termos mais citados relacionados a eles.
Tops 20 termos mais citados mencionando “promoção” OR “cupom” – 14 a 20/03
Base: 37.286 publicações
A presença do termo “app” mostra como as compras mobile tiveram destaque no Dia do Consumidor e também a modalidade de pagamento via “pix”. Além da redução do preço dos produtos, presente em “desconto” e “oferta”, os consumidores também valorizaram muito as possibilidades com “frete” “grátis”. Entre os tops 20 termos mais citados, podemos ver a preferência dos usuários em comprar “livros” e os marketplaces “americanas”, “shopee” e “amazon” como as lojas mais citadas.
Para entender os comportamentos de compras relacionados aos cupons de cada um dos varejistas, analisamos em detalhe as aberturas abaixo:
Tops 20 termos mais citados mencionando “cupom” – 14 a 20/03
Base: 16.716 publicações
Ao isolarmos apenas as 16.716 publicações que citam cupom no período de 14 a 20/03, a varejista Americanas foi destaque, sendo mencionada em 12.25% deles. Outras lojas de e-commerce citadas foram a Shopee (12,2%), Amazon (7,7%) e o Submarino (5,9%).
Tops 20 termos mais citados mencionando “cupom” AND “americanas” – 14 a 20/03
Base: 2.042 publicações
O uso e compartilhamento de cupons foram os principais destaques entre os usuários das Americanas na semana do consumidor. Também houve grande destaque para associação de cupons para promoções exclusivas no app, estratégia que vem permeando quase todo o varejo digital, como mostram os termos “Appl100”, “Appl1221”.
Também neste sentido, as compras via app tiveram destaque nos posts relacionados à Americanas, sendo o termo App citado em 61,4% das publicações. A marca, aliás, incentiva esse meio para compras, através do mote “Vem para o app” em sua comunicação e de promoções e cupons exclusivos para a plataforma.
Quando falamos de itens comprados ou desejados, há destaque para “livro”.
A marca está ranqueada entre os 20 apps de e-commerce mais bem avaliados em 2021, segundo um estudo da Elife.
Se nas menções às Americanas os consumidores citaram ofertas em geral, no marketplace Shopee os consumidores estavam em busca de condições especiais para envio. Durante a semana que celebrou o Dia do Consumidor (14 a 20/03), 42,6% dos posts mencionaram “frete” e 41,1% “grátis”.
Tops 20 termos mais citados mencionando “cupom” AND “shopee” – 14 a 20/03
Base: 2.067 publicações
Para as promoções do Dia do Consumidor, a Shopee usou a estratégia de ofertas “Relâmpago” e por tempo “limitado”, além de produtos como o ticket baixo (valores como “1,99”). Entre os itens mais comprados ou desejados para a época, os consumidores citaram os “livros” em 40,10% dos posts e a categoria de “papelaria” em 27,5% dos posts.
Assim como as Americanas, a Amazon reforçou as compras pelo app, através de cupons exclusivos para este meio. O cupom “Appamazon15” foi o segundo termo mais citado sobre o e-commerce, perdendo apenas para o próprio nome da marca. Produtos de preço fixo também foram uma estratégia utilizada pelo marketplace, como podemos ver pelas menções à “1,99” e “9,95”.
Tops 20 termos mais citados mencionando “cupom” AND “amazon” – 14 a 20/03
Base: 1.290 publicações
O marketplace, que começou as suas operações vendendo apenas livros, não fugiu às suas origens no Dia do Consumidor. No período, 12,40% dos usuários citaram o “Kindle” e 8,1% os “Livros”. A palavra “amor” (10,1% das menções), também está relacionado ao tema, devido ao post dos títulos Amor & Gelato, O lado feio do amor e Amor(es) Verdadeiro(s).
Enquanto na Amazon os formatos de livros digitais foram os que tiveram mais destaque (através do Kindle), o buzz do Submarino está mais relacionado aos livros físicos. Como podemos perceber no termo “Box”.
Além dos descontos genéricos para a data (“Pravoce15” e “15noapp”), o e-commerce criou promoções específicas para fãs dos livros de fantasia “Fantasia15” e do premiado romance Outlander (“outlander20”). Os livros também foram mencionados em 23,7% dos posts sobre o Submarino e Cupons.
Tops 20 termos mais citados mencionando “cupom” AND “submarino” – 14 a 20/03
Base: 976 publicações
Na análise da origem dos usuários (do Twitter) que mencionaram “promoção” ou “cupom” na semana do Dia do Consumidor, Belo Horizonte, Brasília e Recife alcançaram o topo do ranking.
Tops 20 cidades que mais citaram “promoção” OR “cupom” (Twitter) – 14 a 20/03
Base: 62.906 publicações
Já quando agrupamos as top 20 cidades por região, o Nordeste fica em primeiro lugar, seguido do Sudeste e Sul.
Distribuição de menções à “promoção” OR “cupom” por região nas top 20 cidades
Twitter – Período 14 a 20/03
Nordeste: 28,2% das menções
Sudeste: 27,3% das menções
Sul: 17,5% das menções
Norte: 15,6% das menções
Centro-Oeste: 11,5% das menções
Na distribuição de gênero dos usuários, o feminino foi o que mais citou “promoção” OR “cupom” nas redes sociais. Para essa análise, foram considerados os posts do Twitter, Facebook, Instagram e YouTube no período de 14 a 20/03.
Base: 37.286 publicações
No Twitter, foi possível descobrir mais insights a partir do mapeamento das hashtags relacionadas à “promoção” e “cupom” na semana do Dia do Consumidor.
Tops 20 hashtags nos posts que citaram “promoção” OR “cupom” (Twitter) – 14 a 20/03
Base: 62.906 publicações
As hashtags serviram para divulgar itens promocionados na semana do Dia do Consumidor, como foi o caso da #promohqsparty (referente à promoção de HQ’s), #informatica, #moda e #livros. A categoria de livros ainda foi citada na #bookstan, um termo que se refere aos fãs de uma saga ou autor específico.
Na análise apenas dos posts que mencionam “cupom”, pode-se perceber a tendência de aproveitar a data não só para a compra de produtos, mas também para a contratação de serviços de streaming. Na lista das hashtags mais citadas temos os serviços de filmes e séries #amazonprime.
Outro destaque foram as promoções relacionadas às ativações de marcas na TV, como no caso de #americanasnobbb e #mequinobbb. No ranking do destaques, há ainda a hashtag #publi. Ela faz referência à parceria com influenciadores para divulgarem os cupons para o Dia do Consumidor.
Tops 20 hashtags nos posts que citaram “cupom” (Twitter) – 14 a 20/03
Base: 26.667 publicações
Ao ampliar mais a visão para todas as marcas citadas pelos consumidores, podemos ver (em ordem de volume): Shope (#shopee153 e #shopee), Americanas (#americanasnobbb), Amazon (#amazon e #amazonprime), Kabum (#kabum), Magazine Luiza (#temcupomnomagalu, #magazineluiza e #magalu) e McDonald’s (#mequinobbb22).
Na semana que marcou o Dia do Consumidor, 14 a 20/03, o termo promoção foi mencionado em 75.874 posts entre noticiosos e influenciadores e tivemos 66.268 menções a cupom.
Pela curva do volume de menções, é possível perceber como as menções à “promoção” estiveram espalhadas durante toda a semana. Já a estratégia do “cupom” se concentrou mais no dia 15/03, data em que é comemorada o Dia do Consumidor.
Menções a “promoção” – 14 a 20/03
Base: 75.874 publicações
Menções a “cupom” – 14 a 20/03
Base: 66.268 publicações
Para ampliar o impacto das ações, as marcas apostaram em influenciadores para divulgarem seus cupons. No ranking dos top 3 posts do Instagram sobre cupons temos: Gabi Brant divulgando o cupom da Baw Clothing, o perfil de humor Gina Indelicada fazendo uma publi da Shopee e a influencer Rica de Marre divulgando os sapatos da Bebecê.
No Dia do Consumidor, os cupons foram grandes aliados dos varejistas para criar senso de urgência em relação às suas promoções. O que foi possível notar pelo pico de menções ao termo em 15/03 e também em associações do termo às palavras “limitado” e “relâmpago”. Em uma era onde os consumidores buscam por ofertas personalizadas, os cupons também estão permitindo às marcas se relacionarem com segmentos específicos, como por exemplo os fãs de determinado título literário ou mesmo seguidores de dado influenciador. Além do viés do relacionamento, a estratégia é muito eficiente para medir a aceitação do público sobre cada um dos produtos ou serviços.