Publicado por Camilly Vairo
Publicado a 1 de abril de 2022
Dos dias 25 a 27/03 aconteceu o Festival Lollapalooza e um estudo da Elife em parceria com a SA365 revelou que 18,7% das imagens compartilhadas com a hashtag do festival mostraram marcas patrocinadoras.
Utilizando a metodologia Buzzmonitor Brand Logo Detection – que utiliza inteligência artificial para identificar marcas, pessoas, objetos, animais e outros elementos em fotos e vídeos – foram analisadas 28.327 mil publicações feitas pelo Instagram com as hashtags do Lollapalooza. Seis das dez marcas que mais apareceram nas fotos foram patrocinadores oficiais do evento.
Veja o share das marcas que tiveram destaque nas imagem:
Quando observamos as marcas mais fotografadas, perceberemos que aquelas que souberam se inserir em lugares estratégicos espalhados pelo festival garantiram um share of image maior. A principal estratégia foi atrelar os logotipos a painéis artísticos, banners e murais que serviram como cenário de fundo para as fotos.
Não foram apenas marcas que se destacaram nas imagens. O evento parece ter seguido um dresscode cheio de tendências de moda, onde alguns elementos eram quase que obrigatórios. Óculos – em suas diversas formas, corretivos ou escuros -, chapéus e camisetas regatas para os homens. Já as mulheres optaram mais por shorts curtos e calçados impactantes. Usando inteligência artificial foi possível identificar estes elementos nas fotos
O Lollapalooza 2022 foi marcado com muita alegria e felicidade por se tratar do primeiro grande evento internacional realizado no Brasil após dois anos de Pandemia.
Fotos com fundos artísticos, principalmente num cenário cheio de desenhos voltados ao grafite que promovem o evento e as marcas patrocinadoras, são como um comprovante de comparecimento. Os internautas querem mostrar na sua rede que estiveram em lugares legais. Criar uma estrutura visualmente interessante e que favoreça o check in e a publicação nestes espaços pode ser um importante aliado de sua marca. Foi a estratégia adotada pelas marcas que se destacaram com maior share of image nesta edição do festival;
Brindes como os copos distribuídos pela Budweiser e as shoulder bags da Adidas se tornaram hits nas imagens. O mesmo aconteceu com grandes exposições das marcas, como os stands da Coca-Cola, posters e grafites colocados em murais e a montagem de estruturas chamativas como a do McDonald’s. Essas são excelentes oportunidades de promover as marcas para virarem mídia nas imagens dos frequentadores do evento.